Cães

Como ensinar o cachorro a dar a pata: descubra aqui

Publicado em 24 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Quem nunca viu os cachorros dos filmes e das séries de TV darem a pata e sonhou com o momento em que seu cãozinho também consiga fazer esse truque? Saiba que esse desejo pode estar mais perto do seu alcance do que você imaginava! Para saber como ensinar o cachorro a dar a pata, algumas dicas são essenciais.

pessoa segurando pata do cachorro

 

É fundamental ter calma e paciência com o amigo peludo, já que o processo de treinamento é simples, mas trabalhoso. Quer conferir todas as dicas para ensinar o cachorro a dar a pata? É só continuar lendo este conteúdo recheado de informações que nós, do blog da Petz, trouxemos para você hoje. Vem com a gente!

Como fazer o cão obedecer aos seus comandos

Esta é uma dúvida muito recorrente. Muitas famílias têm grande dificuldade em fazer o pet atender aos comandos desejados, seja não pegar comida da mesa, seja não subir no sofá, por exemplo.

A boa notícia é que é possível reverter essa situação com alguns ajustes na relação entre o tutor e o animal, o que deve acontecer antes da sua tentativa de ensinar o cachorro a fazer alguns truques. O fato de o cachorro não obedecer aos seus comandos pode ter relação com a forma com que o animalzinho te enxerga. 

O cão descende do lobo, animal que tem o instinto de viver em bandos, em que há o respeito pela hierarquia comandada por um líder. Diante disso, é possível concluir que, muitas vezes, a desobediência dos cãezinhos é fruto de um olhar pouco respeitador do pet para o tutor. 

A melhor forma de ser visto como líder pelo cão é por meio do reforço positivo. Essa técnica é baseada na ideia de que o tutor deve desencorajar maus comportamentos e recompensar os bons. 

Com a criação desse hábito, o peludo passa a ver o tutor como alguém a quem ele deve obedecer. Tendo esse princípio como ponto de partida, a jornada de adestrar cachorro fica muito mais fácil. 

Benefícios do adestramento para os cachorros

Ter um cachorro obediente traz inúmeras vantagens para os tutores, mas você sabia que o adestramento também pode ser muito benéfico para o amigo peludo? Além de ser um momento divertido, ensinar o animal a fazer truques é uma boa técnica para controlar a ansiedade e o estresse do bichinho.

Outro ponto positivo é que o processo de deixar o cachorro treinado pode ser ótimo para fortalecer o vínculo afetivo entre cão e tutor. Lembre-se de que é importante respeitar o tempo do bichinho e saber parar quando ele estiver cansado de brincar, combinado?

Embora os filhotes tenham mais facilidade em aprender truques, vale lembrar que os cãezinhos de qualquer idade podem ser adestrados. Nesse caso, uma boa dose de persistência é essencial, já que os bichinhos mais velhos têm vícios e manias de comportamento que precisam ser reconfiguradas.

Afinal, como fazer o cachorro dar a pata?

Antes de se propor a aprender como ensinar o cachorro a dar a pata, é importante lembrar que adestrar o cãozinho requer tempo, dedicação e persistência. Por isso, se o peludo demorar um pouco para aprender a dar a pata ou a atender qualquer outro comando, não desista!

cachorro feliz

Confira o passo a passo de como ensinar o cachorro a dar a pata. Pode ter certeza de que, seguindo cada um deles, em breve, você vai sorrir ao ver o seu amiguinho dando a pata.

1 – Escolha um gesto e um comando

O cãozinho precisa estar em uma posição confortável e relaxada para atender aos seus comandos. Por isso, o primeiro passo é fazê-lo sentar. Quando ele estiver sentado, faça um gesto e diga um comando. É importante que a palavra ou a expressão escolhida seja fácil e simples, como “pata” ou “dá a pata”.

2 – Dê o petisco preferido e elogie o comportamento do pet

Assim que o cachorro estender a patinha na sua direção, ofereça um dos petiscos preferidos dele para recompensá-lo por obedecer. Palavras carinhosas de afirmação, como “parabéns” e “muito bem”, também são bem-vindas nessa etapa.

Essa é a base do reforço positivo: uma forma de aprendizagem na qual ocorre uma troca entre tutor e cãozinho. O animal cria uma associação do que ele precisa fazer a uma recompensa agradável. Assim, ele quer “acertar” várias vezes para receber carinhos e guloseimas! 

3 – Repetição é o segredo

Os mesmos gestos e comandos que mencionamos no passo um devem ser usados durante todo o processo de aprendizagem até tornar o cachorro adestrado. Agora, o segredo para fazer o cãozinho realmente aprender é repetir constantemente.

Segundo os especialistas, no processo de como ensinar o cachorro a dar a pata, o  ideal é fazer repetições diariamente, mesmo que por pouco tempo. As sessões de adestramento devem ser curtas, no máximo 10 minutos por dia, para não cansar o peludo. 

Esse é um processo que leva tempo, então é preciso controlar as expectativas. Afinal, assim como nós, cada animalzinho tem um tempo de aprendizado. Ver o cachorro dando a pata em pouco tempo pode ser um sonho, mas ele só vai aprender de verdade com repetição constante, carinho e reforço positivo.

cachorro dando a patinha
Agora que você já sabe como ensinar o cachorro a dar a pata, é hora de pôr as dicas em prática. Conte com a loja on-line da Petz para executar muito bem essa tarefa. Lá, você encontra opções de petiscos irresistíveis. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog