como socializar cachorros 3
Você quer adotar outro pet, mas não sabe como socializar cachorros? Algumas vezes, os cães têm dificuldade em aceitar um membro novo na família. O motivo pode ser apenas ciúmes ou disputa territorial.
Alguns cachorros também tendem a ser mais possessivos com os tutores e podem não aceitar logo de cara o novo cão. Essa “posse” pode se demonstrar, por exemplo, quando você quer passear com seu pet e ele late para os outros na rua.
Em todos os casos, com algumas atitudes simples, você pode amenizar esse problema ao aprender como socializar cachorros. Continue a leitura e confira tudo sobre a socialização de cães.
Sim, é possível socializar cachorros com outros cachorros adultos ou filhotes. Quando eles são mais velhos, isso pode ser uma tarefa mais demorada e complexa. De toda forma, não é impossível.
Tudo é uma questão de associações positivas, ou seja, você precisa fazer seu cachorro entender que o outro não lhe fará mal. Do mesmo modo, ele também precisa entender que não pode reagir dessa forma com outros cachorros.
Então, como estimular o cachorro a ter as atitudes que você quer com outros pets? Confira, a seguir, algumas dicas e mudanças simples de atitude e comportamento que vão ajudar na busca por como socializar um cachorro com outro.
Afinal, como socializar um cachorro com outro? Algumas técnicas podem ajudar o animal a se sentir mais tranquilo na presença de outros cães. Confira algumas dicas para seu cachorro se acostumar com outros ao passear na rua:
Geralmente, um cachorro com medo de sair de casa não socializa com outros cães. Nesse caso, comece a estimular a curiosidade dele aos poucos. Primeiro, saia somente até o portão. No outro dia, dê mais alguns passos.
Sempre encoraje seu cachorro a sair — seja firme, mas dócil. Além disso, compense seu cão com um petisco que ele gosta. A tendência é que, ao perceber que ganha algo, ele perca o medo de sair de casa. Não desanime. Aos poucos, quando ele já conseguir sair de casa, vá socializando o cachorro com outro, sempre incentivando o comportamento positivo com um petisco.
É interessante que você conheça o cachorro que está tentando socializar com o seu. Assim, é possível saber mais sobre a personalidade do pet, além de ter certeza de que ele está vacinado e não apresenta perigo imediato para o seu animal.
Outra situação muito comum é adotar um novo cachorro, mas o outro não querer nenhum tipo de contato. Algumas vezes, ele até para de se alimentar e fica apático, como se estivesse com raiva. Contudo, essa é uma atitude normal. Nesse caso, para saber como socializar cachorros, estimule os dois cães a se conhecerem com segurança.
Mostre ao cão da casa que ele não perde nada com a presença do outro, pelo contrário. Ofereça petiscos, carinho e muitos elogios ao cão mais velho para ele entender que o novo animal trouxe apenas coisas boas. Não force a barra. Deixe que eles se conheçam aos poucos.
Uma dica é usar um portão como barreira entre ambos. Mesmo assim, acompanhe a interação para eles não brigarem. Deixe que se acostumem um com o cheiro do outro, com mantas ou brinquedos que já foram usados, sempre aos poucos e com cuidado.
Cães que rosnam e mostram os dentes para outros cães que entram na casa costumam fazer isso por serem territorialistas. Saber como socializar cão bravo requer ainda mais paciência por parte do tutor.
O ideal é começar a socializar cães fora do território do animal, na rua ou mesmo no hall do prédio, por exemplo. Com os dois animais na guia, ofereça petiscos para recompensá-los por estarem próximos.
Evite punir seu cachorro, pois essa atitude pode fazer com que ele fique ainda mais possessivo e inseguro. Faça várias tentativas de socialização com animais de amigos, por exemplo, antes de adotar outro pet.
Além de usar as dicas de como socializar cachorros, peça ajuda de um profissional caso seu pet não se acostume com a chegada de um novo membro. Um adestrador possui experiência e sabe as recomendações adequadas.
A equipe do Cão Cidadão conta com diversos especialistas prontos para ajudar você na socialização do seu cachorro com outros animais. Confira mais sobre os serviços.
Por Alexandre Rossi - Dr Pet As festas de fim de ano deixam a casa…
Um terrário é um ecossistema compacto que pode ser criado em casa. É ideal para…
Qual o melhor hidratante para patas de cachorro? Essa é uma pergunta frequente. As patas…
A castração é um dos procedimentos recomendados por veterinários para felinos que costumam fugir. Geralmente,…
Na hora de cuidar dos pets, os tutores devem estar atentos a diversos sinais de…
Seu cachorro anda se coçando muito? Está vermelho? Ele tem espinhas ou um cheiro estranho…