como dar comprimido para caes
Ao ver a prescrição de um medicamento para o pet, vários responsáveis ficam ansiosos. Afinal, não é raro animais que recusam a medicação, seja cuspindo o produto ou mordendo o humano. Por isso, muitos pesquisam como dar comprimido para cachorro com facilidade. Para saber mais sobre o tema, continue lendo para descobrir!
Talvez você já tenha notado que, enquanto alguns cães permitem que os responsáveis abram a boca deles, outros reagem de forma mais adversa a essa tentativa.
Em geral, isso acontece porque algumas pessoas acabam habituando o animal a ter a área manipulada — seja de forma intencional ou não. Como resultado, situações cruciais, como dar comprimido para cachorro, se tornam mais fáceis.
Isso ocorre quando o responsável escova os dentes do cão desde que ele é jovem, ou quando abre a boca do animal com frequência para verificar se há alguma alteração. Quando realizadas com cuidado e afeto, essas ações ajudam o pet a compreender que o tutor pode mexer na boca dele.
Exercitar essa prática facilita bastante na hora de dar comprimido para cachorro. Portanto, se o cão ainda é jovem, comece a habituá-lo a esse manuseio desde já. Dessa forma, você estará preparado caso ele precise tomar medicações por via oral.
Se o cão permite que a boca seja aberta, basta colocar o comprimido para cachorro no fundo da língua. Depois, feche a boca do animal por alguns segundos e massageie o pescoço para estimular a deglutição.
Uma das dicas para dar comprimido para cachorro é oferecer água ou algum petisco para facilitar a passagem pelo tubo digestório. No entanto, se o cão resiste em abrir a boca nesses momentos, tente seguir as orientações abaixo.
É essencial observar que esse método de como dar comprimido para cachorro é sugerido apenas para animais que não costumam exibir comportamentos agressivos.
No caso de pets temperamentais, o ideal é procurar remédios saborosos ou outras formas de administração. Você pode perguntar ao médico-veterinário a melhor forma de oferecer o comprido, levando em conta as especificidades do cachorro.
Para saber como dar comprimido ao cão, é preciso entender que existem remédios saborosos feitos para serem ingeridos pelo animal como se fossem petiscos. Muitas vezes, eles contêm aromatizantes atraentes e podem ser encontrados em diferentes tamanhos.
No entanto, dependendo do tratamento em questão, nem sempre eles estão disponíveis. Nesses casos, é possível disfarçar o medicamento. Tente misturar o remédio à ração úmida ou à comida pastosa, ou envolvê-lo em outro alimento que o animal goste.
Existem também produtos do tipo “disfarça comprimido”, que são petiscos saborosos que já vem com um orifício para colocar a pílula. É possível encontrá-los nas lojas Petz. Porém, antes de oferecer qualquer alimento, petisco ou porta-comprimidos, é preciso consultar o médico-veterinário, que irá avaliar se o pet está apto a utilizar o item.
Observe, contudo, que esses métodos raramente funcionam quando é necessário administrar o remédio por muitos dias consecutivos. Isso porque o cão começa a desconfiar e até rejeitar o alimento. Se isso ocorrer, tente usar uma comida diferente.
Se você já pensou “não consigo dar comprimido para meu cachorro”, já deve ter cogitado amassar ou abrir o remédio para misturá-lo na comida do cachorro. No entanto, é melhor não fazer isso, a menos que haja recomendação do fabricante ou do médico-veterinário.
Especialmente no caso de comprimidos encapados, eles são fabricados dessa forma para garantir a absorção das substâncias em um prazo determinado. Ao abrir ou amassar um comprimido, o responsável altera essa característica. Como resultado, o remédio pode acabar perdendo a eficácia.
Isso também se aplica quando o animal cospe o comprimido várias vezes e ele começa a se dissolver devido ao contato com a saliva. Quando isso ocorre, o ideal é descartar o remédio dissolvido e oferecer um novo.
Gostou de aprender como facilitar a administração de medicamentos? Continue acompanhando o blog da Petz para ver mais dicas de como dar comprimido para cachorro e garantir o bem-estar do pet!
Entender qual a melhor ração para cachorro costuma ser um desafio para muitos responsáveis. Afinal,…
Quando um gato para de urinar ou demonstra dificuldade para realizar as necessidades fisiológicas é…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quem tem filhotes de pets em casa costuma ter…
O ato de limpar a pata de cachorro é fundamental para impedir que a sujeira…
Não é novidade que muitos felinos não gostam de tomar banho com água, o que…
Além do comportamento e da sociabilidade, a anatomia dos felinos gera curiosidade entre os responsáveis,…