Bem-Estar

Como ganhar a confiança de um gato: confira todas as dicas

Publicado em 12 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Saber como ganhar a confiança de um gato é um passo fundamental no processo de adoção de um felino. A confiança é a base da relação entre tutor e pet, principalmente quando se trata dos gatinhos. Naturalmente ariscos e assustados, os bichanos podem ser difíceis de conquistar em um primeiro momento.

Gato miando para câmera

Depois de criarem uma relação de segurança e respeito com o tutor, porém, os gatos podem ser animais de estimação supercarinhosos e amorosos. Quer saber tudo sobre como conseguir a confiança de um gato? Continue lendo para descobrir todas as dicas que o blog da Petz reuniu para você!

Como ganhar a confiança de um gato: primeiros passos

Quando o assunto é como ganhar a confiança de um gato, o segredo está na paciência, no respeito e na determinação. Principalmente quando filhotes, os bichanos têm a personalidade naturalmente mais arisca e assustada por conta de seu instinto de sobrevivência.

Embora essa característica possa parecer um beco sem saída, a verdade é que existem formas de contornar a situação. Tenha em mente que esse é um processo demorado que envolve adaptação dos bichanos a um novo ambiente e a novas pessoas, o que requer uma boa dose de calma e tranquilidade.

Respeite o espaço do animal

Mas afinal, como conquistar a confiança de um gato? O primeiro passo é respeitar o espaço do animalzinho. Confiança tem a ver com respeitar os limites do outro e não forçá-lo a fazer algo que ele não quer ou para o qual ainda não está pronto. É assim para os humanos e também no relacionamento entre pet e tutor.

Por isso, se a ideia é conquistar um gato desconfiado, o melhor a se fazer é não forçar interações, mas deixar que ele venha até você quando estiver pronto. Fique no mesmo cômodo que ele, mas sem pressionar a interação. Apenas a sua presença fará com que ele se acostume aos poucos.

Os gatos também gostam de ter o próprio espaço para comer, fazer suas necessidades e brincar. Por isso, prepare o ambiente para recebê-lo, separando um cômodo ou cantinho específico da casa para os brinquedos, arranhadores, potinhos de água e comida, e outro próprio para a caixa de areia.

Dê tempo ao tempo

Para descobrir como ganhar a confiança de um gato, primeiro é importante saber que isso envolve vários fatores, como o tempo. A fase de adaptação do bichano pode durar várias semanas e meses, então, é preciso ter paciência para esperar o tempo que for necessário para o gatinho se acostumar com você.

Essa dica também é válida quando acontece alguma mudança brusca que impacte a vida dos nossos amigos peludos, como a perda de algum morador da casa, por exemplo. Ele precisará de tempo para se adaptar à nova realidade, então, é essencial não obrigá-lo a interagir, brincar ou fazer outra ação que ele não queira.

E o mais importante: lembre-se de que o gatinho vai avançar até você para interagir quando se sentir seguro, então, não tente acelerar o processo. Manter a calma e se aproximar aos poucos é essencial para evitar qualquer problema de agressividade do animal durante essa fase.

Associação positiva e petiscos

Usar a técnica de associação positiva é uma ótima resposta para saber como ganhar a confiança de um gato. Para fazer isso, é importante que o animalzinho passe a associar a sua presença a algo positivo. Como? Sempre que ele se aproximar, faça carinho, brinque com ele e ofereça pequenas recompensas.

Assim, ele vai passar a associar a sua imagem a um momento de felicidade e confiança. Uma excelente forma de fazer isso é por meio dos petiscos e/ou sachês para gatos. Você pode posicionar os petiscos no chão do mesmo cômodo que você ou oferecê-los apenas quando o peludo se aproximar mais do que o habitual.

Nesse contexto, evite dar castigos ou brigar com o gato desnecessariamente. Isso porque esse tipo de hábito vai fazer justamente o contrário do esperado pela associação positiva. O gato pode passar a associar o tutor com algo ruim ou traumático, que o deixa estressado, inseguro, acuado ou ansioso.

Tutora alimentando gato

Fazer brincadeiras para estimular o animalzinho também é muito importante na hora de entender como fazer seu gato gostar de você. Os brinquedos e atividades impulsionam a atividade cerebral dos bichanos, além de fazerem com que eles associem o tutor a um momento divertido e descontraído.

Dê amor ao gatinho

Quer saber mesmo como ganhar a confiança de um gato assustado? Dê amor a ele! Pode até parecer bobo, mas demonstrar para o pet que ele é querido pode fazer com que ele se sinta mais seguro na sua presença e comece a se aproximar cada vez mais.

Converse com o animalzinho, faça carinho no topo da cabeça e demonstre que você está ali por ele quando ele se sentir assustado. O ideal é fazer isso apenas quando o bichano oferecer liberdade e para tal, o que vai acontecer aos poucos. Do contrário, ele pode sentir que teve seu espaço invadido e ficar com medo do tutor. 

Estudar um pouco mais sobre a natureza felina, a linguagem corporal dos gatos e o comportamento felino também pode ser de grande ajuda nesse processo. Por exemplo, você sabia que a maioria dos gatos não gosta de carinho na barriga? Forçar esse tipo de interação pode fazer com que o animalzinho se afaste do tutor.

Criança com gato

Tirou sua dúvida sobre como ganhar a confiança de um gato? Aqui no blog temos também outros artigos para ajudar no processo de adaptação do bichano. Já na loja online da Petz oferecemos todos os produtos necessários para o dia a dia dos felinos, como rações, suplementos, sachês, vitaminas e outros. Acesse já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog