Bem-Estar

Como adestrar um Labrador filhote de 3 meses? Entenda

Publicado em 28 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você sabe como adestrar um Labrador filhote de 3 meses? Independentemente da raça do seu amigo de pelos, ensiná-lo bons comportamentos é uma peça fundamental para um companheirismo saudável. Afinal, ninguém gosta de ficar limpando o chão porque o animalzinho fez xixi no lugar errado, não é mesmo?

Filhote de labrador sentado no chão de madeira enquanto recebe carinho.

Mesmo o Labrador, uma raça conhecida por ser disciplinada, precisa de uma ajuda na hora de se ambientar. Se você estiver em dúvida sobre como adestrar Labrador, continue lendo o conteúdo abaixo.

Por que adestrar o Labrador?

Ativos, brincalhões, grandes nadadores e cheios de energia, os Labradores são companheiros ideais para quem tem espaço e tempo para dispor. Justamente por essas características, entender como adestrar um Labrador filhote de 3 meses é tão importante.

Sem nenhuma disciplina, o descontrole é quase certo porque eles tendem a sair do controle e “destruir” tudo o que está pela frente. Sabe aquela imagem de um cachorrinho segurando o chinelo em pedaços com cara de pidão? Então, essa cena descreve direitinho os Labradores.

Além disso, por serem cães inteligentes, é comum que aprendam os comandos rapidamente. Inclusive, se o seu animalzinho tiver o instinto de líder da matilha, o adestramento torna-se ainda mais fácil.

Existe idade ideal para adestrar um Labrador?

Na verdade, é possível adestrar os Labradores filhotes e já crescidos. Porém, quanto mais velhos forem, menores são as chances de um resultado 100%.

Os costumes e as preferências já estão enraizados, por isso tende a ser mais difícil deles entenderem o que não pode. Nesses casos, o treinamento de Labrador pode ser um grande desafio.

Afinal, até para nós, é difícil desprender de um hábito ou uma ideia. Se você está acostumado a tomar café todas as manhãs, provavelmente, não será fácil deixar de ter esse costume, não é mesmo? Isso também acontece com os nossos amigos de pelos.

Filhote de 3 meses

Aprender como adestrar um Labrador filhote de 3 meses é uma tarefa bem mais simples. Isso porque ele já desmamou e está aprendendo a conviver com você. 

Para adestrar um Labrador, existem alguns pontos fundamentais para o animalzinho ter um bom comportamento. Afinal, se ele se torna sociável, aprender os comandos mais simples fica mais fácil. A seguir, explicamos em mais detalhes.

  • Sociabilizar: é normal que o seu amiguinho se assuste e fique acuado na primeira vez que estiver na sua casa, já que tudo é uma grande novidade para ele. Por isso, um passo importante no adestramento de Labrador é a socialização do cachorrinho com o ambiente e a família. Assim, é essencial fazer com que ele vivencie algumas situações cotidianas para não ter medo ou atitudes agressivas quando ficar adulto;
  • Ensinar comandos básicos: assim que o seu companheiro estiver ambientado, o ensinamento de comandos é o próximo passo. Por meio da repetição, você conseguirá mostrar para o seu filhote que existe uma recompensa — petiscos — se ele ficar parado quando você pedir, fazer xixi no lugar certo, entre outras tarefas diárias.

Filhote de labrador com pelagem clara, deitado no chão de madeira enquanto olha seu tutor.

Como adestrar um filhote em casa?

Existem profissionais especializados na tarefa de como treinar o Labrador, mas você também pode fazer a sua parte em casa, ensinando o seu “pequeno gigante” a se comportar. 

Você está interessado em algumas dicas para ensinar o seu cãozinho a fazer as necessidades no lugar certo, passear sem nenhum imprevisto e ficar sem pular nas visitas? Então, não deixe de ler o que explicamos logo a seguir.

Para fazer as necessidades no lugar certo

Este é um dos comandos mais básicos na hora de adestrar um cachorrinho, e ensinar essa tarefa não é tão difícil. Se você quiser que o seu filhote faça as necessidades em uma fralda, mostre onde ele deve ir, dando um biscoito e fazendo carinho cada vez que ele obedecer.

Essa é uma forma de mostrar para ele que essa atitude é certa. Porém, lembre-se que é normal o filhote fazer as necessidades em casa até seis meses. Por isso, ainda não é o momento de ensiná-lo a passear e fazer xixi na rua.

Para passear

Depois que o seu companheiro já tiver tomado as vacinas necessárias, é o momento de apresentar o mundo para ele. Em outras palavras, sair para passear e ambientá-lo a outras pessoas.

É normal que o seu pequeno companheiro tenha medo, não queria sair de casa e se sinta acuado. O seu papel é mostrar que ele está seguro, tentando sempre acalmá-lo.

Agora, se a sua bola de pelos for mais agitada, lembre-se que a guia da coleira precisa estar sem folgas, ensinando que ele precisa andar junto de você. Caso o seu Labrador já tenha aprendido os comandos “junto” e “aqui”, o processo fica bem mais fácil.

Para não pular

Como cães ativos, os Labradores adoram correr e pular, principalmente em visitas que os agradam. Mas esse excesso de alegria pode assustar as pessoas, sendo até um incômodo, por isso é essencial ensiná-los a controlar esse impulso.

Inclusive, pode até ser perigoso derrubar uma criança pequena, mesmo que eles adorem esses companheiros pequeninos. A dica para controlar os Labradores é treinar os comandos “fica” e “senta” de cinco a dez minutos, todos os dias, dando petiscos e carinho como recompensa. Uma hora ele se acostumará.

Filhote de labrador com pelos claros, sentado no chão de madeira escura e dando a pata para o tutor.

Para garantir que essa experiência seja ainda mais gratificante, você pode contar com o adestramento especializado da Cão Cidadão.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog