Os psitacídeos são famosos pela monogamia, isto é, uma vez escolhido o parceiro, permanecem juntos por toda a vida. Por esse motivo, é comum que os apaixonados por esses pets gostem de ter um casal em casa. Porém, como saber se o papagaio é macho ou fêmea?
Além de ser importante para escolher o nome, essa informação pode auxiliar nos cuidados e interações com o pet no dia a dia. Para tirar essas e outras dúvidas a respeito da relação entre essas aves, continue lendo.
Pergunte para qualquer pessoa se o que ela está vendo é um leão ou uma leoa e, muito provavelmente, ela saberá responder. Isso ocorre porque o macho e a fêmea têm diferenças marcantes, como a juba.
No caso dos papagaios, a pessoa provavelmente daria um chute, pois, ao olhar para essas aves, não tem como dizer o sexo. Elas são praticamente iguais, sem o chamado dimorfismo sexual.
Para haver dimorfismo, as características devem ir além da distinção entre os órgãos reprodutores, afetando também outras características físicas de cada sexo. Isso ocorre com a juba do leão e com a concentração de pelos em áreas diferentes do corpo, no caso dos seres humanos. São os chamados caracteres sexuais secundários.
No caso dos papagaios, a maioria das espécies não apresenta essas diferenças sexuais. Porém, mesmo quando ela ocorre, saber se o papagaio é macho ou fêmea pode ser bastante complicado, já que as diferenças são muito pequenas em muitas espécies.
Não se sinta mal, pois perceber a diferença entre papagaio macho e fêmea é muito difícil até para profissionais. Os órgãos reprodutores dos papagaios e de outras aves são internos. Assim, a diferenciação por meio da palpação não é 100% eficaz, o que dificulta ainda mais a identificação.
Tem mesmo como saber se o papagaio é macho ou fêmea? Sim. Em casa, uma dica é aguardar até que o pet cresça e observar se ele é capaz de botar ovos, já que isso é uma exclusividade das fêmeas.
Estas podem, inclusive, botar ovos não fecundados, isto é, mesmo sem a presença de um papagaio macho na gaiola. A grande questão é que nem sempre o papagaio fêmea bota ovos por conta própria, deixando a dúvida no ar.
Além disso, nem todo mundo quer esperar a maturidade sexual para saber o sexo do pet. Por isso, confira métodos para saber com certeza o sexo do papagaio, a seguir.
A boa notícia é que existe um jeito confiável de descobrir o sexo dessas aves por meio de exames em laboratório. Estamos falando da análise de DNA, que pode ser feita a partir de uma amostra de sangue ou de uma pena da ave com o canhão contendo um pouco de sangue.
Em ambos os casos, pode levar até 20 dias para sair o resultado. A vantagem é que ele é bastante confiável. Então, tem, sim, como saber se o papagaio é macho ou fêmea com certeza por meio da análise do DNA.
Como dito, identificar o sexo de alguns papagaios sem a ajuda de um exame de DNA é uma tarefa muito difícil. Contudo, algumas espécies ajudam a responder à dúvida sobre o sexo do psitacídeo por terem diferenças visíveis entre o macho e a fêmea.
Esse é o caso do papagaio ecletus. Originário da Austrália, da Nova Guiné e das Ilhas Salomão, ele apresenta um dimorfismo sexual evidente nas suas penas. Enquanto o papagaio macho possui plumagem verde-esmeralda, a fêmea possui penas vermelhas e azuis.
Existe também o papagaio-charão (Amazona pretrei), nativo da região Sul do Brasil, que apresenta dimorfismo sexual, mas não tão marcante quanto o ecletus. Nesse caso, há penas vermelhas entre os olhos, na testa e nas asas de ambos os papagaios macho e fêmea.
Porém, no macho, o vermelho é mais vibrante e as marcações são mais extensas que as das fêmeas. Nos indivíduos de ambos os sexos que ainda não atingiram a maturidade sexual, a cor é menos vibrante e as marcações são menores, dificultando a identificação.
Como essas diferenças são leves, é bem mais fácil identificá-las quando o macho e a fêmea estão lado a lado e já atingiram a maturidade sexual.
Agora que você descobriu como saber se o papagaio é macho ou fêmea, acesse o blog da Petz e confira outras curiosidades sobre essas aves e outros animais não convencionais.
As infestações são um verdadeiro desafio para os entusiastas de jardinagem. Então, se você tem…
Ninguém gosta de ver alguém querido doente, não é? E, no caso dos pets, há…
Cuidar do seu pet pode ser muito mais simples do que parece, mesmo para aqueles…
A vacina FeLV protege os gatos contra o vírus da leucemia felina. É importante que…
A romã é uma fruta que chama atenção pelo visual das sementes vermelhas e pelo…
Quem tem um cachorro em casa sabe: só o passeio diário nem sempre dá conta…