A cana-de-macaco, também conhecida como marianinha ou dicorisandra, é uma planta ornamental que se destaca com as flores exóticas e coloridas, presentes durante todo o ano. No blog da Petz, você vai conferir como plantar cana-de-macaco, garantindo que ela cresça saudável.
A cana-de-macaco, cientificamente conhecida como Costus spicatus, pertence à família das Costaceae. Esta planta herbácea atinge até 2 metros de altura, apresentando folhas grandes, que crescem em espiral ao redor do caule. As flores podem ser de várias cores e surgem em espigas terminais, conferindo um aspecto ornamental único.
É uma planta perene, ela pode florescer durante todo o ano, dependendo das condições climáticas. A cana-de-macaco costuma ser encontrada em viveiros especializados em plantas ornamentais e em algumas lojas de jardinagem.
Em regiões onde a planta cana-de-macaco é nativa, como o Brasil, ela pode ser observada em áreas de Mata Atlântica e Cerrado. Porém, lembre-se que a coleta de exemplares selvagens deve ser feita com responsabilidade e respeito ao meio ambiente.
Você sabe para que serve cana-de-macaco? Além de ser indicada para decoração, a planta é utilizada na medicina popular devido às propriedades diuréticas e anti-inflamatórias.
Normalmente, as pessoas que querem aproveitar os benefícios da cana-de-macaco tendem a consumi-la na forma de chá.
Mas antes de pesquisar como fazer o chá de cana-de-macaco, saiba que o uso só pode ser feito sob orientação de um profissional de saúde.
Para aprender como plantar cana-de-macaco de forma eficaz, siga os seguintes passos:
Se a planta estiver em vaso, transfira-a, anualmente, para um recipiente maior, preferencialmente no início de setembro.
Após o plantio, a cana-de-macaco requer atenção constante para garantir um desenvolvimento saudável. A rega deve ser frequente, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar.
A iluminação ideal é a meia sombra ou sol pleno, dependendo da região, e a planta deve ser protegida de ventos fortes. Além disso, a poda é necessária para remover folhas mortas ou danificadas, e controlar o crescimento, podendo ser realizada a qualquer momento do ano.
Adicionalmente, a adubação deve ser feita a cada três meses com um fertilizante específico para plantas ornamentais, promovendo um crescimento saudável. A cana-de-macaco também se beneficia de uma limpeza periódica das folhas para remover a poeira e garantir uma boa fotossíntese.
Mesmo sabendo como plantar cana-de-macaco, podem surgir alguns desafios. Um dos problemas mais comuns é a escolha inadequada do solo, que deve ser bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Caso o solo não seja preparado corretamente, a planta pode sofrer com encharcamento ou falta de nutrientes.
A exposição inadequada ao sol pode afetar o desenvolvimento da cana-de-macaco, que prefere meia sombra ou sol pleno. A distância entre as mudas também é crucial: se plantadas próximas, elas competirão por espaço e nutrientes, prejudicando o crescimento.
Outro contratempo é a irrigação incorreta, pois a planta requer solo úmido na medida certa. Por fim, pragas e doenças podem surgir se não houver um manejo adequado, como o controle de fungos e insetos.
Agora, você já sabe como plantar cana-de-macaco. Por aqui, você tem mais detalhes sobre o mundo das plantas. Aproveite para conferir o site da Petz e encontrar tudo que precisa para deixar o seu jardim como sempre sonhou.
Cada vez mais, os tutores se preocupam com a saúde física e mental dos felinos.…
A vacinação para pets é uma das principais formas de garantir a saúde e o…
Eles são maioria nos lares brasileiros e ganharam destaque em músicas, filmes e até em…
Embora a presença de animais seja proibida na maioria das praias, muitas prefeituras já entenderam…
Você já parou para pensar se o coelho transmite doença para humanos e outros animais?…
Encontrar um cachorro espumando pode ser alarmante para os responsáveis. Embora a espuma na boca…