Cães Raças

Conheça e se apaixone por 8 raças de cachorros preguiçosos

Publicado em 29 de maio de 2021

Tempo de leitura: 5min

Você já se deparou com um cachorro preguiçoso? Apesar de os cães serem considerados pets animados e cheios de energia, é importante lembrar que cada animalzinho tem uma personalidade única. Algumas raças, inclusive, são conhecidas por gostarem de paz, tranquilidade e, claro, de uma boa soneca!

pug dormindo ao lado de brinquedo

Assim, um cachorro preguiçoso pode se dar muito bem com tutores ocupados — ou com aqueles que também preferem a calmaria. Por isso, se você se identifica com esse tipo de pet, talvez seja interessante saber mais sobre as raças de cachorro a seguir:

1. Pug

Essa raça é conhecida por seu pequeno porte, seu comportamento divertido e, claro, seu focinho achatado. Aliás, é justamente esse último traço tão marcante que torna o Pug um cachorro preguiçoso. Ele é um dos cães braquicefálicos e, graças a essa característica, possui certa dificuldade para respirar. 

Por isso, o Pug não se dá bem com exercícios físicos intensos e prefere passar seu tempo livre tirando uma boa soneca. Os tutores devem ficar atentos apenas para problemas relacionados à obesidade. Por isso, é sempre importante manter uma rotina de atividades físicas, mesmo que seja mais básica. 

2. Bulldog inglês

Outra raça braquicefálica (ou seja, que tem o focinho achatado) é o Bulldog inglês Uma raça muito antiga, esse pet se caracteriza pelo porte “atarracado”, com estatura baixa e membros fortes.

Apesar de ter cara de mau, esse é um cachorro extremamente amigável, sendo indicado para famílias com crianças pequenas. Assim como outros cachorros preguiçosos, possui tendência à obesidade e precisa de exercícios regulares. 

3. Bulldog francês

Outra raça muito conhecida pela fama de cachorro preguiçoso é o Bulldog francês. De pequeno porte, esse peludo é conhecido por seu comportamento dócil e por ser um ótimo companheiro. Também é uma raça braquicefálica e, por isso, evita atividades físicas muito intensas. 

O Bulldog francês, entretanto, é um pouco mais brincalhão que os outros cães dessa lista. Gosta de passar bons momentos com sua família e adora atividades dentro de casa. Porém, também é fã de uma boa soneca e de receber cafunés demorados. 

4. Basset hound

Com orelhas caídas e olhos bem grandes, o Basset hound é a cara da preguiça. Conhecido por seu corpo alongado e pernas curtas, essa raça possui algumas limitações físicas.

basset hound na grama

Assim, exercícios em excesso podem ser perigosos, já que, muitas vezes, forçam a coluna do cãozinho. Por isso, o Basset Hound prefere uma boa soneca ao lado do seu tutor. A recomendação é realizar atividades leves, como caminhadas diárias, para evitar o sobrepeso. 

5. São Bernardo

Não são só os pets de pequeno porte que são preguiçosos. Alguns grandões, como o São Bernardo, também adoram tirar cochilos gostosos. Natural dos Alpes suíços, essa raça é conhecida por ser muito dócil e extremamente fiel à sua família.

Mesmo que não seja grande fã de exercícios físicos, o São Bernardo precisa de atividades moderadas, como caminhadas diárias. Por isso, pelo menos uma vez ao dia, tente espantar a preguiça do peludo e saia com ele para uma voltinha. 

6. Chow Chow

Alguns tutores afirmam que o Chow Chow tem “alma de gato” — não gosta de atividades físicas e adora uma boa soneca. Considerada uma das raças mais antigas do mundo, o Chow Chow se destaca por sua pelagem fofa e abundante.

Fiel e muito tranquilo, costuma ser uma raça bem independente. Porém, é importante estabelecer uma rotina de exercícios leves, como caminhadas frequentes. 

7. Shih-tzu

O Shih-tzu é um pet de pequeno porte, que se destaca por seus pelos longos e macios. Seu nome em chinês significa “pequeno leão”. As semelhanças com esse felino vão muito além da aparência física, uma vez que esse bichinho é um cachorro preguiçoso, assim como o próprio rei da selva. 

O Shih-tzu não é fã de atividades físicas e, geralmente, evita exercícios. Como também é braquicefálico, o esforço excessivo deve ser evitado. Entretanto, algumas atividades leves são necessárias para evitar o sedentarismo. 

8. Pequinês

Considerado um dos menores cachorros do mundo, o pequinês também está na lista dos pets que adoram ficar “sem fazer nada”. Pequeno e muito tranquilo, esse pet se adapta muito bem aos apartamentos. 

pequinês nos braços de pessoa

Como as outras raças com focinho achatado, deve evitar os exercícios intensos. Não que isso seja difícil, já que o cachorro Pequinês gosta mesmo é da calmaria. Atividades leves são necessárias, e o ideal é estabelecer uma rotina de exercícios junto a um veterinário. 

Agora você já sabe tudo sobre algumas das raças de cachorros preguiçosos mais conhecidas. Vale lembrar que nem sempre os bichinhos vão atender às expectativas para a raça. Afinal, cada pet tem suas particularidades. Para mais curiosidades sobre animais de estimação, continue explorando o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog