Saúde e Cuidados

Como dar comprimido para gato? Aprenda a ajudar seu pet

Ninguém gosta de ver alguém querido doente, não é? E, no caso dos pets, há ainda outra dificuldade: administrar remédios. Por isso, é comum procurar informações para saber como dar comprimido para gato da melhor maneira. Consultamos uma veterinária que tirou essas e outras dúvidas. Confira, a seguir.

É difícil dar remédio para gatos?

Se você tem um felino em casa e precisa administrar alguma medicação, deve estar se perguntando se essa será uma tarefa fácil e como irá efetuá-la com sucesso.

A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que os tutores de gatos devem, de fato, se preparar para esse momento. “Felinos, de maneira geral, são conhecidos por serem difíceis para aceitar medicamentos”, comenta.

E o problema não é só a rejeição ao produto. Alguns pets podem se tornar agressivos, mordendo e arranhando um responsável desavisado.

Isso é ainda mais perigoso quando o animal já tem um histórico de agressividade. Por isso, é preciso se preparar e entender também como dar comprimido para o gato bravo. Por sorte, com algumas dicas estratégicas, isso é possível.

Misturando o comprimido na ração

Não se preocupe: muitos tutores também temem um pet bravo e se perguntam como dar comprimido para um gato da melhor maneira. Uma das táticas mais populares é misturar o remédio na ração.

Mas será que isso também funciona com felinos? A especialista avisa que essa tarefa é mais complexa. “É muito raro um gato ingerir remédio junto com a ração”, afirma. Ela explica que a espécie é extremamente exigente com sua alimentação, fazendo com que eles observem qualquer mudança na comida.

Entretanto, existem alguns recursos que podem ser mais eficazes. “Se o tutor misturar em ração úmida, terá uma chance maior de sucesso”, comenta a especialista. É possível amassar o comprimido para gato e misturar na ração, caso o veterinário permita.

Mesmo assim, não espere milagres. Muitos gatos conseguem identificar o remédio e passam longe até mesmo de sua ração favorita. A profissional explica que esse comportamento é uma forma instintiva deles se protegerem na hora da alimentação.

Cuidados ao misturar o comprimido

É comum encontrarmos recomendações que indicam dissolver o remédio em outros tipos de alimentos, que podem chamar mais atenção do animal. Porém, especialistas reforçam: nunca ofereça um ingrediente não destinado a pets sem orientação médica. “Não é recomendado oferecer alimentos humanos, como linguiça, leite ou chocolate”, diz a Dra. Cássia.

A veterinária ainda explica que esse esforço provavelmente seria em vão. “Há grandes chances do pet não engolir o remédio”, afirma. Assim, tentar “enganar” o pet com outro tipo de comida não é a melhor ideia entre as opções para quem busca como dar comprimido para o gato e ainda pode ter efeitos adversos, como uma intoxicação

Outro ponto importante é sempre confirmar com o veterinário se a medicação pode ser dissolvida na ração. Afinal, há o risco de que a dose correta não seja ingerida ou, ainda, há casos em que a prática pode afetar a eficácia da medicação e atrapalhar todo o tratamento da doença. Por isso, conte com a orientação do profissional.

Disfarça Comprimido para Gatos pode ajudar na missão

Apesar de todo conhecimento, sabemos que oferecer remédios para felinos não é tão fácil. Pensando nisso, a Happy lançou o Disfarça Comprimido para Gatos. É uma maneira prática e segura de dar o remédio, sem correr o risco do comprimido quebrar ou dissolver.

Também evita que o tutor escolha alimentos diferentes, como frutas, que podem não ser indicados em grandes quantidades. O produto é um petisco moldável, com orifício para envolver o comprimido.

É macio, saboroso e disfarça o cheiro da medicação, tornando a administração do comprimido uma experiência palatável. Também não contém corantes artificiais, sendo uma opção saudável para o pet.

Você encontra o Disfarça Comprimido da Happy, tanto para gatos quanto para cachorros, no site da Petz.

A maneira mais segura de dar comprimido para gato

Afinal, como dar comprimido para gato? A especialista explica que a melhor maneira de ter certeza de que seu animal vai ingerir o remédio corretamente é colocando-o em sua boca.

Apesar de alguns gatos distribuírem patadas e mordidas na hora de ingerir seu remédio, há algumas dicas que podem facilitar. Confira, abaixo.

  • Aja com naturalidade e calma: se o gato se sentir nervoso ou ameaçado, ficará ainda mais agressivo;
  • Abra a boca com cuidado: quando o pet sentir que você pretende abrir sua boca, pode começar a se debater. Uma leve pressão na base do maxilar vai ajudar o processo;
  • Aja rapidamente: coloque o comprimido o mais fundo que conseguir. Nesse momento, o pet provavelmente começará a se debater;
  • Após introduzir o comprimido, segure a boca fechada por algum tempo: o felino tentará cuspir o remédio;
  • Massageie a garganta: isso irá estimular que o pet faça o movimento de engolir;
  • Fique de olho no animal: muitos gatos cospem o remédio quando veem que seu tutor se distraiu;
  • Peça ajuda: caso seja necessário, alguém pode segurar as patas do gato enquanto você mantém a boca dele fechada;
  • Corte as unhas: alguns dias antes de iniciar o processo, uma boa ideia é aparar as unhas do felino;
  • Considere utilizar um aplicador: em lojas bem equipadas como a Petz, é possível encontrar um aplicador de comprimido para gatos.

Com essas dicas, você terá mais facilidades na hora de dar remédio para gato.

Para mais dicas de como dar comprimido para gato e outros assuntos, acesse o blog da Petz e confira nossos conteúdos.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Por que meu cachorro está constipado? E com diarreia? Entenda as condições gastrointestinais

Quem convive com pets sabe como é comum surgir aquela dúvida: “por que meu cachorro…

23 horas ago

Saiba como plantar cravo-da-índia de maneira fácil e prática

Para quem deseja cultivar suas próprias especiarias em casa, aprender como plantar cravo-da-índia é um…

2 dias ago

Checklist da saúde pet: 5 passos para começar o ano do jeito certo

Começar o ano com a saúde do seu pet organizada é uma das melhores decisões…

3 dias ago

Gatos e bebês: como manter uma convivência harmoniosa?

Os gatos e bebês podem compartilhar o mesmo espaço de forma harmoniosa, enriquecendo a vida…

4 dias ago

Calor e pets: sinais de alerta e como evitar que evolua para insolação

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Nos dias quentes, os pets têm muito mais dificuldade…

5 dias ago

Gato com respiração ofegante: quando se preocupar?

Dependendo do momento, um cachorro arfando e com a língua de fora é normal e…

6 dias ago