Dicas

Como treinar seu cachorro de maneira eficiente

Sabemos que existem muitas dúvidas sobre como treinar seu cachorro da forma mais efetiva possível. Uma das principais chaves para o sucesso desse tipo de treinamento é mostrar ao cão que será mais vantajoso para ele obedecer.

Um dos erros mais comuns durante o adestramento de cachorro feito em casa é agir de forma a incentivar o cão a fazer o oposto ao que você quer que ele faça. Por isso, preparamos algumas dicas sobre como treinar seu cachorro filhote ou adulto da melhor maneira possível. Veja agora!

4 dicas de como treinar seu cachorro a ficar

A primeira regra para condicionar o cachorro a obedecer a qualquer comando é: aja de acordo com o que você estiver falando. No caso de ensinar o seu cachorro a ficar, por exemplo, ao dar essa ordem, se afastar e, em seguida, mandá-lo ir até você fará com que ele aprenda a desobedecer ao seu pedido.

Peça que ele fique na posição e aumente gradativamente o tempo de permanência até que ele seja liberado. Lembre-se sempre de o recompensar com petiscos, brinquedos ou carinho, que devem ser dados quando o cão for liberado do comando ou enquanto lhe obedece. Ademais, existem brinquedos educativos que ajudam no adestramento de cães.

Com essa primeira regra em mente, vamos ao treinamento!

1. Introduzindo o cachorro à recompensa

Vista a coleira no seu pet e ajoelhe-se, segurando-o pela coleira com uma das mãos enquanto a outra segura uma porção de ração ou petisco. Diga para ele ficar e espere pacientemente até que ele pare de se mover em direção ao petisco. Continue repetindo o comando “fica” até que o cão entenda que não deve se mexer. 

Assim que ele se mantiver na posição sem puxar a coleira, diga incentivos como “muito bem” e dê um dos petiscos. Seja paciente e carinhoso, principalmente no começo do treinamento.

2. Fique em pé e repita o comando

Fique em pé e segure a guia do seu cachorro próxima a você. Diga “fica” e jogue um dos petiscos a alguns passos de vocês, esperando que o cachorro fique calmo. Alcance a recompensa e traga-a para mais perto, deixando-o alcançar o petisco depois que ele estiver calmo e parado por um tempo, dizendo “ok” antes de liberá-lo.

3. Repita o passo 2

Dessa vez, jogue a recompensa um pouco mais longe, para que você precise caminhar até ela para buscar. Nossos cães estão acostumados a nos seguir. Portanto, não dê uma bronca caso ele faça isso. Apenas caminhe sempre olhando para ele, repetindo “fica” e parando de andar sempre que ele se mexer. 

Carinho e paciência são os segredos de como adestrar cachorro. Por isso, sempre demonstre que ele está fazendo um bom trabalho e que este é um momento divertido para vocês dois.

4. Troque a recompensa

Tente substituir os petiscos por brinquedos e, depois, por carinho e palavras de encorajamento. Repita os três primeiros passos com essas novas recompensas, inclusive usando mais de uma delas de cada vez. Assim que o cachorro estiver obedecendo bem ao comando, você já pode introduzi-lo ao “senta”, “deita”, “dá a pata” e assim por diante.

É importante esclarecer que, assim como acontece conosco, cada cachorro possui um tempo de aprendizado, por isso, seja paciente e não desista de adestrar o cachorro, caso você ache que ele está demorando para aprender.

Além disso, o cachorro treinado desde filhote tende a aprender melhor do que o cão adulto, mas isso não significa que o adestramento de cães adultos seja impossível, certo? Qualquer cachorro pode ser treinado!

Para saber mais sobre como treinar seu cachorro, dicas, cuidados e curiosidades até mesmo sobre outras espécies, confira outros conteúdos do blog da Petz. Aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Brigas entre gatos: entenda as causas e saiba como agir

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  As brigas entre gatos preocupam qualquer tutor. Às vezes,…

2 horas ago

Buldogue Campeiro: conheça a raça de cachorro brasileira

O Buldogue Campeiro é uma das poucas raças de cachorro genuinamente brasileiras. Surgiu no Sul…

1 dia ago

Confira as 7 melhores raças de cachorro para idosos

Ter um cachorro é sinônimo de companhia e momentos de alegria. Por isso, cada vez…

2 dias ago

Lei maus-tratos animais: conheça e denuncie

De acordo com a OMS, o Brasil tem cerca de 30 milhões de animais abandonados.…

3 dias ago

Qual peixe posso colocar junto com o Betta?

O Betta é muito popular entre os aquaristas, principalmente os iniciantes. Entretanto, ele também possui…

4 dias ago

Cachorro com febre: sintomas, causas e como ajudar

Um cachorro com febre é um sinal de alerta. Assim, é importante saber identificar os…

5 dias ago