Cães Filhotes

Filhote de pitbull: conheça os cuidados e curiosidades sobre a raça

Publicado em 27 de dezembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

A raça Pitbull é muito amigável e faz de tudo para agradar o tutor. Mais do que isso, eles são cachorros dispostos, que sempre vão topar as aventuras dos donos. Além do mais, o filhote de Pitbull é superfofo, brincalhão e uma ótima companhia para a família toda.

filhote de pitbull

Muita gente já ouviu falar que o Pitbull é bravo. No entanto, independentemente de porte ou raça, os cachorros são frequentemente considerados companheiros, e o comportamento é adequado às experiências do tutor com eles, desmistificando essa fama.

Por esse motivo, preparamos este artigo sobre o filhote dessa raça, as características de um Pitbull filhote e alguns cuidados que os tutores devem se atentar à criação do pet. Dessa forma, você vai aproveitar melhor o cãozinho e conhecerá tudo sobre ele.

Personalidade do filhote de Pitbull

Como mencionado, apesar da fama de mau, a personalidade do Pitbull, e inclusive dos pets adultos da raça, é completamente oposta ao que se imagina. Divertido e amigável, esse é um cachorro que não mede esforços para agradar às pessoas.

Dentre as curiosidades sobre Pitbull filhote, eles possuem a fama de babá, devido à boa relação com as crianças. Então, se bem socializado e exposto a ambientes externos enquanto filhote, ele se dedicará totalmente à nova família.

Como o Pitbull é um cachorro bastante sociável e que depende muito da atenção dos tutores, é importante realizar o estímulo de atividades no cotidiano do pet. Caso contrário, o filhote de Pitbull pode ser destrutivo se não for estimulado física e mentalmente.

Mantenha o filhote de Pitbull ocupado

O Pitbull é um cachorro que gosta de mastigar quando apresenta sinais de tédio e apresenta uma mandíbula muito forte. Por isso, é importante mantê-lo ocupado e realizar a prática de exercícios, assim, o tutor garante o crescimento saudável do amigo de quatro patas.

Deixar brinquedos como mastigadores que não ofereçam o risco de serem engolidos e que não os machuquem à disposição do cãozinho é uma das maneiras de deixar o filhote de Pitbull ocupado e ativo.

A saúde do filhote de Pitbull

filhote de pitbull

Além da prática de exercícios, é necessário saber como cuidar de Pitbull filhote. Devido à falta de proteção dos pelos, uma vez que estes são curtos, esses cachorros podem pegar sarnas e desenvolver alergias. Portanto, é importante observar regularmente se a pelagem está com boa aparência.

Aliás, as unhas desses pets, como em todos os cachorros, precisam ser aparadas sempre que estiverem grandes, e os dentes, constantemente observados. Devido a fatores genéticos, o Pitbull pode sofrer de displasia da anca, luxação da rótula e mielopatia degenerativa.

Portanto, é importante levar o filhote de Pitbull para o veterinário pelo menos uma vez ao ano para consultas periódicas ou se notar o surgimento de sinais de alguma doença canina. Aliás, manter a saúde dos pets é essencial para garantir seu conforto.

Alimentação do Pitbull filhote

Para garantir a energia e os nutrientes, apostar em uma alimentação de Pitbull especial em quantidades adequadas pode conferir ao pet o bem-estar para desempenhar bem as atividades do dia a dia. Se necessário, os tutores podem falar com um especialista para receber a recomendação adequada.

É recomendado que o filhote de Pitbull apenas chegue aos lares após os primeiros 30 dias de vida, justamente por conta da amamentação por parte da mãe, que é imprescindível nesse primeiro momento. Oferecer uma ração especial e reforçada para a mãe Pitbull é essencial durante a gestação dos filhotes.

Curiosidades sobre o Pitbull

Agora que você conhece mais sobre os cuidados que devem ser tomados e suas principais características, que tal conhecer algumas curiosidades sobre o Pitbull? A raça está entre uma das mais populares ao redor do mundo e atrai a atenção de muitos tutores.

Apesar de ser uma das mais conhecidas, a raça não é cadastrada pela CBKC (Companhia Brasileira de Cinofilia) e integra o grupo de raças não reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional (FCI). Porém, no grupo constam raças similares ao Pitbull, como o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier.

Alguns países realizam eventos durante o mês de outubro dedicados a desmistificar a fama de bravo que o cão ainda possui e quebrar o preconceito em torno da raça. Essas ações ocorrem por conta do grande número de cachorros eutanasiados e a baixa quantidade de cachorros da raça adotados nos Estados Unidos.

filhote de pitbull

Como visto, o filhote de Pitbull possui características únicas, como seu companheirismo e a lealdade que tem com as famílias do lar. Para conhecer mais sobre o cachorro e outros tipos de raça, que tal acompanhar mais conteúdos exclusivos da Petz? Aproveite!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog