Como fazer muda de babosa: confira 3 maneiras

A babosa, ou aloe vera, como também é conhecida, tem propriedades medicinais e esconde vários segredos de beleza. Ter essa planta em casa pode ser útil em muitas situações, mas poucas pessoas sabem como fazer muda de babosa.

A babosa é uma ótima escolha para aqueles que desejam ter uma planta para decorar a casa ou o escritório, pois é uma espécie mais rústica que, ao mesmo tempo, requer poucos cuidados, uma vez que é bastante resistente. Para aproveitar seus benefícios, veja como cuidar e fazer muda de babosa.

A babosa

A babosa é uma espécie de suculenta pertencente à família das Liliáceas. Existem mais de 300 espécies, mas a aloe vera é a mais conhecida. Típica de clima quente e mais seco, possui folhas que podem chegar a 50 cm, bem carnudas e repletas de líquido viscoso (óleo da babosa).

A babosa tem origem na África e no Oriente Médio. Sempre foi utilizada com fins terapêuticos e estéticos, até mesmo antes de Cristo. Portanto, cultivar aloe vera é uma prática milenar e traz muitos benefícios.

Propriedades e benefícios da babosa

A babosa é rica em nutrientes, principalmente vitaminas B1, B2, B6, B12, A, E e C. Além disso, possui minerais como cálcio, ferro, selênio, magnésio, zinco e ácidos graxos.

Por ter tantos nutrientes, é interessante contar com uma muda de babosa, esperar ela crescer e usar o gel de suas folhas para hidratar e fortalecer o cabelo, assim como hidratar e rejuvenescer a pele. A babosa também tem poder cicatrizante, anti-inflamatório e antimicrobiano.

Como fazer muda de babosa

O processo de como fazer muda de babosa é bem simples e não exige muito esforço. Em poucos minutos, você terá as mudinhas para aumentar a sua coleção de plantas. Antes, porém, separe uma planta adulta, ou planta-mãe, para poder procriar. Veja como é prático com um dos métodos a seguir.

Fazer muda de babosa com o broto

É possível fazer muda de aloe vera com o broto de uma planta-mãe. Separe um vaso com boa drenagem, adicione terra fértil e faça um buraco no substrato. Retire toda a planta adulta do vaso para encontrar o broto.

Com delicadeza, separe o broto com as mãos ou uma tesoura de jardinagem e plante no vaso preparado. Cubra com terra e faça a primeira rega. Devolva a planta mãe no vaso de origem e pronto! Essa é a maneira clássica de como fazer muda de babosa.

Fazer muda de babosa com a folha

A técnica de como fazer muda de babosa através da folha se inicia escolhendo uma folha da planta mãe que seja saudável e tenha pelo menos 7 cm de comprimento. Puxe delicadamente a base da folha para que se desprenda do caule.

Separe um vaso fundo, com boa drenagem e substrato, e faça furos. Espete a folha no substrato. Nesse método de multiplicação, a muda não deve ser regada na primeira semana, já que a folha contém bastante água.

Fazer muda de babosa com folhas picadas

Uma técnica de como fazer muda de babosa semelhante à anterior é picar as folhas. Todo o processo será igual. Com uma tesoura, corte a folha em pedaços de 3 cm. Faça vários buracos no substrato e plante as folhas sem cobrir totalmente. Assim como quando se usa a folha inteira, não é necessário regar na primeira semana.

Como cuidar da muda de babosa

Agora que você já sabe como fazer muda de babosa, chegou a hora de cuidar da plantinha para que ela realmente cresça forte e saudável. Tudo se inicia na escolha do vaso. Como a babosa tem raízes longas, é melhor sempre usar um vaso profundo ou, posteriormente, transplantar para outro vaso, conforme a planta cresce.

A babosa cresce bastante, então, escolha um local adequado para deixá-la, que deve ser quente e receber luz solar. É uma planta resistente e oriunda de locais mais secos, que não gosta de ficar muito tempo na sombra e no frio.

A rega pode ser feita semanalmente ou conforme a necessidade. A aloe vera não gosta de solo encharcado, o que também pode apodrecer as raízes. Sempre verifique com o dedo se o substrato está seco e se realmente há necessidade de regar.

A babosa é venenosa?

A babosa não é considerada venenosa, embora possa causar irritação gastrointestinal se consumida. Por isso, é preciso ter cuidado com crianças e animais, que podem ingerir a planta acidentalmente. Embora existam algumas dicas para consumir chá de babosa, é melhor evitar.

A parte externa da folha pode causar alergias e irritação na pele e couro cabeludo. A parte da planta que deve ser utilizada para fins estéticos e medicinais é o gel. Tomando esse cuidado a planta é segura, mas em caso de qualquer alteração procure assistência médica.

A aloe vera é ótima para cultivo. Sabendo como fazer muda de babosa, só falta separar os materiais para multiplicar essa verdinha que faz tão bem a saúde! Acesse agora mesmo o site da Petz e confira tudo que temos para iniciar seu cultivo!

Felipe

Recent Posts

Saiba como tirar cheiro de urina do sofá

Quem tem cachorro em casa sabe que uma das coisas mais difíceis é ensinar o…

5 horas ago

Sinais de apaziguamento: o que são e como lidar com eles?

Cães e gatos utilizam a comunicação não verbal para expressar suas emoções e intenções. Os…

1 dia ago

Fevereiro Roxo: 6 passos para manter a saúde do pet idoso

O envelhecimento traz mudanças importantes na rotina e na saúde dos pets. O Fevereiro Roxo,…

2 dias ago

Asfalto quente: como proteger as patas do seu cão na hora do passeio?

O verão é o convite ideal para sair e viver do lado de fora. Quando…

3 dias ago

Saiba como escolher um plano de saúde para cachorro

A verdade é que tutor nenhum gosta de pensar que acidentes ou doenças podem ocorrer…

4 dias ago

Animais carnívoros: saiba quais são e suas curiosidades

Com a domesticação, muitas pessoas se perguntam quais são os animais carnívoros. Eles são descritos…

5 dias ago