Cachorro sente saudade? Como voltar ao trabalho após os dias em casa

Postado por PETZ, em 24/09/2020

Cachorros
Cachorro sente saudade? Como voltar ao trabalho após os dias em casa

Os dias de férias ou home office trazem uma vantagem: passar bons momentos com seu peludo! Mas, com o fim dessa etapa, logo será necessário voltar à rotina. Pensando nisso, muitos tutores têm se perguntando como regressar ao trabalho sem prejudicar seu amigo. Será que cachorro sente saudade do seu tutor? 

cachorro tristonho

Se você está preocupado com a saúde do seu pet, continue lendo. Aprenda se os cachorros sentem saudade e como sair de casa sem ferir os sentimentos do seu amigo! 

Cachorro sente saudade? O que diz a ciência?

Não são só os tutores que se perguntam se cachorro sente saudade. Esta é uma dúvida que também intriga cientistas de todo o mundo. E de acordo com essas pesquisas, é possível dizer que sim, os cães sentem falta de seus tutores! 

Esse fato ficou claro em um estudo realizado por uma universidade japonesa. Nele, pesquisadores constataram que o nível de oxitocina aumenta nos peludos quando eles trocam olhares com seus tutores. Ou seja, pode ser que o cachorro morre de saudade do tutor.

Também chamada de hormônio do amor, a oxitocina é responsável pela sensação de prazer, sendo liberada quando estamos próximos a alguém querido!  Entretanto, especialistas afirmam que mesmo assim, não é certo afirmar que cachorro com saudade é um fato. Esses sentimentos são um tanto complexos, e projetá-los nos peludos pode ser um equívoco.

Voltando à rotina 

Se você está em casa há algum tempo, provavelmente já se acostumou à agradável companhia do seu amigo de quatro patas. Porém, em um momento é necessário voltar à rotina, e o pet pode estranhar essa mudança. 

Estudos demonstram que após passar um período em casa com seus tutores, os cães realmente alteram seu comportamento. Dessa forma, eles podem sofrer com a volta do trabalho externo. Por sorte, alguns passos simples podem evitar problemas de ansiedade e não deixar o cachorro com saudade do dono

cachorro cabisbaixo

1. Acostume seu pet aos horários regulares

Ficar em casa pode bagunçar nossos horários, mesmo em casos de home office. E os pets  percebem essa diferença. Por isso, voltar aos horários normais é uma ótima ideia para quem quer reacostumar o amigo a ficar sozinho.

Especialistas afirmam que ter uma rotina é essencial para controlar um cachorro com saudade e sintomas de ansiedade. Assim, tenha uma agenda organizada, com hora para comer, brincar e passear. Dessa forma, aos poucos, o pet vai se lembrar que ficar algumas horas sozinho não é tão ruim assim. 

2. Saia de casa nos horários antigos

Seu amigo pode não saber olhar no relógio, mas ele consegue perceber as mudanças em uma rotina. Isso ocorre graças ao ritmo circadiano, termo utilizado para o relógio biológico que acostuma o organismo a certos ritmos. 

Por isso, uma boa forma de voltar seu amigo à antiga rotina é sair de casa nos horários antigos. Mesmo que seja por alguns minutos, seu amigo logo se acostumará aos momentos de despedida. 

3. Pratique o reforço positivo

O reforço positivo é uma ótima maneira de estimular o bom comportamento do seu pet. Assim, praticá-lo pode ser de grande ajuda na hora de voltar à rotina! Sempre que regressar à casa após um momento fora, ofereça um petisco ou um agrado a seu peludo. 

Porém, o reforço só deve ocorrer após o pet já ter se acalmado e não demonstrar sintomas de ser um cachorro que sofre de saudade. Espere que a ansiedade passe e, quando ele estiver mais tranquilo, dê um petisco e faça um carinho! Dessa forma, ele irá perceber que não há motivo para ficar agitado durante o reencontro! 

4. Invista no enriquecimento ambiental 

Oferecer atividades para seu pet é essencial, especialmente durante os momentos de ausência. Acessórios e brinquedos distraem o peludo, além de estimularem exercícios e uma rotina saudável! 

Sem atividades, não só o cachorro sente saudade como poderá ficar entediado e estressado. Por isso, construa um ambiente estimulante para seu amigo! 

5. Tenha um momento para matar a saudade

Voltar à rotina de trabalho pode ser cansativo. Entretanto, é importante criar momentos nos quais você possa se dedicar exclusivamente a seu filho de quatro patas. Essa é a oportunidade de matar a saudade do seu peludo, demonstrando para ele que apesar da distância, seu amor continua o mesmo!

Percebendo um problema

A ciência ainda está descobrindo se cachorro sente saudade. Entretanto, especialistas alertam sobre os perigos da ansiedade de separação. Esse transtorno é caracterizado pelo comportamento inquieto dos peludos na ausência do seu tutor.

Apesar de ser relativamente comum, veterinários reforçam que se trata de um problema sério, que pode trazer prejuízos para a saúde do cão. Assim, se estiver lidando com um cachorro que fica doente de saudade, procure ajuda de um veterinário. 

cachorro olhando a janela

Se durante a volta à rotina você precisar de acessórios para seu peludo, procure a Petz! Em nossas lojas você encontra tudo para tornar seu lar um espaço confortável, divertido e saudável para seu melhor amigo. Busque a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *