Meu cachorro não quer comer: o que pode ser?

Postado por PETZ, em Atualizado em May 21, 2019

Cães
Meu cachorro não quer comer: o que pode ser?
Tempo de leitura: 3 minutos

Mais do que apenas uma necessidade do corpo, se alimentar costuma ser um grande prazer não só para nós, humanos, como também para os animais de estimação. Entretanto, é comum ouvir de tutores “meu cachorro não quer comer, o que eu faço?”. E, devido a importância da alimentação, é comum que fiquem preocupados.

Se esse é o mesmo caso do seu cão, saiba que é importante se preocupar! Isso porque, embora recusar a ração possa ser um hábito comum de cães com maus hábitos na alimentação, a falta de apetite pode ser um sintoma de diversas doenças, sendo essencial a consulta de um veterinário.

Mas, afinal, porque meu cachorro não quer comer ração?

Apetite seletivo x Falta de apetite

Muitos tutores costumam ficar apreensivos quando seu pet decide pular uma refeição, mas nem sempre essa vontade se trata de um problema de saúde. De acordo com a veterinária da Petz, Camila Lozano, algumas raças podem ser mais seletivas na hora de comer, dificultando a escolha dos alimentos.

“Normalmente, essa seletividade está ligada à raças de pequeno porte, como Maltês, Chihuahua, Yorkshire, Poodle e outros. Já os animais de porte grande são mais “comilões” e dificilmente rejeitam seus alimentos”, diz a especialista.

Segundo ela, isso ocorre com mais frequência nos dias em que a temperatura está elevada, já que os cachorros ficam mais letárgicos e acabam perdendo o apetite. Entretanto, mesmo que a seletividade seja uma característica dessas raças, é importante ficar atento ao pet para que ele não passe mais de um dia sem comer.

Neste sentido, evite que a vontade de pular refeições, por parte do pet, se torne um hábito. Para auxiliar em momentos como esse, procure estabelecer horários para a comida e não exagere nos petiscos.

Quando deixar de comer é sinal de alerta?

Ter apetite seletivo e escolher o que quer comer é diferente do que um cachorro sem apetite, aquele que rejeita até mesmo o petisco ou ração que costumava adorar. Se isso acontecer, é sinal de que há algo de errado com o pet.

Mas não adianta tentar descobrir o problema sozinho, já que um especialista será mais certeiro e passará um tratamento ideal para o pet. Dra. Camila explica: “todas as doenças podem manifestar a falta de apetite como sintoma”, isso porque, assim como nós,  os cachorros também deixam de comer quando sentem dor, febre, enjoo e outros.

Sendo assim, se observar a presença desses ou outros sintomas — como vômitos, diarreia e falta de sede — leve seu amigo o quanto antes a um veterinário e diga a ele tudo o que aconteceu, assim você o ajudará a chegar em um diagnóstico.

Ansiedade devido a separação: ela pode estar por trás da falta de apetite

meu cachorro não quer comer

É importante saber que não são só problemas físicos que levam à perda de apetite canino. Os problemas psicológicos também são comuns em cães e podem fazer com que eles passem longos períodos sem comer.

Um problema frequente entre eles, a ansiedade por separação, faz com que muitos só se alimentem quando estão com seu tutor. Devido ao cotidiano agitado, é normal os cães fazerem suas refeições apenas durante a noite, quando o tutor chega do trabalho.

Se esse é o caso do seu amigo, uma dica é: invista em brinquedos interativos, pois o pet se divertirá mesmo longe de seu tutor e ainda poderá comer a ração. Com essa prática ele não ficará tanto tempo em jejum.

De qualquer forma, considere também buscar a ajuda de um adestrador canino, já que, além da falta de apetite, a ansiedade por separação gera muito sofrimento para o seu amigo.

Dicas para manter o apetite do cachorro

Certificar que a saúde de seu melhor amigo está em dia é o primeiro passo para evitar problemas que levem à perda de apetite. No entanto, algumas medidas realizadas em seu dia a dia também são essenciais para que o pet se alimente de maneira equilibrada.

Agora que você já sabe a resposta para “por que meu cachorro não quer comer?”, não deixe de ficar ligado aqui no blog da Petz para encontrar muitos outros assuntos interessantes para você e seu pet! Não vai ficar por fora dessa, né?

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *