como dar banho em cachorro com dermatite 3
As alterações de pele representam um dos problemas mais comuns nos consultórios veterinários. Geralmente, os shampoos terapêuticos são muito utilizados nos tratamentos. Assim, saber como dar banho em cachorro com dermatite é importante para livrar o pet desse problema.
O banho em cachorro com dermatite é um dos possíveis tratamentos para as doenças dermatológicas. Como a pele do pet fica mais sensível, é preciso ter uma atenção a mais na hora de escolher o shampoo, saber o tempo de ação do produto e os cuidados durante e após o banho. Confira como fazer isso, a seguir.
A dermatite canina é uma inflamação ou infecção na pele ocasionada por diferentes fatores, como bactérias, fungos ou alergias. Eles deixam a superfície cutânea avermelhada, com descamação e coceira. Eventualmente, os pelos podem cair e deixar falhas na pelagem. Também pode haver secreção, deixando a pele úmida.
No geral, todas as doenças de pele levam à inflamação. Isso significa que “dermatite” é um nome genérico de uma condição dermatológica. Independente da causa, é necessário investigar o que pode estar provocando o quadro de dermatite em cão.
Como tratar dermatite em cachorro? Para falar sobre como tratar, é necessário ter algum conhecimento sobre banhos terapêuticos. Neles, são aplicados medicamentos ou shampoos terapêuticos na pele do pet durante o processo.
Na maioria das vezes, são utilizados sabonete, condicionador, loção ou shampoo para dar banho em cachorro com dermatite. É importante respeitar o período de ação e o modo de aplicação conforme a instrução do fabricante e do médico-veterinário.
Esses produtos não são convencionais, como outros sabonetes ou shampoos para o banho do dia a dia. Eles tiram a sujeira da pele e do pelo do cachorro, mas também contêm antissépticos, antifúngicos, hidratantes, vitaminas e outras substâncias para tratar a dermatite.
Além disso, o banho terapêutico em animais também segue orientações específicas sobre temperatura da água e do secador — se puder ser utilizado —, aplicação ou não de perfumes, entre outras recomendações. Afinal, a pele do pet precisa de muita atenção durante o tratamento.
Os banhos terapêuticos são importantes para o tratamento da dermatite em cachorro. As ações calmantes atuam de forma muito abrangente na pele, regulando as funções das glândulas, do pelo e da pele, refazendo as barreiras, repondo água e gordura, controlando infecções e descamação.
Mas é preciso ressaltar que a pele do pet com dermatite está mais frágil e sensível. Nesse caso, é importante tomar cuidado para não machucá-lo ainda mais. Então, evite utilizar materiais grossos para esfregar e use somente a ponta dos dedos, nunca as unhas.
Lembre-se: é importante seguir a prescrição do médico-veterinário em todo o processo. Além disso, como a pele está muito sensível, observe a evolução da após o tratamento e mantenha o acompanhamento com o profissional, a fim de reavaliar o protocolo, se necessário.
É importante avaliar se após o banho a pele apresenta alguma alteração, por estar mais sensível. Há a possibilidade do pet não aceitar bem o shampoo, mesmo que ele seja específico para dermatites canina. Se isso ocorrer, retire o produto com bastante água e comunique ao veterinário.
Aprender como dar banho em cachorro com dermatite tem suas particularidades. O primeiro passo é saber qual produto usar. Para isso, é preciso consultar o médico-veterinário. Não esqueça que existem muitas causas da doença e muitos produtos, cada qual destinado a um problema de pele. Portanto, o diagnóstico correto é imprescindível.
A primeira dica de como dar banho em cachorro com dermatite é separar todo o material antes de levar o pet ao local do banho. Pegue shampoo, condicionador, escova, toalha, secador, produtos para limpeza dos olhos e ouvidos, prescritos pelo profissional. Caso o banho seja realizado no Banho & Tosa da Petz, é necessário levar somente os produtos recomendados pelo veterinário.
Antes do banho com água, escove os pelos do cachorro para retirar os fios mortos e desembaraçar os nós — sem puxar, para não machucar ainda mais a pele. Limpe os olhos com o algodão embebido na loção de limpeza específica. Use um item para cada olho e ao redor do focinho.
Agora, é hora das orelhas. Umedeça o algodão com a loção de limpeza específica, envolva seu dedo com ele e passe suavemente nas orelhas e nas dobras do ouvido. Não precisa se aprofundar muito, pois isso pode empurrar a cera para dentro do canal.
Utilize sempre produtos veterinários e siga as recomendações do fabricante e do médico-veterinário. Após, coloque um pedaço de algodão hidrofóbico em cada orelha para proteger as estruturas internas e já pode molhar o pet.
Se o pet já estiver acostumado a tomar banho, molhe-o com água morna, como de costume. Caso contrário, comece molhando os pés e vá subindo bem devagar. Passe o shampoo por todo o corpo do cachorro e massageie bem, gentilmente, para produzir uma leve espuma. É preciso ter muito cuidado com os olhos e a boca, evitando qualquer acidente com o shampoo.
Esse shampoo atua por tempo de contato, então deve agir no período indicado pelo veterinário. Para distrair o pet enquanto o tempo passa, continue massageando-o ou faça pequenas brincadeiras. Depois, enxágue-o bem.
Passe o condicionador e deixe agindo pelo tempo indicado. Então, retire todo o excesso do produto com bastante água. Retire todo o algodão das orelhas e as limpe. Depois, é a hora da secagem. Use um secador em temperatura amena ou uma toalha. Se necessário, escove suavemente o pelame.
Agora você já sabe como dar banho em cachorro com dermatite. Basta seguir as orientações do médico-veterinário e as dicas deste conteúdo. Aproveite para agendar o Banho & Tosa em uma das unidades da Petz. O serviço disponibiliza banhos terapêuticos, que utilizam os produtos recomendados para o seu pet..
A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…
Um cachorro com olho vermelho provoca muitas dúvidas. Vale ressaltar que o quadro é comum…
O tumor em cachorro é um tema delicado. Por ser um problema comum em praticamente…
Um cachorro com muita remela pode não indicar nenhum problema, sendo algo normal e cotidiano.…
Os responsáveis sempre ficam preocupados quando surge algo de diferente no corpo do animal de…
O avanço da medicina veterinária, aliada às mudanças nos cuidados, trouxeram um fato inédito no…