Aves

Cacatua de estimação: conheça as características dessa ave alegre e brincalhona

Publicado em 13 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

A cacatua de estimação é uma ave muito divertida que ganhou a simpatia daqueles que amam ter um pet em casa. Além de alegre, ela possui uma pelagem bonita, é dócil e tem personalidade marcante.

Atualmente, existem cerca de 21 espécies de cacatua, entretanto, a cacatua alba e a cacatua-de-crista-amarela são as mais encontradas domesticadas. Sua coloração predominante é branca, mas pode ter variações puxadas para as cores creme e rosa.

três cacatuas comendo sementes de uma superfície plana

Se você está à procura de uma cacatua de estimação, chegou ao lugar certo! Vamos contar para nossos leitores tudo de mais importante sobre esse pet doméstico.

Características da cacatua de estimação

Existem cerca de 21 espécies de cacatua, e suas características são semelhantes. As cacatuas medem de 40 cm a 50 cm e pesam entre 500 g e 900 g. A cor pode variar entre branco, rosa ou creme.

Contudo, também existe a cacatua negra, conhecida como cacatua das palmeiras. Ela chega a ter 70 cm de comprimento e pode pesar cerca de 1 kg. É extremamente rara, mas se adapta muito bem como ave doméstica.

A expectativa de vida da cacatua de estimação é de até 60 anos. Em relação à personalidade, todas as espécies domésticas são alegres, dóceis e divertidas. Mas você sabe de onde vem as cacatuas? Veja a seguir!

De onde vem as cacatuas?

As cacatuas são aves naturais dos continentes asiático e australiano. No Brasil, são aves exóticas que devem ser adquiridas de locais com procedência e regularizadas pelo IBAMA. Mas você sabe por que elas são consideradas animais exóticos?

Animais exóticos incluem espécies que não pertencem ao país onde se encontram, e isso acontece com a cacatua, já que ela não existe na natureza do Brasil. Aliás, o melhor local para os animais exóticos é seu habitat, por isso, apenas adquira um com a plena consciência dos cuidados que ele necessita e sabendo as maneiras corretas de como criar uma cacatua.

Algumas espécies de cacatuas podem ser adquiridas em locais autorizados e fiscalizados pelo IBAMA. Conheça melhor cada uma das espécies domésticas antes de se tornar tutor de uma cacatua de estimação.

Quais espécies de cacatua posso ter?

Conheça agora algumas espécies de cacatuas, suas características e o quanto elas custam!

Cacatua-da-crista-amarela

A cacatua-da-crista amarela, também conhecida como cacatua galerita, é originária da Austrália. Ela mede cerca de 50 cm e pode pesar até 800 g. Uma espécie dócil e brincalhona, agrada todos os moradores da casa.

Cacatua negra

A cacatua negra ou cacatua das palmeiras também tem origem australiana. Ela pode medir até 70 cm e pesar cerca de 1 kg. 

Cacatua moluca

Essa cacatua se diferencia por sua pelagem em tons rosa no corpo e vermelho nas asas. Ela mede cerca de 50 cm e pesa até 800 g. Sua origem é a Indonésia e é uma ave mais arisca do que outras de sua espécie. 

Cacatua alba

A cacatua alba, também conhecida como cacatua branca, mede cerca de 50 cm e pesa até 800 g. Essa é uma das espécies mais comuns no Brasil. Além disso, é dócil e muito amigável. 

cacatua com as asas abetas

Se pretende ter uma cacatua, você precisa conhecer esses cuidados

Assim como todos os pets, a cacatua precisa de cuidados. Aliás, eles são essenciais para a saúde de sua ave. Confira!

Aves gostam de espaço

Se você tiver um local grande e seguro, com árvores e plantas, esse é o ideal para sua cacatua, principalmente sob sua supervisão. No mais, ela também precisa descansar, por isso, tenha uma gaiola grande e espaçosa para ela.

Cacatuas gostam do calor

As cacatuas são originárias de regiões quentes, portanto, a proteja do vento frio no inverno. Além disso, elas adoram água, então, deixe sempre um pote pequeno disponível para ela brincar.

O que as cacatuas comem?

As cacatuas comem sementes e frutas em seu habitat, e as cacatuas de estimação devem ser alimentadas com ração própria indicada por um médico-veterinário. Além disso, elas podem necessitar de vitaminas, mas somente um veterinário, de preferência especialista em aves, pode indicar.

Muita diversão

As cacatuas adoram se divertir, por isso, fique o máximo de tempo possível com ela quando estiver em casa. Existem diversos brinquedos para pássaros que você pode disponibilizar para ela.

Garanto que elas vão amar e ficar cada vez mais ativas e dóceis com as brincadeiras! Mas será que a cacatua gosta de carinho? Veja a seguir.

As cacatuas gostam de carinho?

Assim como a maioria dos animais domésticos, as cacatuas também gostam de carinho. O local preferido delas é na região da cabeça. Quando as acariciamos com delicadeza, elas relaxam e demonstram verdadeira felicidade.

As mais dóceis também aceitam carinho embaixo das penas, e quanto mais carinho e atenção você der a elas, mais divertidas e amigas as cacatuas vão se tornar. Mas não se esqueça: um veterinário deve ser consultado regularmente para atestar a boa saúde de sua ave.

cacatua

Gostou de saber um pouco mais sobre cacatua de estimação? Então, não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos sobre os animaizinhos e fique por dentro das nossas dicas incríveis aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog