Cães

Conheça algumas raças de cachorros bravos

Publicado em 19 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Por mais que a raça não defina completamente o temperamento de um cachorro, algumas apresentam características comuns com mais frequência. Hoje, você vai conhecer cinco raças conhecidas por representarem cachorros bravos.

filhote de chow chow.

Porém, vale dizer que o comportamento do cachorro pode variar muito de acordo com a criação, o dia a dia e a personalidade do pet. Por isso, não se surpreenda se um Pitbull for muito sociável com estranhos, por exemplo.

Pensando nisso, preparamos este artigo exclusivo com informações sobre cachorros bravos e algumas raças conhecidas por essa característica. Entretanto, é importante lembrar que o comportamento nem sempre está exclusivamente atrelado à raça de um cachorro. Confira abaixo.

Chow Chow

Com uma aparência fofinha, semelhante a um urso, o Chow Chow pode ser um cachorro temperamental em algumas situações. Antigamente, a raça era criada para a proteção do território e para a caça. Assim, esses peludos chineses podem ser cachorros bravos quando se sentem inseguros.

Além disso, o Chow Chow é conhecido pela inteligência, o que faz dele um cão com personalidade bem forte. Outro detalhe é que essa raça não gosta muito de contato físico. Porém, por mais que não seja muito fã de carinho, é bem protetora com as pessoas que ama.

Presa Canário

O Presa Canário, ou o Dogo Canário, é uma raça originada nas Ilhas Canárias, na Espanha, por isso, recebe esse nome. Por ter um grande instinto territorial, é conhecido como ótimo cão de guarda.

Com certeza, o porte grande e musculoso é bem intimidante, o que faz com que a fama entre cachorros bravos seja facilmente justificada. Além disso, é muito desconfiado e não costuma se dar bem com outros animais.

Entretanto, se o pet recebe o carinho e o adestramento adequado desde filhote, ele se adapta facilmente à família. Assim, os tutores ganham um companheiro extremamente valente, fiel e com bom comportamento para a vida inteira.

Alaskan Malamute

Essa é uma das raças mais fortes do mundo. O Alaskan Malamute, ou simplesmente Malamute do Alaska, é um cão com um grau de parentesco muito próximo ao lobo. Além disso, ele era usado para a caça de animais selvagens em regiões árticas, por isso, prefere lugares frios.

Por mais que cachorros dessa raça possam ser bem sociáveis, os Malamutes também têm tendência a desenvolver uma personalidade muito dominante. Assim, se não forem acostumados a lidar com estranhos desde filhotes, podem acabar se tornando cachorros bravos e desconfiados.

No geral, os Malamutes gostam de correr e se divertir bastante. Se os tutores não se importarem com alguns uivos, esse pet vai proporcionar muitos momentos de alegria.

malamute do alasca na neve.

Doberman Pinscher

Dar de cara com um grandalhão esbelto e com cara de mau, como o Doberman Pinscher, pode ser uma experiência e tanto. Isso porque as características físicas dele o tornam bastante imponente.

Não é só isso, já que o Doberman é conhecido por ser um excelente cão de guarda. Os instintos antigos de caça podem significar que, muitas vezes, os cachorros dessa raça vão ser bem cautelosos com desconhecidos.

Entretanto, a raça também é conhecida por ser bastante apegada aos tutores. Se receberem amor e carinho na medida certa, os Dobermans vão se mostrar os amigos que qualquer um gostaria de ter por perto.

Rottweiler

O Rottweiler também é uma raça que pode apresentar uma variação de comportamento, porém, assim como o Pitbull, essa mudança só acontece se o animal for criado em um ambiente hostil e inadequado. Caso contrário, é um cão extremamente companheiro e amigável.

A raça Rottweiler possui um corpo robusto e passa a impressão de ser um cão bravo, por isso, é muito desejada com uma opção de cão de guarda. Portanto, os cães dessa raça são fortes e ágeis, tendo sido utilizados para proteger rebanho na Alemanha por muito tempo.

Apesar da fama de bravos, os cães dessa raça são considerados bastante dóceis se bem socializados desde a infância, o que faz com que eles gostem de interagir com outros membros da família, inclusive crianças.

Pitbull

Ao falar de cachorros bravos, os Pitbulls são os primeiros a vir à nossa mente, não é mesmo? Isso porque muitas concepções equivocadas estereotipam o animal como um cachorro raivoso.

Quando criado em ambiente hostil, o Pitbull realmente pode desenvolver uma personalidade com traços de desconfiança e hostilidade. Porém, se receber a devida atenção, esse bonitinho pode ser uma grande companhia para o dia a dia.

Muito fortes e musculosos, os Pitbulls são considerados grandes atletas. Assim, tutores que gostam de praticar esportes vão se dar muito bem com esses pets, afinal, eles se tornarão companheiros de qualquer passeio que envolva exercícios.

dois pitbulls brincando juntos.

As raças mencionadas neste texto são conhecidas por apresentarem uma quantidade considerável de características de cachorros bravos. Porém, com muita dedicação e amor, qualquer animal  pode ser muito simpático e sociável.

Se você gostou da nossa lista e quer ler mais conteúdos como este, não deixe de dar uma olhada no nosso blog. Agora, se o que quer é comprar alguns mimos para o seu cachorrinho, venha dar uma olhada no site da Petz! Por lá você encontra tudo o que precisa para o seu animalzinho.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog