Cães

Seu cachorro comeu papel? Saiba o que fazer nessa situação!

Publicado em 04 de maio de 2020

Tempo de leitura: 4min

Quem nunca assistiu aos vídeos da internet com cães brincando com rolos de papel higiênico? Algumas travessuras são divertidas, mas deixam os responsáveis dos pets de cabelos em pé.

beagle parado

Além de causar desperdício, um bichinho que tem o costume de arrastar o rolo de papel higiênico pela casa, por exemplo, ainda corre o risco de ingeri-lo durante a brincadeira, podendo trazer sérios prejuízos para a sua saúde. Se o seu cachorro comeu papel,  saiba como acabar com esse hábito!

Entenda os riscos da ingestão de papel pelos cachorros

As brincadeiras de um amigo de quatro patas podem ser as mais diversas, desde revirar o lixo a mastigar os sapatos do tutor. Em meio a essas façanhas — que só um pet consegue realizar —, a pergunta mais comum é o que fazer se meu cachorro comeu papel?

É claro que, em sã consciência, nenhum tutor autoriza o pet a ingerir papel deliberadamente. Entretanto, acontece de muitos não tomarem as devidas providências para impedir o hábito, acreditando se tratar de um material que não traz maiores riscos para a saúde do cachorro.

De acordo com a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz, não é bem assim. Ela explica que esse tipo de produto pode ficar entalado na garganta e causar diferentes sintomas. A doutora ainda ressalta que, em alguns casos, pode precisar de procedimentos cirúrgicos para solucionar o problema.

Por isso, se o seu amigo tem o costume de brincar com papel e comê-lo, é preciso tomar cuidado para evitar que o cachorro fique engasgado! Pensando no bem-estar do pet, a nossa equipe listou duas principais consequências, veja abaixo.

Prisão de ventre

Se o seu cachorro já comeu papel, fique atento! Um dos problemas mais frequentes e preocupantes é a prisão de ventre. Por obstruir o intestino e o estômago, essa consequência pode levar o seu cachorrinho à morte. Por isso, fique atento aos sintomas:

  • Perda de peso;
  • Sensibilidade no torso,
  • Inchaço no corpo.

Azia

A azia também é uma condição causada pelo papel. A dor de barriga, assim como o desânimo aparente do seu pet, pode fazer parte das condições aparentes. Em muitos casos, os cães vomitam essa matéria estranha, mas se isso não acontecer procure uma clínica veterinária e investigue.

cachorro de perfil

O que fazer depois que o meu cachorro comeu papel?

É possível que, após ingerir algum tipo de papel, o material seja simplesmente eliminado pelo pet, como citamos acima. Porém, dependendo da quantidade ingerida, o organismo do cachorro pode ter dificuldade de eliminar o material. Para saber se esse é o caso do seu cãozinho, fique atento aos seguintes sinais de que algo não vai bem:

  • Apatia e prostração;
  • Vômitos episódicos;
  • Dificuldade em se alimentar;
  • Dores abdominais,
  • Dificuldade ou ausência de evacuação.

Meu cachorro comeu papel, o que fazer?”. Essa é uma das perguntas mais procuradas pelos tutores de pets. Então, se você perceber qualquer um desses sintomas, o veterinário deverá ser consultado o quanto antes para uma investigação detalhada.

Se você suspeitar que ele está engasgado, peça exames, como raio-x e ultrassom, para determinar o grau e a localização do problema. A partir daí, o veterinário conseguirá definir o melhor tratamento a fim de que o organismo do pet elimine o material por conta própria, ou se será necessária uma remoção cirúrgica.

Como fazer o cachorro parar de comer papel?

Já deu para perceber que o hábito de comer papel — de qualquer tipo — é perigoso e não deve ser ignorado, não é mesmo? Mas você sabe como acabar com esse costume? 

Para corrigir o comportamento indesejado, o melhor a se fazer é analisar o tipo de situação em que o cachorro comeu o papel higiênico. Seja como for, é importante cortar o mal pela raiz, diminuindo o acesso do cachorro ao material. 

No caso de cachorros que comem e brincam com o papel, procure manter as portas dos banheiros fechadas. Note, contudo, que se o seu amigo apronta essas travessuras é porque tem muita energia para gastar. Sendo assim, procure aumentar a dose de exercícios diários, com passeios e brincadeiras em casa.

“E se o meu cachorro comeu papel higiênico ou jornal?”. Caso o animal tenha o hábito de comer o jornal usado para que ele faça suas necessidades, a situação requer ainda mais atenção! Isso porque, além do risco de obstrução, a ingestão do material com tinta ainda pode ser tóxica para o pet. 

cachorro preto de perfil

Então, considere trocar o jornal por tapetes higiênicos. Além de mais seguros, eles ainda são muito mais eficientes na absorção da urina. Verifique as opções disponíveis na loja on-line da Petz e acompanhe nosso blog para saber mais informações de como cuidar do seu animalzinho!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog