Animais Silvestres

Saiba qual é o animal mais forte do mundo

Publicado em 01 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você já se perguntou qual é o animal mais forte do mundo? Com tantas espécies espalhadas pela natureza, é normal que fiquemos curiosos sobre essas classificações. 

Mulher com cara de dúvida.

Pensando nisso, preparamos uma lista com os dez animais mais fortes da natureza. Essa seleção vai te surpreender e mostrar que é bom não julgar um livro pela capa. Vamos começar?

1. Escaravelho sagrado

É isso mesmo que você está lendo. O escaravelho sagrado está entre as espécies mais fortes da natureza. Seu corpo pequenino engana muita gente, porque pode carregar qualquer coisa com 1.141 vezes da sua massa corporal, que é de 100 gramas. 

Essa força ajuda diretamente na alimentação desse bichinho. Isso porque ele consome excrementos de gado e cavalo, e normalmente junta esse material em uma bolinha. Essa bola é rolada por meio dos seus braços e pernas para ser armazenada no solo. Quem diria que o escaravelho é um dos exemplos de animal mais forte do mundo, não é mesmo?

2. Gorila

O gorila é outro exemplo da nossa lista, e este pode não te surpreender tanto. Afinal, ao olhar para ele, é possível ver que seu corpo robusto é bem forte. Para que você tenha uma melhor dimensão, saiba que esse animal pode levantar aproximadamente dois mil quilos, o que corresponde a dez vezes o seu peso.

Ter essa força ajuda o animal a gerenciar seus grupos, principalmente no caso dos machos. Na natureza, ele costuma andar em bandos de cinco a trinta indivíduos e, logicamente, precisa cuidar da segurança e dos conflitos internos que possam vir a surgir entre seus companheiros.

3. Besouro-rinoceronte

Você sabia que o besouro-rinoceronte é um dos exemplos de animal mais forte do mundo? Assim como o escaravelho, ele consegue carregar qualquer objeto que seja 850 vezes maior do que seu peso corporal, que é de 100 gramas. É como se nós, humanos, conseguíssemos levantar 60 mil quilos. Impressionante, certo?

O que mais chama a atenção nesse inseto é o seu chifre, similar ao de um rinoceronte. Além disso, possui um corpo num tom de preto e pode chegar até 9 cm de comprimento. É um Hércules de tamanho reduzido!

4. Anaconda/sucuri

Nossa lista não poderia deixar de incluir uma cobra, não é mesmo? A anaconda/sucuri pode chegar a medir até oito metros, por isso, é considerada uma das maiores espécies existentes. Com todo esse tamanho, é proporcional que seja bem forte, não é mesmo?

Sucuri parada.

Essa cobra usa sua força para capturar suas presas. Como ela faz isso? Jogando toda a pressão dos seus 250 kg, o que causa asfixia. Esse ato é comumente chamado de “abraço da sucuri”.

5. Formiga-cortadeira

Conhece a formiga-cortadeira? Ela é mais um exemplo surpreendente de animal mais forte do mundo. Pesando apenas 500 miligramas, esse inseto consegue carregar objetos com 50 vezes o seu peso, apenas utilizando sua incrível mandíbula.

A força da formiga-cortadeira é a sua grande aliada na rotina. Isso porque sua mandíbula permite que ela carregue folhas que serão utilizadas para a proteção do formigueiro.

6. Águia

Já pensou em como a águia consegue carregar o peso das suas presas durante os seus voos? Isso se dá por conta da sua força, que permite que leve até quatro vezes o seu peso (6 kg).

A águia é uma das aves de rapina. Isso significa que ela literalmente rapta a sua presa na caça. Para isso, conta com bico curvado, garras, boa visão, audição aguçada e, é claro, sua força. 

7. Tigre

O tigre é outro exemplo de animal mais forte do mundo. Esse felino possui uma força surpreendente, podendo carregar aproximadamente 500 kg. Para que se possa ter uma ideia, isso é correspondente ao dobro do seu peso corporal. 

Essa força é um reflexo do tigre ser considerado um dos maiores felinos da natureza. O mais interessante sobre esse animal é que ele possui diversas subespécies, como tigre-siberiano e tigre-de-bengala, por exemplo.

8. Boi-almiscarado

O boi-almiscarado não é esse boi que você pode estar pensando. Com seu corpo de até 410 kg, esse animal consegue carregar mais que o dobro do seu peso, ou seja, 900 kg. Impressionante, não é mesmo?

Essa espécie costuma viver em lugares com temperaturas frias, como Alasca e Groenlândia. Isso se dá graças à sua pelagem grossa. Além disso, costuma viver em grandes grupos e tem o hábito de se alimentar de gramíneas. 

9. Elefante

Certamente você conhece o elefante, não é mesmo? Ele, que é considerado o maior mamífero do mundo, também está na lista dos animais mais fortes. Isso porque ele consegue carregar um peso de nove mil quilos, ou seja, é como se levasse 130 humanos adultos de uma vez só.

Sua força não é algo surpreendente, pensado que suas presas pesam mais de 100 kg. Outra curiosidade interessante sobre o elefante é que eles são muito ligados entre si, por isso, fazem de tudo para proteger todos os membros do grupo e sofrem no caso de uma perda.

10. Urso-pardo

O último membro da nossa lista é o urso-pardo. Com um corpo de 400 a 700 kg e com até 3 m de altura, esse animal consegue levantar mais de 500 kg. Aliado ao seu olfato aguçado e à audição excelente, essa força ajuda a espécie a caçar e a sobreviver na natureza.

Uma curiosidade sobre o urso-pardo é que ele gosta de viver sozinho. Diferentemente de outros animais, ele só se junta para reprodução e para a fase inicial da vida dos filhotes. 

Elefante andando.

Gostou de conhecer essa lista? Aproveite que está sabendo mais sobre o mundo animal nesse conteúdo e acesse o pet-shop online da Petz. Por lá, temos diversos produtos para deixar a rotina dos bichinhos muito mais confortável e alegre. Se quiser, pode visitar nossas lojas físicas também.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog