Categories: Plantas

Como plantar pêssego com dicas simples

O pêssego, além de delicioso, é uma fruta que oferece muitos benefícios para quem o consome. Saiba como plantar pêssego e tenha essas vantagens ao seu alcance.

Clima e solo ideais para o plantio do pêssego

O cultivo da espécie era restrito ao clima temperado, mas, com o avanço das técnicas agrícolas, agora é possível plantar a árvore também nos climas tropicais.

Apesar disso, o pé de pêssego ainda precisa de um pouco de frio para se desenvolver. Assim, ele prefere o clima ameno do Sul do Brasil, onde a produção é maior.

No que se refere ao solo ideal para a planta, ele precisa ser profundo para que as raízes cresçam e fiquem aeradas. Sendo assim, se você quer aprender como plantar pêssego em vaso, saiba que o recipiente precisa ser bem grande.

Outra dica sobre como plantar pêssego tem a ver com a permeabilidade da terra onde o pessegueiro será plantado. Ela precisa ser muito permeável, oferecendo uma drenagem eficiente, para não deixar que a água acumule e prejudique as raízes.

Muda ou semente: como ter um pessegueiro em casa?

Você pode plantar o pé de pêssego tanto pela germinação da semente quanto pela obtenção de uma muda. A muda pode ser comprada em lojas de jardinagem, ou ser feita por estaquia ou enxertia.

E como fazer muda de pêssego com o caroço? A semente pode ser obtida de alguma fruta que você comprou no supermercado. O processo para a germinação é trabalhoso, mas não difícil. O primeiro passo é quebrar o caroço para pegar a semente. Com cuidado, use um martelo para isso.

Agora, você vai “anular” a dormência da semente: pegue um recipiente e forre com papel-toalha umedecido. Coloque a semente em cima e cubra com outro papel-toalha úmido. Tampe o pote e leve para a geladeira. Olhe o pote diariamente para se certificar de que a semente não vai mofar.

Com isso feito, tenha paciência, pois o processo de germinação da semente de pêssego pode durar de 5 a 35 dias. Esse é o tempo médio até você notar um broto.

Como plantar o pêssego

Uma vez que a muda pegar ou que as sementes germinarem, chegou a hora de transplantar a planta para o local definitivo. Caso você não tenha muito espaço, opte por colocar o pé de pêssego em vaso.

Como resultado, você terá um pé de pêssego pequeno. Mas lembre-se que o pessegueiro vai ajustar o crescimento ao recipiente e às podas que você fizer nele.

O solo deve ser muito bem drenado e permeável. Como as raízes gostam de espaço, caso tenha mais de uma muda da planta, espace-as em pelo menos 1 m para que as copas possam crescer livremente.

Cuidados que você deve ter com o pessegueiro

O pessegueiro cresce rápido, dando os primeiros frutos em cerca de dois anos. Para tanto, ele precisa de luz solar direta por seis horas por dia. Não se esqueça de adubar a árvore a cada dois ou três meses com adubo NPK 10-10-10 e esterco ou húmus de minhoca.

Já a poda é feita para estimular a floração e, assim, o crescimento de novos frutos. Faça isso após as folhas começarem a cair e antes do brotamento, de preferência entre os meses de novembro e janeiro.

Pragas comuns no pé de pêssego

O pé de pêssego atrai algumas pragas, como a mariposa oriental, a mosca-das-frutas, a cochonilha, as lagartas, o pulgão, a broca-do-galho e a podridão-parda. Todas são capazes de matar a planta. Por isso, o controle e o combate são necessários.

Se notar uma coloração diferente nas folhas, corte-as imediatamente. Outra forma eficaz de controle é o ensacamento das frutas para protegê-las da mosca-das-frutas e da mariposa oriental.

Colheita e armazenamento dos pêssegos

A colheita dos pêssegos deve ser feita quando a casca estiver começando a amarelar. Retire os galhos com delicadeza para não machucá-los. Para guardar as frutas após o amadurecimento, coloque-as embrulhadas em papel-toalha na geladeira.

Você também pode fazer o congelamento do pêssego para consumi-lo depois. Nesse caso, ele durará de dois a três meses.

Aprender como plantar pêssego foi fácil, não é? Agora, é a hora de testar e pôr em prática seus conhecimentos. Para aprimorá-los, acompanhe os artigos de jardinagem do blog da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

A focinheira para cachorro é obrigatória? Entenda o que diz a lei

A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…

15 horas ago

Hepatite infecciosa canina: o que você precisa saber

A hepatite infecciosa canina é uma doença que pode ser grave. A condição costuma se…

23 horas ago

Perigo silencioso: conheça melhor a diabetes em cães

A detecção precoce da diabetes em cães é um grande desafio para responsáveis e veterinários.…

23 horas ago

Câncer de mama em cadelas: um guia completo

Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…

2 dias ago

Infecção urinária em cães: será que é grave?

Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…

2 dias ago

Dor muscular em cachorro: como identificar esse problema?

A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…

3 dias ago