Todo responsável já se perguntou, em algum momento: “Como saber se meu pet está com dor?” Diferente dos humanos, cães e gatos não conseguem comunicar o que sentem com palavras — e, muitas vezes, os sinais não são tão óbvios quanto um choro ou um grito.
Além disso, por instinto de sobrevivência, muitos animais tendem a esconder qualquer sinal de vulnerabilidade, o que dificulta ainda mais a percepção de que algo não vai bem. Por isso, é fundamental aprender a reconhecer as mudanças sutis no comportamento do pet.
A seguir, você vai entender como identificar esses sinais e o que fazer para ajudar seu animal de estimação, caso ele esteja com dor ou desconforto físico.
O primeiro passo para identificar a dor no animal é observar atentamente o comportamento do pet no dia a dia. Quanto mais o responsável conhece os hábitos e a personalidade do cão ou gato, mais fácil será perceber alterações sutis — como mudanças no apetite, no humor ou na postura.
“Muitas vezes não é fácil reconhecer a dor no pet. Então, temos que conhecer profundamente o comportamento do nosso animal. Isso porque pequenas mudanças na forma de agir podem indicar que ele está com dor”, explica Alexandre Rossi, o Dr. Pet.
Mas afinal, quais são esses comportamentos que indicam a dor e o incômodo no cachorro ou no gato? Cada animal é único e pode demonstrar problemas de formas específicas, porém, existem alguns sinais comuns que devem servir de alerta ao responsável. Portanto, fique atento se o seu pet:
Não é só o comportamento e o humor do pet que podem ficar alterados quando ele está sentindo dor. Há diversos sinais físicos de que algo está errado e merece atenção. Dependendo da intensidade e da duração dos sintomas, é recomendado levá-lo ao médico-veterinário. Por isso, tenha em mente os sinais físicos de dor no pet, que são:
Como dito, os animais não se comunicam por palavras e compreender os sinais que eles mandam por atitudes e posturas nem sempre é fácil. Inclusive, muitos sintomas que indicam dores no animal podem ser coisas completamente diferentes também, atrapalhando o diagnóstico correto em caso de doenças, lesões e outras condições.
“Muitos sinais podem confundir a gente. Por exemplo, o cachorro pode não ter apetite porque já comeu bastante. Outra coisa, é a ansiedade no pet, que pode fazer com que ele chore. Muitas vezes achamos que há algo de errado no físico dele, mas ele só está ansioso”, alerta o Dr. Pet.
Ao conhecer melhor o seu animal, você conseguirá saber o que são problemas pontuais, como um episódio de ansiedade, e o que pode indicar uma dor mais forte. De todo jeito, em caso de dúvidas, é imprescindível contar com a avaliação do médico-veterinário.
Se você acha que algo está errado com o seu pet, mesmo que não consiga precisar o que, a dica é levá-lo à uma consulta de emergência. Assim, o médico-veterinário poderá examiná-lo, entender mais sobre a rotina do animal e buscar compreender se, de fato, ele está com dor ou incômodos físicos. Exames clínicos, como de sangue e imagem, também podem ser solicitados.
É melhor pecar pelo excesso e ter certeza de que está tudo bem com o seu animal. Na consulta, vale pedir dicas ao profissional, para facilitar o reconhecimento de sintomas importantes posteriormente. Analisando o quadro do seu pet em específico, o veterinário poderá dar dicas certeiras e eficazes para te ajudar nos cuidados do dia a dia.
Quer saber ainda mais sobre dor no pet e como reconhecer que há algo de errado com o animal? Confira o vídeo do Dr. Pet, exclusivo da Petz TV:
Se você acha que o seu pet está com dor, conte com o Centro Veterinários Seres. Com clínicas e hospitais espalhados por todo o país, disponibilizamos uma equipe capacitada e equipamentos modernos, prontos para cuidar do seu animal de estimação. Confira a unidade mais próxima de você.
O enriquecimento ambiental envolve a criação de um ambiente estimulante, que atende às necessidades físicas…
Alguns pets “atores” conquistaram o público com talento e atuações que marcaram gerações. Seja em…
Muitos alimentos para cães no mercado afirmam ser bons para alergias, mas até que ponto…
Há tantos tipos de cama para cachorro que, na hora de escolher, fica até difícil…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Os roedores são animais incríveis. Entre eles, há várias…
Assim como nos humanos, os pets podem desenvolver doenças no sistema reprodutor, como o câncer…