Comportamento

Cachorro farejando muito: o que pode ser?

O olfato desempenha um papel fundamental em nossa vida. Basta observar um cão com cuidado para saber que esse sentido é ainda mais importante para esse pet, capaz de sentir e interessar-se por odores que, frequentemente, passam despercebidos para nós. Porém, o que significa um cachorro farejando muito?

Afinal, por que os cachorros cheiram tanto?

A visão é um sentido tão importante para nós que quase todo mundo já ouviu a expressão “comer com os olhos” ou passou pela experiência de ter vontade de experimentar algum alimento apenas por causa da aparência. 

Nesse sentido, pode-se dizer que o impacto da visão é tão grande que, muitas vezes, não conseguimos reconhecer alimentos no dia a dia apenas pelo gosto e pelo cheiro. Já para os cães, embora seja importante, a visão não é o sentido principal. 

De acordo com a Dra. Katia de Martino, médica-veterinária especialista em comportamento animal, o olfato é o sentido mais desenvolvido nos cães. “Eles têm cerca de 25 vezes mais receptores olfativos do que nós, seres humanos”, explica.

Olfato dos cães

Assim, por meio do olfato, eles apreendem o mundo à volta, ainda que, como a gente, também contem com audição, paladar, tato e visão. 

Uma vez que os cães são capazes de captar odores imperceptíveis para nós, é natural que eles comecem a farejar em momentos nos quais não nos damos conta de algum cheiro diferente, sendo este um dos motivos do tutor notar o cachorro farejando muito. 

Conforme explica a Dra. Katia, entre as informações que os cães captam por meio do olfato estão: quem passou por determinado no local, se há uma fêmea no cio nas proximidades, se há algum elemento diferente na comida (como insetos ou algum medicamento) e até se um pet ou uma pessoa está com medo. 

O que pode significar quando um cachorro está farejando muito?

Como visto, os cães captam uma série de informações quando farejam, mas o que significa quando vemos um cachorro farejando tudo? O que pode levá-lo a aguçar ainda mais o olfato em determinadas situações?

Segundo a Dra. Katia, podemos identificar um cachorro farejando muito sempre que ele identifica a passagem de algum odor muito importante, como uma fêmea no cio ou algum petisco, tipo de alimento que é preparado com aromatizantes justamente para atrair a atenção do pet. 

Além disso, diversos cheiros mais fortes, especialmente quando ainda não foram identificados, tendem a chamar a atenção. Isso pode ser constrangedor em alguns momentos, como o cachorro farejando demais as visitas da casa, por exemplo. Nesses casos, a dica é distrair o pet com algo mais interessante, como um petisco.

É verdade que alguns cães farejam mais que outros?

Sim, é verdade! Isso ocorre, pois, originalmente, a maior parte das raças caninas que conhecemos hoje não surgiram de maneira espontânea. Ao contrário, elas foram selecionadas para desempenhar determinadas funções, por isso também podemos ver um cachorro farejando muito por conta da raça. 

Os cruzamentos seletivos que deram origem às raças visavam realçar determinadas características, tanto comportamentais quanto físicas, entre elas, o faro aguçado na raça de cão farejador.

Entre as raças de cães com o faro mais desenvolvido, estão o grupo 6, categoria de sabujos e assemelhados, como Blood Hound, Basset Hound e Beagle. Mesmo sendo tendo olfato aguçado, não há necessidade deles ingerirem ração para cachorro farejador.

A respeito dos cães farejadores, é interessante notar que, na maior parte das vezes, a habilidade está ligada não apenas ao focinho, mas às orelhas, que, por serem pendulares (caídas), ajudam a reter os odores próximos aos receptores olfativos. 

Como estimular um cão a farejar mais?

Farejar é um comportamento natural, portanto, perfeitamente saudável para os cães, de modo que, se o seu amigo de quatro patas não tem muitas oportunidades para colocar o faro para funcionar, vale a pena repensar a rotina e o ambiente dele. 

Se você quer saber como ensinar o cachorro a farejar, uma das maneiras mais eficazes é apostar em brinquedos ou brincadeiras que permitam o forrageamento, isto é, a busca por recursos alimentares. 

Nesse sentido, invista em brinquedos recheáveis e atividades como “caça ao tesouro”, escondendo petiscos pela casa e incentivando o pet a procurá-los. Lembrando que, além de proporcionarem estímulo social, os famosos passeios na coleira são importantes ferramentas para estimular os sentidos do cão.

Atenção aos odores muito fortes!

Justamente porque os cães têm um olfato tão desenvolvido, é preciso cuidado redobrado com odores muito fortes, como os de desinfetantes concentrados, que podem causar irritação. 

Inclusive, mesmo odores considerados suaves e agradáveis para nós, como os perfumes, podem incomodar os pets, desencadeando espirros. Ao passar fragrâncias ou quaisquer produtos com odor acentuado, procure manter certa distância do cachorro, indo a ambientes mais arejados. 

Agora, ao ver o cachorro farejando muito, você já pode identificar os motivos e evitar a exposição de cheiros fortes, que causem alergias no peludo. Para descobrir mais curiosidades como essa e acompanhar conteúdos sobre os animais de estimação, acesse o blog Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

17 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago