Categories: Plantas

Saiba como fazer muda de jabuticaba para ter frutas deliciosas em casa

A jabuticabeira tem frutas famosas, mas a árvore por si só também é muito conhecida. A floração ocorre pelo tronco e nos galhos, precedendo o nascimento de bolinhas arroxeadas, quase pretas, que se transformam nas frutas. Para ter uma árvore de visual único, continue lendo e aprenda como fazer muda de jabuticaba.

Reconheça uma jabuticabeira

Se você vir uma árvore de caule liso e castanho-claro, com pequenas frutas ou flores brancas, de até 10 m de altura, pode estar diante de uma jabuticabeira. A identificação da planta é importante para aprender como fazer muda de jabuticaba.

Existem vários tipos de jabuticabeira que você pode cultivar em casa, sendo as mais comuns a sabará e a híbrida. As árvores que dão frutos nos caules são chamadas de caulifloras.

Diferenças entre as jabuticabeiras

A espécie sabará é uma árvore grande que pode atingir de 7 m a 10 m de altura. Com copa densa, ela produz muitos frutos, de três a quatro vezes no ano, nos meses mais quentes. Você pode ter uma muda de jabuticaba sabará se tiver espaço suficiente para o plantio.

Já a planta híbrida é uma mistura de espécies. Por isso, é mais resistente às pragas. Esse pé de jabuticaba pequeno atinge cerca de 3 m de altura. Chamada carinhosamente de descabelada pelos cultivadores, ela precisa de podas constantes para se manter saudável.

Você pode escolher uma muda de jabuticaba híbrida caso não tenha muito espaço em casa. Outro ponto a favor dessa mistura de espécies é que ela produz frutos precocemente durante o ano todo.

Propagando a jabuticabeira

Enfim, como fazer muda de jabuticaba? Essa planta pode ser propagada de muitas formas. Saiba que todas elas são fáceis de fazer e têm uma grande taxa de sucesso. Confira mais informações, a seguir.

Plantando a jabuticabeira por meio de sementes

Você comprou jabuticabas recentemente? Então, aproveite e separe as sementes para fazer a muda da sua futura jabuticabeira. O primeiro passo de como fazer muda de jabuticaba dessa forma é lavá-las muito bem para retirar toda a polpa.

Depois, coloque-as em um papel-toalha e deixe secar por um dia. Transfira-as para um recipiente com húmus de minhoca misturado com vermiculita e enterre as sementes com mais ou menos 1 cm de profundidade.

Borrife água diariamente e, em torno de 30 dias depois, a muda começará a germinar. Mas saiba que essa é uma das árvores frutíferas que mais demoram para dar frutos: o processo leva cerca de 10 a 20 anos.

Fazendo mudas por alporquia

A alporquia é o método de propagação mais indicado para a jabuticaba. Ele gera um “clone” de uma jabuticabeira, produzindo frutos de forma mais rápida. Em uma árvore adulta e saudável, escolha um galho com o diâmetro aproximado ao de um lápis. Então, corte um anel da casca, expondo a parte interna.

Envolva o anel com musgo e borrife água até que ele fique bem úmido. Embale o anel com um plástico transparente e mantenha esse sistema sempre úmido.

Em torno de 60 a 90 dias depois, você verá pequenas raízes no interior do plástico. É hora de cortar o galho, retirando a embalagem com cuidado para manter o substrato.

Corte o galho para ter no máximo 15 cm acima do anel. Retire todas as folhas e enterre-o em uma garrafa pet com o substrato. Em mais 60 a 90 dias, os novos brotos vão aparecer, sinalizando que a muda pegou.

Como cuidar da jabuticabeira

Uma vez que você já transplantou as mudas para o local definitivo, é hora de cuidar delas com atenção. Assim, a planta retribuirá com muitas frutas e refrescará sua casa.

A jabuticabeira gosta de água. Assim, pode ser regada todos os dias se a sua região estiver quente. Ela também gosta muito do sol e deve receber em torno de seis horas de luz solar diariamente.

Adube-a todo mês se quiser ter frutos abundantes. O ideal é colocar 1 L de húmus de minhoca com três colheres de sopa de farinha de ossos em uma árvore média, ou usar um adubo comercial já pronto e exclusivo para jabuticabeiras.

O tema sobre como fazer muda de jabuticaba é repleto de dicas. Acompanhe o blog da Petz para aprender mais recomendações como essas e tenha o jardim de seus sonhos, com muitas plantas, flores e árvores frutíferas.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Quando seu pet para de andar: o papel da eletroterapia na recuperação

Muitos responsáveis sabem o medo e o desespero que é quando seu pet para de…

17 horas ago

Fisioterapia para gatos idosos: entenda como funciona a técnica

Com o passar dos anos, os gatos podem mostrar os sinais da idade. Pulos hesitantes,…

2 dias ago

3 doenças crônicas comuns em cães e gatos — e como a fisiatria pode ajudar

As doenças crônicas em cães e gatos são mais frequentes do que se imagina e…

2 dias ago

Cuidado: carrapato de cachorro pega em humano

Sim, o carrapato de cachorro pega em humano. Ao picar uma pessoa, o parasita pode…

3 dias ago

Estudando o inimigo: qual a diferença entre pulgas e carrapatos?

É muito importante falar sobre a diferença entre pulgas e carrapatos. Afinal, saber identificá-los é…

3 dias ago

Veja como alimentar um gato recém-nascido

A alimentação de filhotes felinos é um processo importante para o seu pleno desenvolvimento. Assim,…

4 dias ago