Comportamento

Saiba como ensinar gato a usar arranhador com dicas simples e práticas

Publicado em 24 de dezembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Os gatos amam arranhar. Esse hábito faz parte do instinto dos felinos e ajuda esses animais a demarcar território. Por isso, os arranhadores estão entre os acessórios mais importantes na vida desses pets. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ensinar gato a usar arranhador.

O arranhador também serve para aparar a unha dos bichanos, que se sentem bastante incomodados caso elas estejam grandes. Essa é uma ação natural, que renova as camadas velhas e superficiais das unhas, afia as garras, alonga os músculos e ajuda os gatos a relaxarem.

unha de gato 2

Qual é a importância do arranhador para os gatos?

Além dos benefícios já mencionados, uma curiosidade é que os gatos deixam o odor das glândulas no objeto que eles arranham. Por isso, eles sempre voltam ao mesmo local para repetir a ação. Com isso, reforçam o odor e marcam novamente o território.

Esse instinto é extremamente benéfico para a saúde emocional e mental dos bichanos. Portanto, é importante deixá-los livres para essa prática, ensinando apenas que existem locais corretos para ela. O adestramento de gatos é importante para ensinar a eles sobre uma vida alegre e disciplinada.

Tenha paciência ao começar os testes

Normalmente, a maioria dos gatos se interessa por objetos de forma natural e por iniciativa própria. No entanto, alguns bichanos podem estranhar brinquedos e outros instrumentos novos em casa, podendo até não gostar do arranhador. Apesar disso, saiba que é possível ajudar esses pets a se habituarem ao item.

Para adestrar gato a usar o arranhador, é importante ter paciência. Você deve educá-lo e ajudá-lo na adaptação. Use o arranhador e tente prender a atenção do pet no objeto. Faça barulhos arranhando e brinque junto para introduzi-lo às novas práticas. Mostre o quanto esse item pode ser divertido.

Respeite as preferências do pet

Afinal, como ensinar gato a usar arranhador? A primeira coisa é perceber qual é a preferência do pet e em qual posição ele prefere arranhar os itens, pois existem arranhadores verticais e horizontais. Então, para acostumar o bicho com facilidade e despertar o interesse pelo acessório, é importante se atentar a isso.

como fazer arranhador para gatos de papelao2

Para saber como educar gato em relação a essa questão, a dica é observar o sentido dos arranhões nos objetos da casa. Isso vai ajudar na compra assertiva do arranhador, evitando que o pet ignore o item.

Capriche na escolha do local onde o arranhador será colocado

Levando em conta que os gatos arranham como forma de demarcação de território, a médica-veterinária da Petz, Dra. Beatriz Alarcon, diz que deixar o arranhador em um espaço escondido da casa é o mesmo que não oferecer o acessório ao felino. No entanto, é importante não deixar o arranhador em um local movimentado.

“Esse é um momento de prazer e relaxamento para o gato. Deixar o arranhador em um local de passagem pode gerar estresse para o animal e fazer com que ele perca o interesse pelo brinquedo”, explica a Dra. Camille Oliveira. Observe os móveis da casa que o gato mais costuma arranhar e procure deixar o item próximo a eles.

Aposte na erva-de-gato

Para os bichanos que não estiverem interessados no item, é necessário tentar chamar a atenção para o acessório. Uma das formas para educar gato quanto ao uso do arranhador é apostar em uma erva feita a partir da Nepeta cataria desidratada.

Se você se pergunta como ensinar gato a usar arranhador, saiba que essa erva serve para atrair o animal e estimular os instintos. É possível encontrar versões dela em spray, o que facilita a aplicação no arranhador e o atrai para o objeto.

Seja criativo e chame a atenção do gato para o arranhador

Use a criatividade para chamar a atenção do gato para o arranhador. Por exemplo, você pode prender fitinhas ou um ratinho de pano no acessório. Também pode colocar outros brinquedos e guloseimas próximas ao item. É importante deixar o odor do bichano no item para ele se interessar em voltar no objeto.

Entre as melhores dicas para aprender como ensinar gato a usar arranhador com criatividade, está colocar o novo item próximo aos móveis da casa que o pet mais arranha. Isso pode ajudá-lo a identificar o objeto mais rápido.

Dê prêmios ao pet sempre que ele usar o arranhador

Se você quer saber como educar gato filhote ou adulto, saiba que os petiscos são indispensáveis no processo do adestramento. Sempre que você perceber que o pet utilizou o arranhador, tente parabenizá-lo com reforços positivos, como aperitivos, carinhos, guloseimas ou outras coisas que o gatinho gosta.

Os snacks são ótimas opções porque, além de divertirem o pet e fazê-lo ficar orgulhoso, são nutritivos e saborosos, auxiliando uma alimentação adequada e o relaxamento mental do bichano.

Escolha o arranhador considerando os diversos modelos existentes e as necessidades do gato

como fazer arranhador para gatos de papelao

Pensar em como ensinar gato a usar arranhador implica em escolher o objeto correto para o pet. A escolha vai ser baseada no tipo de objeto que o bichano mais gosta de arranhar, como mesas, sofás, tapetes e outros. Existem arranhadores elevados, inclinados, de tapetes ou em formato de casa, por exemplo.

Que bom que você aprendeu mais sobre esse assunto com ajuda do blog da Petz. Aqui, há artigos sobre alimentação de gatos, banho, raças e outras curiosidades interessantes sobre o universo desses lindos peludos. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog