Comportamento

Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste: por quê?

Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste”. Essa é uma situação que já aconteceu com você? Em geral pensamos nos cães como grandes comilões. Afinal, quantos de nós já não flagramos o pet tentando surrupiar um alimento que caiu no chão acidentalmente? 

Ainda mais frequente é observar que ele faz de tudo para ganhar um petisquinho, motivo pelo qual alimentos saborosos são muito usados no reforço positivo. Daí vem a preocupação dos tutores quando, de uma hora para outra, vêem o cachorro vomitando e triste. O que pode ser?

De acordo com a Dra. Camila Lozano, médica-veterinária da Petz, a falta de apetite nem sempre tem origem patológica. Porém, se estiver associada a outros sintomas, como vômitos, procure um veterinário. A anorexia é um sintoma comum a uma série de doenças. 

Afinal, a falta de apetite sempre é sinal de problemas de saúde?

Assim como a gente, os cães também estão sujeitos a alterações no apetite no dia a dia sem que isso evidencie um problema de saúde física ou emocional. Como exemplo, um cão que costuma receber muitos petiscos ao longo do dia tende a se interessar menos pela ração na hora da refeição. 

Em dias muito quentes, alguns cachorros também podem ficar mais letárgicos, demonstrando menos interesse pela comida. “Existem algumas raças que são consideradas mais seletivas na hora de se alimentar, ou seja, elas ‘escolhem’ mais o que querem comer”, diz a Dra. Camila. 

Segundo a veterinária, o chamado apetite seletivo é mais associado às raças de pequeno porte, como Chihuahua, Maltês, Yorkshire, Poodle, entre outros. Seja como for, é importante observar se a falta de apetite não está acompanhada de outros sintomas. Além disso, fique atento para não deixar que o pet pule muitas refeições, ficando muito tempo sem comer. 

“Meu cachorro não quer comer”: quando se preocupar?

Se você já relatou “meu cachorro está vomitando e não quer comer”, sabe como a situação pode ser difícil. Um cachorro que não quer comer sempre deve ser motivo de preocupação. 

Isso porque, embora apetite seletivo não seja um problema de saúde por si só, o jejum prolongado pode evoluir para um quadro mais grave, com destaque para a hipoglicemia.

“Ocasionalmente, os pets mais seletivos até podem pular uma refeição do dia, mas mantenha sempre a atenção para observar se isso não vai virar uma rotina ou até se eles estão deixando de comer em muitos períodos”, alerta a veterinária.

Além de informar para o médico-veterinário “meu cachorro está triste e nao quer comer”, também é preciso estar atento aos sinais. Além de observar a duração do jejum, redobre a atenção se o pet apresentar outros sintomas associados à anorexia. Entre eles, podemos destacar:

  • Vômitos;
  • Diarreias;
  • Dor;
  • Febre;
  • Prostração;
  • Perda de peso,
  • Mudanças no comportamento.

“Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste”

Quando o cachorro está triste e vomitando, esses podem ser sinais de que há algo de errado com seu amigo. No entanto, todos eles são sintomas comuns a uma série de doenças. Logo, não adianta tentar diagnosticar o pet por conta própria. 

Se não quiser colocar em risco a vida do seu amigo de quatro patas, procure um médico-veterinário. Entre as causas possíveis de um cachorro com falta de apetite e triste estão verminoses, doenças virais, como parvovirose e cinomose, doenças hepáticas, doenças renais, problemas do trato gastrointestinal, obstrução intestinal, entre outros.

É importante destacar que a anorexia e o vômito nem sempre estão associados a uma doença grave. Na verdade, uma das causas mais frequentes desses sintomas é a indigestão

Cachorro vomitando, o que pode ser? Ele comeu algo diferente do que está habituado? Há quanto tempo está sem comer? Questionar-se sobre isso ajudará o veterinário a chegar num diagnóstico mais rapidamente. 

Lembrando que assim como o jejum prolongado pode levar a problemas mais graves, anorexia, vômitos e diarreias podem causar fraqueza e desidratação, que, por sua vez, podem até mesmo levar o pet a óbito.

Portanto, não deixe que o problema se prolongue por vários dias antes de buscar ajuda de um profissional. Quanto antes você fizer isso, melhor será para o bem-estar do pet. E para manter a saúde do seu bichinho em dia, encontre na Petz as melhores rações e outros itens para manter o bem-estar do seu cãozinho!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

ESPÉCIES ENDÊMICAS

O que são espécies endêmicas? As espécies endêmicas são aquelas que têm uma distribuição restrita…

13 horas ago

O QUE É O IBAMA

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi criado em…

13 horas ago

GATO PODE COMER KIWI

"Gato pode comer kiwi?". Essa é uma pergunta que pode surgir para quem tem felino…

13 horas ago

O QUE É POLINIZAÇÃO

Quando o assunto é plantas, um processo fundamental e muitas vezes subestimado governa a vida…

13 horas ago

O QUE FAZER COM OS ANIMAIS NA ENCHENTE

Prevenção: Preparando-se para possível enchente Quando se trata de se preparar para possíveis inundações, é…

13 horas ago

GATO PODE COMER ABOBRINHA?

Os gatos são conhecidos por sua seletividade alimentar e muitas vezes são vistos como carnívoros…

14 horas ago