Calopsita fêmea canta ou não canta? Descubra!

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 12, 2021

Animais Silvestres
Calopsita fêmea canta ou não canta? Descubra!
Tempo de leitura: 3 minutos

Quem demonstra interesse em adquirir essa ave pode acabar recebendo muitos conselhos. Entre eles, um dos mais recorrentes é a recomendação de levar para casa um macho, uma vez que ele seria mais propensos à fala e ao canto. Será? A seguir, descubra se calopsita fêmea canta e como ajudá-la a soltar a voz.

calopsita parada

Mito ou verdade: só a calopsita macho canta?

É mito que apenas as calopsitas machos sejam capazes de imitar sons. De acordo com o senso comum, isso seria resultado de as fêmeas serem mais tímidas e silenciosas do que eles. 

Porém, conforme explica a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, mais importante que o sexo para definir o comportamento extrovertido é a idade. Quanto mais jovem é a ave adquirida, maior é a chance de sucesso ao treiná-la e ver a calopsita fêmea cantando.

Isso ocorre pois, ao contrário do que acontece com certas espécies de pássaros cujo canto é natural, essas aves aprendem a cantar e a imitar. Ou seja, a calopsita que canta é macho ou fêmea repetindo os nossos sons como forma de se comunicar conosco. 

Sendo assim, a fim de que imitem o tutor e as músicas ensinadas por ele, é preciso que exista um vínculo entre os dois. Esse vínculo é formado com mais facilidade quando a calopsita é adquirida ainda filhote, o que explica a importância da idade. É possível sim ter uma calopsita fêmea que canta!

Saiba mais sobre o canto da calopsita

Independentemente do sexo, o fato é que ao contrário dos canários, as calopsitas não são grandes cantoras. Na verdade, como psitacídeos, elas estão mais próximas dos papagaios, cujo aparelho fonador é adaptado para a imitação de sons. 

Outros fatores que ajudam uma calopsita fêmea que fala e canta são sua inteligência, capacidade de memorização e relativa complexificação social. Ao contrário de seus “primos” de maior porte — papagaios —, o timbre delas possui poucos harmônicos. 

Além disso, o bico menor reduz a ressonância do som. Por isso mesmo, a voz da calopsita cantando sendo fêmea ou macho é mais fininha e delicada. É importante ter isso em mente para alinhar as expectativas.

calopsita recolhida

Como ensinar calopsita fêmea a cantar

A técnica para ensinar uma calopsita fêmea a cantar é a mesma utilizada para os machos. Como já dissemos antes, adquirir a ave ainda filhote é importante para criar um vínculo, o que estimula e facilita o aprendizado. 

Nesse sentido, procure interagir desde cedo com a calopsita, sempre de maneira positiva e respeitando o espaço e a disposição do pet. 

Felizmente, de acordo com a Dra. Mariana Pestelli, uma vez que a calopsita já criou um vínculo com o tutor, não é complicado ensiná-la a cantar. Confira algumas dicas para o treinamento:

  • Escolha um momento em que a calopsita esteja tranquila, alegre e bem disposta;
  • Comece assobiando melodias fáceis e curtas. O assobio de calopsita fêmea pode sair mais fácil quando o próprio tutor reproduz o som de maneira simplificada;
  • Ajude a tornar o treinamento mais prazeroso, recompensando a calopsita pelos acertos;
  • Seja paciente e não insista caso a calopsita dê sinais de estresse ou cansaço;
  • Faça sessões de treinamento curtas, com duração de até 10 minutos por vez;
  • Não grite com a calopsita. Quanto mais estressada ela ficar, mais difícil será para ela aprender a cantar.

Apesar de extremamente espertas, inteligentes e de seu temperamento forte, as calopsitas possuem uma saúde delicada. Durante o treinamento, fique atento aos sinais de estresse. Ao perceber que a ave não quer mais interagir, encerre o treinamento imediatamente. 

calopsita de perfil

Viu só, a calopsita fêmea canta sim! E se precisar de ajuda a Petz está pronta para atender. 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *