Você sabe como fazer o gato se acostumar com um novo lar? Os felinos costumam sofrer com mudanças e podem apresentar sinais de estresse consideráveis durante o processo.
Por isso, a adaptação do gato ao novo lar deve ser feita de forma tranquila, com técnicas eficazes. Dessa forma, a mudança será bem-vinda e o felino não terá nenhum problema com a nova casa.
Ter dúvidas sobre como fazer a adaptação de gatos em um novo lar é muito comum entre os responsáveis. Afinal, os felinos têm uma fama de territorialistas com resistência à mudanças. Porém, será que isso é verdade?
A Drª Camila Garcia, médica-veterinária da Petz, explica que a história nem sempre é assim. Segundo a profissional, tudo vai depender de dois fatores: a idade e a personalidade do pet. Por exemplo, a adaptação do gato filhote ao novo lar é mais fácil, e alguns podem gostar da casa nova logo de cara.
Porém, em geral, os felinos têm mais dificuldade para se adaptar do que outros pets. O motivo para isso é simples: “Os gatos são animais de rotina e não gostam de mudanças. Assim, de uma maneira geral, eles estranham a mudança e podem demorar semanas para se adaptar em um novo ambiente”, explica a veterinária.
Por isso, se houver dificuldades na adaptação de gatos em uma casa nova, não se preocupe. Isso é perfeitamente normal. Mas não deixe de consultar o médico-veterinário, que poderá dar ainda mais dicas para facilitar o processo, levando em consideração as especificidades do seu pet.
Você se mudou recentemente e está se perguntando como fazer o gato se acostumar com o novo lar? Primeiro, observe se o animal, de fato, precisa de ajuda.
Conforme a Drª Camila explica, nem todo gato tem problemas para se ajustar à nova casa. No entanto, pets com dificuldades logo demonstram alguns sinais, como:
A veterinária afirma que os sinais acima são os mais comuns. Entretanto, o felino pode reagir de forma distinta, dependendo da personalidade. No caso da adaptação de gatos recém-adotados, o comportamento também pode se alterar.
“Nesses casos, eles também podem demonstrar agressividade”, explica a Drª Camila. Como o gato está assustado e inseguro, em um ambiente que não reconhece, entende que precisa se defender de possíveis ataques.
Para entender como fazer o gato se acostumar com um novo lar, é necessário compreender o porquê do comportamento do animal. Dessa forma, é possível agir na raiz do problema, criando soluções rápidas e eficazes. As dicas abaixo são baseadas no estilo de vida dos felinos para criar um ambiente mais agradável.
Ao mudar de casa, é normal querer novos móveis e objetos de decoração. Entretanto, o melhor é manter ao máximo os objetos antigos do gato. “Essa medida ajuda bastante, pois assim se mantém o mesmo odor nos acessórios”, afirma a Drª Camila.
Gatos são animais com um olfato poderoso. Para eles, ter um pouco do cheiro da casa antiga é muito importante. “É como um pedaço de seu velho lar, mas no local novo”, complementa a veterinária. Por isso, o comedouro, o bebedouro, a cama e o arranhador devem se manter durante a mudança, se possível.
Outro ponto importante de como fazer o gato se acostumar com o novo lar é investir no enriquecimento ambiental. Essa prática, muito recomendada por profissionais, consiste em deixar sua casa ainda mais agradável para o animal.
Para isso, é necessário explorar seus instintos naturais. “O gato é um caçador e um pet extremamente ativo, então, é importante estimular esse lado. Isso ajuda a dissipar o estresse e facilitar a adaptação do gato ao novo ambiente”, comenta a Drª Camila.
E para agradar seu gato, nada melhor do que brinquedos e atividades: “Arranhadores, caminhas, tocas e caixas irão ajudar o pet a se sentir mais confortável”, complementa a profissional.
Mudar pode ser muito estressante. Por isso, uma parte importante de como fazer o gato se acostumar com o novo lar é deixá-lo longe de toda essa bagunça.
Os gatos são pets sensíveis e, ao perceber a agitação da casa, podem ficar estressados, o que atrapalha a adaptação. “Além disso, é importante deixá-los em um ambiente calmo, sem barulhos e luzes em excesso”, comenta a veterinária.
Sendo assim, deixe para mudar o gato de casa somente quando a nova já estiver com tudo da antiga e, de preferência, já arrumada. Essa dica vale tanto para a adaptação de gato adulto quanto para a de filhote.
A última dica para ajudar o pet a se adaptar a um novo lar é um acessório: o feromônio. “Sabe quando o gato fica se esfregando pela casa ou nas pernas do humano? Então, está soltando feromônios”, explica a Drª Camila.
Hoje, você encontra facilmente feromônios artificiais. Eles imitam o odor que o pet deixa no ambiente quando está confortável. Dessa forma, o processo de adaptação de gatos pode ficar muito mais rápido e prático.
“Eles são uma das melhores ferramentas na adaptação”, complementa a veterinária. Por isso, se o felino está tendo problemas para se ajustar, considere o uso desses produtos, sempre seguindo a recomendação de profissionais.
Se você adotou um gato e está em dúvida sobre o que fazer, confira o vídeo da Petz TV com tudo o que você precisa saber para tornar esse momento o mais tranquilo possível: O que fazer antes de adotar um gato? | Petz TV Cuidados
Com as dicas acima, você saberá como fazer o gato se acostumar com o novo lar sem problemas. Se precisar de ajuda para tornar o ambiente ainda mais agradável, conte com as lojas da Petz, que têm tudo para adequar a sua casa para os felinos.
Qual o melhor hidratante para patas de cachorro? Essa é uma pergunta frequente. As patas…
A castração é um dos procedimentos recomendados por veterinários para felinos que costumam fugir. Geralmente,…
Na hora de cuidar dos pets, os tutores devem estar atentos a diversos sinais de…
Seu cachorro anda se coçando muito? Está vermelho? Ele tem espinhas ou um cheiro estranho…
Você sabia que existem mais de 1.500 tipos de bromélias somente no território brasileiro? Como…
Mais do que pets exigentes, os gatos já fazem parte da família. Isso fica claro…