Comportamento

Gato com ciúmes de outro gato: como trazer paz para sua casa!

Publicado em 26 de março de 2020

Tempo de leitura: 5min

Muitas vezes, a chegada de um novo pet pode deixar o bichano incomodado. Alguns desenvolvem um comportamento agressivo, levando o tutor a acreditar que tem um gato com ciúmes de outro gato

dois gatinhos olhando para o céu

Mas será que nossos amigos peludos realmente sentem ciúmes? O que causa esse comportamento? Como resolver esse problema? Se você tem um gato com ciúmes de outro gato em casa, continue lendo. Preparamos um guia para ajudar a trazer paz para o seu lar!

Gatos sentem ciúmes?

Se você tem dois bichanos em casa, provavelmente já observou um dos seus filhos de quatro patas agindo de maneira birrenta, como se estivesse enciumado. Mas será que gato tem ciúmes

Especialistas mostram que, por mais que nossos amigos se mostrem ciumentos de vez em quando, é um pouco controverso chamarmos assim o sentimento do bichano. O que acontece, no caso dos gatos, é uma disputa por território, hierarquia e atenção do tutor! 

Por mais que às vezes seu filho de quatro patas pareça compreender tudo o que acontece na casa, a lógica dos pets é outra. Quando interpretamos isso como ciúmes, estamos humanizando os pets. E, dessa forma, nos afastamos de entender o que está acontecendo. 

O que causa ciúmes no gato?

Se você está com um gato com ciúmes de outro gato em casa, pode estar se perguntando o que causa esse sentimento nos felinos. Bom, primeiramente, devemos lembrar que o ciúmes é um sentimento muito difícil de compreender. Muitas vezes, até nós mesmos nos pegamos sentindo ciúmes sem entender muito bem o porquê! 

Um estudo da Universidade da Pensilvânia tentou descobrir a origem do sentimento dos nossos amigos peludos. E, segundo ele, o ciúme dos pets está associado à insegurança. Assim, especialistas acreditam que o ciúme surge quando o bichano não entende algo ou vive uma situação que é contrária à sua perspectiva de mundo. 

Entendendo o ciúme de gato

Gatos sentem ciúmes de outros gatos, sim! Para explicarmos melhor, imagine uma casa com um tutor e dois gatos. O bichano mais velho vai entender que o tutor é o líder do grupo, pois fornece a comida. Logo abaixo vem ele próprio, o gato mais velho e mais forte. E, abaixo, o bichano mais jovem, que ainda não conquistou seu lugar. 

Se o tutor oferecer um petisco primeiro para o gatinho menor, o maior vai entender isso como uma afronta! Ele vai demonstrar que está insatisfeito com a situação e exigir que as coisas voltem ao normal! O problema é que o gato mais novo também pode ter sua visão de mundo e entender a hierarquia da casa em outra ordem. 

gatinho deitado triste

Assim, os gatos vão ter ciúmes um do outro, pois vão  querer mostrar quem está acima na pirâmide da casa! Ciúmes de gato é mais complicado do que parece, não é mesmo? Mas com algumas atitudes simples é fácil ajudar seus amigos a viverem em paz!

Acabando com as brigas

Se você convivendo com um gato com ciúmes do outro, provavelmente quer que essa situação acabe o mais rápido possível! Bichanos brigões podem incomodar bastante, e um lar sempre fica mais agradável quando todos estão em harmonia. 

Para ajudar, conversamos com a Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, que deu algumas dicas para lidar com um gato enciumado. Confira abaixo para saber como resolver isso da melhor maneira e veja nosso passo a passo

  • Tenha acessórios individuais: cuidar de um pet sempre envolve ter alguns acessórios em casa. No caso dos bichanos, comedouro, bebedouro e caminha são alguns que não podem faltar. 

Para os filhos de quatro patas, especialistas indicam que não adianta tentar ensinar a dividir! O ideal é manter um item para cada bichano. Assim, você evita brigas e crises de ciúmes. 

  • Obedeça a regra da caixinha de areia: outro acessório que não pode faltar na casa de um gateiro é a caixinha de areia. A Dra. Renata explica que para o banheiro dos bichanos, quanto mais unidades, melhor. 

De maneira geral, os veterinários recomendam a seguinte regra: tenha sempre uma caixinha a mais que o número de gatos na casa. Assim, se você tem dois bichanos, seu lar deve contar com três caixas de areia. Esta é uma boa maneira de melhorar a relação entre os pets e evitar sintomas de gato com ciúme. 

  • Distribua nichos e tocas: outra dica da especialista é espalhar nichos e tocas pela casa. É uma maneira de os pets se sentirem seguros e protegidos. Com dois gatos em casa, os nichos são ótimos aliados! 
  • Invista em enriquecimento ambiental: por fim, a veterinária complementa dizendo que um dos maiores motivos para termos um gato com ciúmes de outro gato é o tédio e o estresse. 

Quando os bichanos estão calmos e distraídos, dificilmente vão querer arranjar briga! Para estimular as atividades e brincadeiras, a dica é investir no enriquecimento ambiental. 

Esse processo envolve equipar sua casa com acessórios que estimulam o pet, simulando atividades que ele encontraria na vida selvagem. São brinquedos, plataformas em diversos níveis e outros itens que todo bichano vai adorar! 

  • Considere o uso de feromônios: por fim, a Dra. Renata lembra que a utilização de feromônios pode ajudar pets com mau comportamento. Esses itens, facilmente encontrado em lojas especializadas, podem acalmar gatos estressados, ajudando-os em sua adaptação. 

Lide com o ciúmes do seu gatinho do melhor jeito com a Petz!

Assim, com as dicas acima, você provavelmente não terá mais que lidar com gato com ciúmes de outro gato na sua casa! Mas se mesmo assim seu pet estiver com um comportamento difícil, busque ajuda de um especialista. O veterinário poderá analisar o caso específico do seu filho de quatro patas e receitar um adestramento mais eficaz. 

três gatos sentados

E para encontrar todos os acessórios que seu amigo precisa, conte com a Petz! Nossas lojas são equipadas com itens desenvolvidos por especialistas, pensados para auxiliar pets e tutores. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog