Bem-Estar

Como fazer cachorro dormir sozinho: dicas para acostumar o pet

Publicado em 26 de março de 2020

Tempo de leitura: 4min

Um dos primeiros desafios de quem adota um filhote pela primeira vez é como fazer cachorro dormir sozinho. A saga costuma ser mais ou menos assim: chegada a hora de dormir, o tutor até tenta colocar o pet na caminha, no cômodo de escolha. Eis que o filhote começa a choramingar, amolecendo o coração de muitos tutores. 

cachorro deitado

E lá está o cachorro dormindo no quarto ou na cama com o tutor. Mas será que isso é ruim? De acordo com a Dra. Louise Siqueira, médica-veterinária da clínica SERES, não tem problema dormir com o cachorro. “Fica a critério de cada pessoa o estilo de vida do pet, ou seja, se ele é um cão de companhia, de guarda, etc”, diz. 

No caso de cães que passam a maior parte do tempo na área externa, dormir com eles na cama pode ser prejudicial do ponto de vista da higiene. Da mesma maneira, cachorros de grande porte, que se mexem muito ou com sono leve, podem prejudicar o repouso do tutor e o seu próprio. Nessas situações, o que deve ser feito? Veja a seguir!

1. Se possível, acostume o pet a dormir sozinho desde filhote

Nós sabemos que é difícil resistir ao charme de um filhote quando ele está choramingando e com olhinhos pidões. Mas imagine um pet acostumado a dormir na cama ou no quarto com o tutor de repente ter que dormir sozinho, sem a companhia de ninguém? Deve ser muito difícil, além de atrapalhar a qualidade do sono do cachorro!

Portanto, se você não quer que o pet durma com você quando estiver mais velho — e consequentemente, maior —, o ideal é acostumar o cachorro filhote a dormir sozinho. Do contrário, será muito mais difícil acabar com o hábito. E serão muito mais noites de sono perdidas para você e para ele. 

2. Ofereça uma caminha e um cantinho aconchegante

Se ter uma caminha já é importante para os pets que dormem na cama com o tutor, que dirá para aqueles que vão dormir sozinhos! “Eles devem ter sua própria cama, em ambiente aconchegante e com algum objeto que remeta a seu tutor”, orienta Siqueira.

cachorro filhote dormindo

Na hora de escolher a caminha do cachorro, lembre-se de que o tamanho adequado é aquele que permite ao pet ficar completamente esticado, mesmo que ele prefira ficar encolhido em alguns momentos. 

Já em relação ao modelo adequado, varia muito de cachorro para cachorro: alguns gostam de camas macias e com bordas altas, outros preferem uma caminha mais dura. Seja como for, é importante que a caminha seja feita de material resistente e fácil de lavar.

3. Torne a caminha mais atraente com a ajuda de acessórios

Pelo menos no começo, colocar alguma peça de roupa com o seu cheiro na caminha do cachorro contribui em como fazer o cachorro dormir sozinho, pois ele se sentirá mais seguro. “Além disso, podem ser colocados brinquedos de pelúcia como ‘companhia’ para o pet”, diz a veterinária.

A ideia é que o pet fique o mais interessado possível na caminha. “Deve-se transformar o momento em que ele fica em sua própria cama em algo prazeroso, assim ele entende que deve permanecer lá e não na cama do seu tutor”, completa Siqueira.

4. Seja firme em sua decisão!

Mesmo proporcionando a ele uma caminha confortável, ainda é provável que o pet queira subir na cama com você. Para desestimular o hábito, o segredo é ignorar o cachorro até ele perceber que não vai conseguir o que deseja. 

Nessas horas, os cães podem ser insistentes, atrapalhando seu momento de descanso. Mas nem pense em ceder! Uma vez que você deixa o pet subir algumas vezes, ele vai entender que sempre poderá subir se insistir. Se você for firme e ignorá-lo, com o tempo ele entenderá  que deve dormir em sua própria cama.

Ah! E para os tutores que não se importam e até gostam de dividir a cama com o pet, a Dra. Louise Siqueira tem uma dica importante para evitar problemas de coluna neles: “Deve haver um fácil acesso, como rampa ou escada, que facilite a subida e a descida do pet”.

cachorro dormindo

E o seu filho de quatro patas, onde ele mais gosta de dormir? Conte para nós aqui nos comentários! E não deixe de conferir outros conteúdos do blog da Petz, como dicas de cuidados e curiosidades de animais.

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog