Cachorros

Como acalmar cachorro que quer cruzar: machos e fêmeas

Publicado em 14 de julho de 2020

Tempo de leitura: 4min

Ainda que muitos veterinários recomendem a castração, a decisão final sobre fazer o procedimento é sempre do tutor. Para quem opta por não submeter o pet à cirurgia, o cotidiano com o cachorro traz algumas dúvidas e desafios. Por exemplo, saber como acalmar cachorro que quer cruzar quando o intuito não é permitir a monta. 

casal de labradores

Conversamos com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas da Petz, sobre o que fazer para evitar a prenhez indesejada e, ao mesmo tempo, garantir o bem-estar de cachorros e cadelas. Portanto, continue lendo para saber tudo sobre como acalmar cachorro que quer cruzar.

Cadela no cio: principais sinais

Diferentemente do que ocorre com seres humanos do sexo feminino, o cio da cadela não tem uma data certa para acontecer. Após o atingimento da maturidade sexual e a ocorrência do primeiro cio, o evento pode se repetir em intervalos entre 6 a 12 meses. No entanto, não existe um período específico sobre quanto tempo dura o cio de uma cadela.

Além disso, entre os possíveis sinais de cadela no cio, isto é, na fase do ciclo estral (conhecida como estro), em que a cachorra se torna permissiva ao macho para monta, estão:

  • Carência e maior necessidade de atenção;
  • Agitação e inquietação;
  • Atração dos machos,
  • Lambedura genital.

Em alguns casos, cachorro no cio também pode apresentar sinais de agressividade. Lembrando que antes de entrar no cio propriamente dito, o início da estimulação hormonal, desencadeada no proestro, já provoca sintomas físicos, como aumento de volume vulvar, vermelhidão ou escurecimento da vulva e liberação de secreção sero-sanguinolenta. 

Como acalmar cadela no cio?

As alterações hormonais características do cio tornam o período bastante delicado para cachorrinhas e tutores, ainda mais quando o objetivo é impedir a monta. Pensando nisso, o Dr. Ítalo separou algumas dicas sobre como acalmar cachorro que quer cruzar:

  1. Evite deixar a cadela visualizar outros animais pela janela. “Estímulos visuais desempenham funções excitatórias”, diz o veterinário;
  2. Evite passeios em locais movimentados, com a presença de outros cães. Além do estímulo visual, o estímulo olfativo também contribui para deixar a cadela agitada;
  3. Florais e fitoterápicos podem ser utilizados para acalmar o pet, desde que sejam recomendados por um veterinário;
  4. Não permita que a cadela fique muito próxima a portas, portões e janelas. “Algumas cruzas indesejadas ocorrem por portões fenestrados”, diz Dr. Ítalo,  
  5. Mantenha uma alimentação balanceada e uma rotina saudável. Com estímulos físicos e cognitivos, não é necessário fazer mudanças específicas para o período do cio de cachorro.

cachorro se divertindo na grama

Cachorro querendo cruzar: o que fazer?

Ao contrário das cadelas, os cachorros (machos) não passam por alterações hormonais relacionadas ao ciclo reprodutivo. No caso deles, o estímulo para a monta é a presença de uma fêmea, especialmente quando esta encontra-se no cio. 

Por isso mesmo, para acalmar cachorro que quer cruzar, a única maneira é “evitar contato visual para reduzir o nível de ansiedade, bem como evitar que fêmeas no cio fiquem próximas a ele, pois elas liberam feromônios responsáveis por deixar o macho excitado”, diz o veterinário.

Também é importante destacar que, segundo o Dr. Ítalo, ainda que uma alimentação e um estilo de vida saudáveis sejam importantes para todos os cães, em qualquer fase da vida, esses fatores não têm uma relação direta com o comportamento deles na presença de cadelas no cio. “É uma característica intrínseca do indivíduo”, esclarece o especialista.

Como tirar o cheiro de cadela no cio?

Os feromônios liberados pelas cadelas durante o cio são os principais responsáveis pela excitação de cães nas proximidades. Por isso mesmo, muitos se perguntam se não haveria um jeito de eliminar ou ao menos disfarçar o odor da fêmea, a fim de não atrair a atenção dos machos.

Na internet, é possível encontrar sites que recomendam o uso tópico de produtos com cheiro forte — como Vick Vaporub — para “despistar” os machos. Dr. Ítalo, porém, não recomenda o uso de medicações tópicas ou orais. 

Além de ineficazes, elas ainda podem aumentar o estresse num período já bastante delicado para as cadelas, sem contar o risco de desencadear alergias e outros problemas de saúde. 

Se você não sabe quanto tempo dura o cio da cadela e não tem a intenção de permitir a cruza, o veterinário diz que a única maneira de evitá-la é manter macho e fêmea afastados. Outros métodos, como o uso de fraldas nas fêmeas, são ineficazes, e dependendo de como são usados, colocam em risco a saúde da cadela.

casal de cachorros

Depois de conferir como acalmar cachorro que quer cruzar, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog