Cães Nutrição

Meu cachorro não quer comer: o que pode ser?

Publicado em 16 de agosto de 2018

Tempo de leitura: 4min

Mais do que apenas uma necessidade do corpo, se alimentar costuma ser um grande prazer não só para nós, humanos, como também para os animais de estimação. Entretanto, é comum ouvir de tutores “meu cachorro não quer comer, o que eu faço?”. E, devido a importância da alimentação, é comum que fiquem preocupados.

Se esse é o mesmo caso do seu cão, saiba que é importante se preocupar! Isso porque, embora recusar a ração possa ser um hábito comum de cães com maus hábitos na alimentação, a falta de apetite pode ser um sintoma de diversas doenças, sendo essencial a consulta de um veterinário.

Mas, afinal, porque meu cachorro não quer comer ração?

Apetite seletivo x Falta de apetite

meu cachorro nao quer comer

Muitos tutores costumam ficar apreensivos quando seu pet decide pular uma refeição, mas nem sempre essa vontade se trata de um problema de saúde. De acordo com a veterinária da Petz, Camila Lozano, algumas raças podem ser mais seletivas na hora de comer, dificultando a escolha dos alimentos.

“Normalmente, essa seletividade está ligada à raças de pequeno porte, como Maltês, Chihuahua, Yorkshire, Poodle e outros. Já os animais de porte grande são mais “comilões” e dificilmente rejeitam seus alimentos”, diz a especialista.

Segundo ela, isso ocorre com mais frequência nos dias em que a temperatura está elevada, já que os cachorros ficam mais letárgicos e acabam perdendo o apetite. Entretanto, mesmo que a seletividade seja uma característica dessas raças, é importante ficar atento ao pet para que ele não passe mais de um dia sem comer.

Neste sentido, evite que a vontade de pular refeições, por parte do pet, se torne um hábito. Para auxiliar em momentos como esse, procure estabelecer horários para a comida e não exagere nos petiscos.

Quando deixar de comer é sinal de alerta?

Ter apetite seletivo e escolher o que quer comer é diferente do que um cachorro sem apetite, aquele que rejeita até mesmo o petisco ou ração que costumava adorar. Se isso acontecer, é sinal de que há algo de errado com o pet.

Mas não adianta tentar descobrir o problema sozinho, já que um especialista será mais certeiro e passará um tratamento ideal para o pet. Dra. Camila explica: “todas as doenças podem manifestar a falta de apetite como sintoma”, isso porque, assim como nós,  os cachorros também deixam de comer quando sentem dor, febre, enjoo e outros.

Sendo assim, se observar a presença desses ou outros sintomas — como vômitos, diarreia e falta de sede — leve seu amigo o quanto antes a um veterinário e diga a ele tudo o que aconteceu, assim você o ajudará a chegar em um diagnóstico.

Ansiedade devido a separação: ela pode estar por trás da falta de apetite

meu cachorro não quer comer

É importante saber que não são só problemas físicos que levam à perda de apetite canino. Os problemas psicológicos também são comuns em cães e podem fazer com que eles passem longos períodos sem comer.

Um problema frequente entre eles, a ansiedade por separação, faz com que muitos só se alimentem quando estão com seu tutor. Devido ao cotidiano agitado, é normal os cães fazerem suas refeições apenas durante a noite, quando o tutor chega do trabalho.

Se esse é o caso do seu amigo, uma dica é: invista em brinquedos interativos, pois o pet se divertirá mesmo longe de seu tutor e ainda poderá comer a ração. Com essa prática ele não ficará tanto tempo em jejum.

De qualquer forma, considere também buscar a ajuda de um adestrador canino, já que, além da falta de apetite, a ansiedade por separação gera muito sofrimento para o seu amigo.

Dicas para manter o apetite do cachorro

Certificar que a saúde de seu melhor amigo está em dia é o primeiro passo para evitar problemas que levem à perda de apetite. No entanto, algumas medidas realizadas em seu dia a dia também são essenciais para que o pet se alimente de maneira equilibrada.

Agora que você já sabe a resposta para “por que meu cachorro não quer comer?”, não deixe de ficar ligado aqui no blog da Petz para encontrar muitos outros assuntos interessantes para você e seu pet! Não vai ficar por fora dessa, né?

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog