Peixe

Como limpar o aquário: tudo o que você precisa saber

Como todo aquarista experiente sabe bem, manter um aquário vai muito além de apenas alimentar os peixes. Na verdade, ele é um verdadeiro ecossistema que, como tal, depende de equilíbrio para se manter saudável.

Isso, por sua vez, é garantido por aspectos que vão desde a escolha dos peixes e de equipamentos adequados até a realização de testes hidrológicos, passando pela limpeza regular do aquário!

Para quem é ou pensa em se tornar um aquarista, mas ainda tem dúvidas nesse último quesito, vamos descobrir como limpar o aquário?

 

A importância da limpeza do aquário

Falar que o aquário é um ecossistema significa falar que todos os elementos dentro dele estão em constante interação, realizando trocas físicas e químicas o tempo todo.

O resultado dessa interação é que as condições da água do aquário estão sempre passando por mudanças de pH, de disponibilidade de oxigênio, na quantidade de toxinas, entre outras.

Nesse sentido, é possível citar, por exemplo, o que ocorre com os alimentos não consumidos e acumulados no fundo do aquário. Ao entrar em decomposição, eles passam a liberar amônia, uma substância tóxica para os peixes.

Considerando que é a partir da água que esses bichinhos respiram, regulam sua temperatura e seu metabolismo, garantir condições de água adequadas é fundamental para manter os peixes vivos e saudáveis.

 

Como fazer a limpeza do aquário

Antes de mais nada, é preciso ter certeza de que o aquário realmente precisa de uma limpeza, o que é feito com a ajuda de testes hidrológicos, como veremos mais para a frente.

Caso seja constatada a necessidade, abaixo você encontra o passo a passo de como fazer isso:

  • Com a ajuda de um sifão, remova as impurezas, como fezes e restos de alimentos, do fundo do aquário;
  • Retire enfeites e outros acessórios que tendem a acumular algas, e escove-os só com água, devolvendo-os para o aquário em seguida;
  • A parte interna do vidro do aquário também pode acumular alga. Nesse caso, utilize produtos específicos para a limpeza dele;
  • Utilizando o próprio sifão, retire 30% da água do aquário;
  • Também com o sifão, faça a reposição dessa mesma quantidade de água. Lembrando que ela deverá estar livre de cloro e tratada para que esteja com a temperatura e com o pH recomendados para os peixes do seu aquário. Utilize condicionadores anticloro e de pH para fazer isso. Saiba qual o melhor condicionador de água para aquário aqui na Petz!

Esclarecendo uma dúvida comum entre aquaristas de primeira viagem, a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, diz que, na hora da limpeza, nunca se deve retirar a água toda. Isso porque, ao retirar toda a água, o aquário acaba perdendo sua biologia. “Lá dentro, há bactérias importantes que ajudam a decompor fezes, restos de comida, etc.”, explica.

Além disso, é essencial que a água utilizada na reposição esteja na temperatura correta e devidamente tratada com condicionadores. Do contrário, ela poderá causar a morte dos peixes por choque térmico, intoxicação por cloro e desequilíbrios.

De quanto em quanto tempo devo fazer a limpeza do aquário?

Segundo a especialista, não existe uma única resposta para essa pergunta que tanto aflige os aquaristas. “Vai depender de fatores como o tamanho do aquário, da quantidade de peixes e do cuidado que você tem com ele”, diz.

De acordo com a Dra. Mariana, mais importante que buscar uma regra para a frequência de limpeza é se dedicar a realizar os testes hidrológicos uma vez por semana. Com eles, é possível monitorar os índices de pH, de amônia, de nitritos e nitratos, entre outros que são importantes para o bem-estar dos peixes. A partir daí, é só ir fazendo as correções com a reposição da água.

E se você ainda tem dúvidas em relação à importância do pH e da temperatura para a saúde dos peixes, não deixe de conferir nossa matéria sobre compatibilidade de espécies.

Para saber mais sobre a importância da limpeza do aquário, confira vídeo da Petz TV sobre o tema:

Além disso, na Petz você também encontra condicionadores de água, sifões, testes hidrológicos, filtros e muito mais para manter o equilíbrio do seu aquário ornamental!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

A focinheira para cachorro é obrigatória? Entenda o que diz a lei

A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…

6 horas ago

Hepatite infecciosa canina: o que você precisa saber

A hepatite infecciosa canina é uma doença que pode ser grave. A condição costuma se…

14 horas ago

Perigo silencioso: conheça melhor a diabetes em cães

A detecção precoce da diabetes em cães é um grande desafio para responsáveis e veterinários.…

14 horas ago

Câncer de mama em cadelas: um guia completo

Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…

2 dias ago

Infecção urinária em cães: será que é grave?

Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…

2 dias ago

Dor muscular em cachorro: como identificar esse problema?

A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…

3 dias ago