Gato arranhando sofá? 5 dicas para proteger sua mobília!

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 15, 2020

Comportamento
Gato arranhando sofá? 5 dicas para proteger sua mobília!
Tempo de leitura: 4 minutos

Quando se tem um bichano em casa, encontrar o gato arranhando sofá é um tanto comum. Os bigodudos podem ser fofos e divertidos, mas adoram aprontar uma arte de vez em quando.

gato deitado no sofá

Por sorte, há formas simples de preservar seus móveis. Se você quer descobrir como evitar gato arranhando sofá, continue lendo! Separamos cinco dicas para proteger a mobília de sua casa. 

Por que gatos arranham os móveis? 

Antes de falarmos sobre como proteger os móveis, é importante entender o comportamento dos felinos. Às vezes, parece que o gato está arranhando o sofá só por diversão. 

Entretanto, há outros motivos para esse hábito. De acordo com especialistas, arranhar faz parte da natureza desses amigos de quatro patas. As principais razões para isso são: 

  • Remover impurezas e tecidos mortos das patas;
  • Lixar as unhas;
  • Desestressar;
  • Se exercitar,
  • Marcar o território.

Dessa forma, arranhar é algo muito importante para a saúde do bichano. Porém, não é necessário que isso seja feito no sofá ou em outros móveis. Há diferentes formas de brincar com o peludo. Continue lendo para aprender. 

5 dicas para evitar gato arranhando o sofá

Apesar de ser um hábito saudável para os bichanos, é possível evitar gato arranhando sofá. Seguindo as recomendações abaixo, seu peludo ficará longe dos móveis! 

1. Oferecer um arranhador

O primeiro passo para evitar gato arranhando é ter um arranhador em casa. Esses acessórios, facilmente encontrados em lojas especializadas, são feitos exatamente para os bichanos se exercitarem. 

Além de distrair a atenção do pet de seus móveis, os arranhadores são elaborados com produtos especiais, desenvolvidos por especialistas. Dessa forma, o felino pode se exercitar e cuidar de suas unhas sem estragar a mobília.

Porém, é necessário ressaltar a importância de se escolher um arranhador para gato de boa qualidade. Assim, o acessório vai durar por muito tempo, mantendo o gato distraído e saudável! 

2. Tenha um arranhador para cada pet

Os bichanos gostam tanto de arranhar porque essa também é uma forma de marcar território. Veterinários explicam que nas patinhas dos gatos há glândulas especiais, que soltam um odor característico. Assim, o felino marca aquele móvel como parte do seu pequeno reino. 

Por isso, é importante ter pelo menos um arranhador de gato para cada pet. Dessa forma, os gatos não entram em conflito pelo acessório. Caso haja uma disputa pelo arranhador, os pets podem buscar objetos distintos para marcar como seu e, com isso, logo você terá gatos arranhando o sofá e outros móveis. 

gato filhote deitado no sofá

3. Higienize o sofá com produtos específicos

Higienizar os móveis é outro ponto importante quando queremos evitar gato arranhando sofá. Isso porque, como vimos anteriormente, os bichanos deixam seu cheiro quando arranham um objeto. 

Quando percebem que sua marca está indo embora, eles tendem a reforçar o odor com novas arranhadas. Para evitar essas recaídas, é necessário tirar todo vestígio do gato das mobílias. 

A melhor forma de remover essas substâncias é através de produtos específicos, como um spray para gato não arranhar, elaborados com amônia quaternária. Essa substância tem o poder de acabar com o cheiro dos pets, deixando o sofá menos interessante para as próximas arranhadas. 

4. Deixe o arranhador mais interessante

Em alguns casos, mesmo com um arranhador em casa, o tutor ainda sofre com o gato arranhando sofá. Se esse é seu caso, saiba que é possível deixar o acessório mais interessante. 

Em primeiro lugar, observe se a localização do arranhador poderia ser melhor. Ele muitas vezes fica escondido em algum canto, longe da visão do gato. Para deixá-lo mais atrativo, tente colocá-lo em um espaço que o pet visita bastante. 

Uma boa ideia é colocá-lo perto do sofá ou comedouro. Outra dica é pendurar um brinquedo ou catnip no arranhador. Isso irá atrair a atenção do bichano para o acessório, que logo estará arranhando seu novo item favorito. 

5. Ofereça muitas atividades

É verdade que arranhar faz parte da natureza dos bichanos. Porém, muitas vezes os gatos arranham sofá ou outros móveis exageradamente pois estão entediados. Para evitar esse cenário, o ideal é oferecer muitas brincadeiras para o amigo! 

Com um ambiente rico em atividades, o pet ficará satisfeito e não terá porque arranhar o sofá por tédio. Lembre-se que brincar com gato é uma parte fundamental das tarefas de um tutor! Essa é uma forma de adestrar gato e deixá-lo felizes, tranquilo e mais saudáveis! 

As cinco dicas para gato arranhando sofá visam ajudar tutores e bichanos de diferentes perfis. Porém, se o peludo estiver com um problema comportamental grave, o mais indicado é buscar um veterinário. O especialista poderá analisar a saúde física e mental do peludo e recomendando o tratamento mais adequado. 

gato deitado no sofá

Para outros conteúdos sobre bem-estar felino, acesse o blog da Petz e tenha em primeira mão assuntos sobre o universo pet!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *