5 fatos incríveis sobre a língua de gato

Postado por PETZ, em 29/04/2020

Comportamento
5 fatos incríveis sobre a língua de gato

29Amorosos e carinhosos, gatos adoram demonstrar seu afeto! Com seu jeito elegante, eles chegam em nossos pés ronronando e logo pedem um cafuné. Mas, diferentemente dos cachorros, os bichanos não são muito chegados às lambidas. E se você já levou uma linguada, percebeu que a língua de gato é um tanto curiosa. 

gato pegando petisco com a língua

Áspera e seca, essa é uma das partes mais interessantes e importantes do corpo dos felinos. Afinal, eles se lambem o tempo todo. Mas por que será que a língua de bichano é tão diferente? Continue lendo para aprender cinco fatos incríveis sobre os bichanos! 

1. Higiene em primeiro lugar

Felinos não lambem seus tutores com tanta frequência e, na verdade, talvez seja melhor assim. Afinal, apesar de serem fofos, a língua de gato é áspera e não muito agradável. 

Isso acontece porque a língua dos gatos possui uma função extra: higiene. E, geralmente, o órgão é utilizado para alimentação, sentindo sabores e auxiliando na digestão. Entretanto, os felinos utilizam também para se limpar. 

O formato único da língua de gato permite que ele retire todas as impurezas de sua pele. Pelos mortos, poeira e possíveis invasores vão embora durante o banho, garantindo uma saúde de ferro! Assim, por mais que você não goste tanto de uma lambida de gato, elas são essenciais para seu bem-estar.  

2. Lambidas de amor

Quando o gato te lambe, será que tem algo errado? Não se preocupe, seu filho de quatro patas provavelmente está bem. Aliás, se um bichano te lambeu você deveria se sentir honrado!  Especialistas dizem que este ato é sinal de grande amor e respeito. Afinal, a lambida é uma parte importante da socialização dos bichanos. 

Isso porque a mãe lambe seus filhotes, e esse hábito frequentemente passa pelos irmãos e outros familiares, que continuam lambendo aqueles que amam. Por isso, fique feliz e deixe seu bichano lambendo, mesmo que isso não seja lá muito agradável! 

gato bocejando

3. Pequenas garras

A sensação de que a língua de gato parece uma lixa não é por nada. Estudos mostram que os bichanos possuem uma anatomia única. Um estudo publicado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, indica que a língua dos gatos é repleta de pequenos espinhos, chamados papillae

Feita de queratina, o mesmo material que as unhas, a língua possui um formato semelhante ao das garras dos bichanos! A curvatura única da papillae faz com que a língua do gato seja excelente na hora de escovar pelos. Por isso, pesquisadores estão utilizando a língua de gato como modelo para novos itens de beleza. 

4. Hora de se hidratar

A língua de gato é muito importante para a alimentação e higiene do gato, mas você sabia que ela também auxilia na hora de se hidratar? Especialistas mostram que o pet utiliza a língua de forma curiosa para beber água. 

De acordo com estudos recentes, eles batem a língua na água, levantando algumas gotas. Antes que a água volte a cair, eles fecham a boca e, assim, tomam um pequeno gole. 

5. Sabores limitados

Gatos são bem exigentes em relação à sua alimentação, e há ótimos motivos por detrás disso. Estudos mostram que os bichanos podem sentir apenas alguns sabores. 

Por isso, muitas vezes um alimento muito gostoso para nós vai ser rejeitado por nossos amigos peludos. Eles simplesmente não sentem o mesmo gosto e, logo, não acham saboroso. 

Talvez seja melhor assim, afinal, é importante que o pet se alimente de produtos desenvolvidos especialmente para sua nutrição, como as rações. Aliás, um fato curioso: gatos não sentem sabores doces! 

E aí, gostou de aprender mais sobre nossos amigos peludos? Conhecer esses fatos  torna os bichanos ainda mais incríveis. Com sua língua curiosa e diferente, os felinos se limpam, alimentam, hidratam e ainda inspiram cientistas em novas criações. 

gato se lambendo

Agora que você sabe mais sobre a língua de gato, confira o blog da Petz para outros conteúdos do universo pet.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *