Quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar?

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 28, 2021

Cães
Quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar?
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar? Embora não seja unanimidade, muitos veterinários recomendam a castração dos pets ainda filhotes, antes que atinjam a maturidade sexual.

cães brincando juntos

Longe de proporcionar benefícios apenas aos tutores (que não precisam se preocupar com sangramentos e agitação, além de outras mudanças físicas e comportamentais decorrentes das alterações hormonais), o procedimento é muito benéfico para os cães. 

Nesse sentido, é comprovado que a castração ajuda a prevenir doenças graves, como alguns tipos de câncer, gravidez psicológica e infecções. Portanto, se você não tem a intenção de promover o cruzamento entre o seu pet e outro cão, considere conversar com um médico-veterinário sobre a possibilidade da cirurgia.

Por outro lado, se você deseja que sua filha de quatro patas tenha filhotes, não há problema nisso. O importante é que a procriação seja feita de maneira responsável, o que inclui saber depois de quantos dias de cio a cadela pode cruzar. A seguir, confira a resposta para essa e outras dúvidas sobre o assunto.

Quando o primeiro cio ocorre?

Na verdade, não existe uma data certinha para a ocorrência do primeiro cio. “Em média, isso acontece entre os 6 e 12 meses, com variações que dependem principalmente do porte da cadela”, explica o Dr. Rafael Passetti Cerqueira, médico-veterinário da Petz. 

Isso ocorre, pois cadelas de pequeno porte costumam ter um desenvolvimento mais rápido nos primeiros meses. Logo, costumam atingir a maturidade sexual antes das cachorrinhas de médio ou grande porte. 

A cadela no cio apresenta alguns sinais que você pode identificar mesmo na  primeira vez, então fique atento a: inchaço e vermelhidão na vulva, presença de secreção sero-sanguinolenta, lambedura genital, agitação, carência e mudanças no apetite. 

Qual é o momento certo para a cadela cruzar?

Quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar? Essa é uma questão com a qual o tutor precisa se preocupar. Ao contrário do que muitos pensam, o período marcado por secreções sanguinolentas pela vulva não é o momento certo para cruzar cadela. Conhecida como proestro, a fase do sangramento é aquela na qual diversos estímulos hormonais começam a preparar o organismo da pet para a fecundação. 

Porém, ela ainda não é permissiva ao macho nessa etapa. A fase na qual a cadelinha está apta para a cópula, permitindo a monta, é chamada de estro. Ela ocorre entre 5 a 15 dias após o proestro. 

Nesse momento, alguns sintomas da fase anterior se tornam mais discretos, como é o caso do edema vulvar. Durante o estro, a cadela também deixa de apresentar secreções sanguinolentas. O cruzamento de cachorro pode ocorrer nessa fase, que pode durar de 3 a 15 dias. 

cadelas e cães

É recomendado cruzar a cadela logo no primeiro cio?

Embora já esteja apta a acasalar e procriar, em geral, não é recomendado permitir cachorro cruzando no primeiro cio, uma vez que o organismo da mascote não está completamente forte e preparado para a gestação. 

Por isso, se você está em dúvida sobre quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, saiba que alguns especialistas recomendam aguardar até o terceiro cio para permitir o cruzamento. 

Seja como for, é importante levar a cadelinha ao veterinário para uma consulta, a fim de verificar o estado de saúde dela. Isso também vale para os machos, que devem estar saudáveis, evitando a transmissão de doenças genéticas aos filhotes.

Quantas vezes por ano a cadela entra no cio?

O intervalo entre um cio e outro varia de acordo com a cadela e de um ciclo estral para outro. Em geral, é comum ouvir que as cadelinhas entram no cio cerca duas vezes ao ano, mas isso não é uma regra.

Parte do ciclo estral, o período no qual o organismo da cadela se recupera da gestação é chamado de anestro. Esta fase é marcada pela queda na produção de hormônios pelos ovários. A duração média é de 3 a 10 meses, segundo o Dr. Rafael Passetti, da Petz.

A cadela pode cruzar em todos os cios?

Embora biologicamente seja possível, isso não é recomendável porque, ainda que a fase anestro seja fundamental para a recuperação, não é suficiente para restabelecer completamente o bem-estar da mãe. 

Lembre-se de que, depois da gestação, outros eventos demandam bastante energia da cachorra, como a amamentação e os cuidados com os filhotes. Sendo assim, procure aguardar, pelo menos, um ano antes de permitir que a cadelinha cruze novamente.

Como dica final, tenha em mente que existem diversos pets abandonados e à procura de um lar. Antes de rejeitar a castração e estimular o cruzamento, pense bem nos seus objetivos. Lembre-se de que é responsabilidade sua encontrar um lar seguro para todos os filhotes, independentemente do tamanho da ninhada. 

casal de cachorros

Após entender quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, além de outros cuidados a tomar com a saúde e o bem-estar dos animais de estimação, continue acompanhando nosso blog. Além disso, conte com a Petz para encontrar tudo o que seu bichinho precisa, desde ração até brinquedos!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *