Gato arranhando: o que pode estar por trás do gesto

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 16, 2018

Bem-Estar
Gato arranhando: o que pode estar por trás do gesto
Tempo de leitura: 3 minutos

Além da atenção e dos gastos com as necessidades básicas dos bichanos, uma coisa que costuma pesar muito na decisão de ter ou não um gato é o fato do gato arranhando as coisas.

Isso porque, embora a alegria de ter um bichano em casa seja grande, é muito comum — e até compreensível — que eles gerem certa frustração quando destroem aquele sofá novinho em folha ou desfiam a cortina que você acabou de colocar.

A boa notícia é que não precisa ser assim! Embora arranhar faça parte do instinto natural dos gatos, saber mais sobre o assunto pode ajudar no bem-estar deles e, de quebra, ainda salvar a sua mobília.

Afinal, por que os gatos arranham as coisas?

Gato arranhando

Um fato muito conhecido sobre os bichanos é que eles possuem unhas que precisam ser gastas e afiadas de tempos em tempos, daí viria a necessidade de arranhar.

Não deixa de ser verdade. No entanto, os motivos por trás dos arranhões dos gatos vão muito além disso.

De acordo com a Dra. Beatriz Alarcon, veterinária da Petz, os gatos arranham principalmente como forma de marcar seu território, e isso de duas maneiras diferentes.

A primeira delas é a visual. Isso mesmo! Para os gatos, é importante ver os arranhões, pois eles significam que passaram pelo local. A segunda é a marcação olfativa, que ocorre graças às glândulas secretoras de feromônios presentes na região dos punhos dos bichanos. Durante a arranhadura, elas são pressionadas liberando o cheirinho deles no local.

O que fazer para que os gatos não arranhem os móveis

Considerando a importância dos arranhões para os bichanos e de que se trata de um instinto natural deles, cabe a você garantir que eles tenham sempre o que arranhar, o que assegura não só a integridade da casa, mas principalmente o bem-estar dos nossos gatos.

É para isso que existe o arranhador para gatos ! Feito especialmente para essa função, esse acessório essencial para os bichanos ainda é usado por eles para se alongar e aliviar o estresse. Confira algumas dicas de como escolher o brinquedos para gatos ideal:

  •     Escolha um arranhador de tamanho adequado para o seu gato, do contrário, ele pode começar a derrubá-lo e perder o interesse;
  •     Observe se seu gato prefere arranhar na vertical ou na horizontal e adquira um arranhador que vá de encontro à preferência dele;
  •     Nunca deixe o arranhador escondido em um cantinho. Por servir de marcação de território, ele sempre deve estar à vista, de preferência em vias de passagem;
  •     Lembre-se que arranhadores também têm vida útil e fique atento à necessidade de trocar o acessório. 

Meu gato não usa arranhador. O que fazer?

gato-arranhando

Se mesmo com arranhadores disponíveis, seu gatinho ainda assim prefere os seus móveis, o primeiro passo é verificar se os cuidados mencionados acima estão sendo tomados.

Será que o arranhador não está pequeno, desgastado ou mal posicionado? Ele está em vias de passagem?

Se a resposta para todas essas questões for sim, então é provável que o arranhador só não tenha se mostrado tão atraente para o bichano ainda. Nesse caso, uma dica é passar feromônios sintéticos que atraiam o pet para o arranhador, conhecidos como catnip.

Ao mesmo tempo, você também pode usar repelentes nos móveis que ele costuma “atacar”, conhecidos como spray para gatos nao arranhar. Lembrando que você nunca deve dar broncas em seu amigo.

Gato arranhando em excesso

Embora arranhar seja um instinto natural dos gatos, quando um bichano arranha em excesso, é bom ficar atento, pois pode ser que tenha algo de errado. Sendo assim, ao perceber que seu gato anda com as unhas muito gastas ou rachadas, ou que perdeu o interesse em outras atividades além de arranhar, procure um veterinário. É possível que seu amigo esteja estressado ou com problemas nas patas.

Quer poupar seus móveis e manter o seu gato mais saudável? Na Petz você encontra arranhadores de diversos tipos e tamanhos, além de repelentes e feromônios sintéticos que podem ajudá-lo a manter os arranhões no lugar certo.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *