Quem tem uma mini-horta em casa sabe o quanto é bom poder colher o alimento e consumi-lo na hora. No geral, os temperos são escolhidos para compor a plantação. Então, saber como plantar manjericão pode enriquecer o seu almoço, deixando-o mais saboroso.
Fique com a gente e aprenda o passo a passo de como plantar manjericão em casa, incluindo as formas de plantio e cultivo. Também aproveite para conhecer a origem desse tempero, os tipos que existem e os benefícios para a saúde. Continue lendo.
Essa pequena folha de gosto marcante tem origem na Índia, como muitos outros temperos, ervas e especiarias. A similaridade com o formato da hortelã não é à toa, já que ambas pertencem à família Lamiaceae.
O manjericão é fonte de cálcio, zinco, manganês, potássio, ferro e magnésio, e diversas vitaminas, como A, B, C, E e K. Além de nutritivo, é utilizado em saladas, pizzas, sopas, massas, refogados de carne e até em alguns drinks. Então, saber como cuidar de pé de manjericão vale a pena.
Até aqui, já existem muitos motivos para você querer aprender como plantar manjericão e ter sempre essa fonte de saúde em casa, mas ainda tem como melhorar. Ao agirem no corpo, esses nutrientes trazem benefícios, como:
A maneira mais comum de ter manjericão nas residências é plantar em vaso. Por isso, confira dicas de como cultivar manjericão em vaso e proporcionar um crescimento saudável para a erva:
Com tudo pronto, o próximo passo é colocar o vaso em um espaço com luminosidade, como a varanda ou a janela. O ideal é que a planta receba luz durante três horas por dia. Depois, deixe o vaso em um local com luz indireta.
Se você quer saber como cultivar manjericão em vaso ou no jardim, precisa prestar atenção nesse passo a passo a seguir.
Primeiro, corte um caule da erva já crescida, mantendo algumas folhas. Mergulhe o caule em um copo com água de tal forma que as folhas fiquem para fora do copo. Deixe o copo com o manjericão próximo a uma janela para receber luminosidade de duas a três semanas.
Com o passar dos dias, vai ser possível observar as primeiras raízes aos poucos. Quando elas estiverem grandes e bem desenvolvidas, é hora de transplantar a muda para o vaso com terra. Agora, confira como semear manjericão.
Outra maneira para saber como cultivar o manjericão é aprendendo a plantar as suas sementes. A tarefa é fácil e não exige muito do seu tempo na execução. O mais demorado é aguardar a germinação.
Plante de duas a três sementes em uma profundidade de um centímetro e cubra com terra. Caso a terra for mantida úmida, em até sete dias começarão a brotar as primeiras folhas. Agora que você já sabe como plantar manjericão, que tal aprofundar ainda mais a pesquisa? A seguir, vamos falar sobre os cuidados principais com o pé de manjericão, seja plantado por sementes ou por mudas.
É possível que você tenha algumas dúvidas sobre o manjericão: como cuidar, o que fazer para garantir o crescimento e hábitos que favorecem a erva. Vale saber que o manjericão é uma planta um pouco sensível, por isso, precisa de cuidados especiais para se manter forte e saudável.
Para incrementar a sua horta, escolha o tipo de manjericão que se adeque ao seu gosto pessoal. Depois, mantenha o solo sempre úmido, pois o manjericão não tolera secas. Pode as flores para ter sempre folhas novas.
Deixe o vaso em um local com boa luminosidade e, caso sua região seja fria, mantenha-o dentro de casa, pois a planta gosta de temperaturas amenas. Para a coleta das folhas, use uma tesoura ou estilete bem afiados e corte bem rente ao galho.
Todos os tipos de manjericão são comestíveis, deixando qualquer prato bonito e com um gosto especial. Cuide bem dele e você terá um tempero gostoso e fresco sempre à mão.
Agora que você já sabe como plantar manjericão, chegou a hora de viver essa experiência. Vá até uma das lojas da Petz para adquirir os equipamentos e os produtos destinados ao plantio e cultivo de plantas.
O enriquecimento ambiental envolve a criação de um ambiente estimulante, que atende às necessidades físicas…
Alguns pets “atores” conquistaram o público com talento e atuações que marcaram gerações. Seja em…
Muitos alimentos para cães no mercado afirmam ser bons para alergias, mas até que ponto…
Há tantos tipos de cama para cachorro que, na hora de escolher, fica até difícil…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Os roedores são animais incríveis. Entre eles, há várias…
Assim como nos humanos, os pets podem desenvolver doenças no sistema reprodutor, como o câncer…