Cães

Descubra quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar

Publicado em 28 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Uma dúvida muito frequente entre tutores de cachorros é quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar. A resposta para essa pergunta é muito importante, tanto para os tutores que querem evitar uma gravidez indesejada quanto para aqueles que querem garantir que as amigas peludas tenham filhotes de forma segura.

dois cachorros peludos deitados na grama

A seguir, você confere a resposta para essa e outras perguntas relacionadas ao cruzamento de cachorro. Também te contamos como o anticoncepcional para cachorros funciona e quais são os motivos da castração ser um processo benéfico tanto para os tutores quanto para os cãezinhos. Continue lendo!

Entenda como o cio da cadela funciona

O cio nada mais é que o momento em que a cadela está apta para acasalar com um macho e ter filhotes. Muitas pessoas costumam comparar o cio canino ao ciclo menstrual das mulheres. A verdade é que ambos os processos têm semelhanças entre si.

Em geral, o período de cio da cadela dura de 15 a 20 dias. Ao contrário do que acontece com os humanos, os cachorros só entram no cio algumas vezes por ano. De forma geral, as cadelinhas costumam entrar no cio duas vezes em um ano, mas esse intervalo pode variar para cada animal.

Quando a cadela entra no cio?

Não existe uma data fixa para o primeiro cio das cadelas. De acordo com os especialistas, esse processo pode acontecer entre os 6 e os 12 meses de vida do animalzinho. “Existem variações nesse período que dependem principalmente do porte da cadela”, explica o Dr. Rafael Passetti Cerqueira, veterinário da Petz.

Isso porque as cadelinhas de pequeno porte costumam atingir a maturidade sexual antes das de grande porte. Além disso, cachorra no cio pela primeira vez apresenta sinais específicos, como inchaço e vermelhidão na vulva, mudanças de comportamento e apetite, presença de secreção, lambedura genital, entre outras.

Fases do cio

Para respondermos à pergunta “quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar”, é importante explicarmos quais são as fases do cio. Esse ciclo é composto por quatro etapas, que têm características e sintomas próprios.

A primeira fase, conhecida como proestro, funciona como a menstruação. É nesse período que as cadelinhas começam a sangrar, e a vulva fica inchada, além de produzir os hormônios essenciais para a gestação.

Na próxima fase, o estro, o animal já está pronto para acasalar. Nesse momento, as mudanças de comportamento são perceptíveis. É a etapa em que as cadelinhas ficam agitadas, carentes e carinhosas. 

Por fim, as duas últimas etapas, chamadas de diestro e anestro, duram cerca de 60 dias. Durante esses meses, o organismo canino produz altas doses de progesterona para seguir com a gestação. Por isso, se a cadela não estiver grávida, pode ser que ela sofra de gravidez psicológica. Sendo assim, é importante ficar atento!

cadela marrom deitada em uma cama acolchoada

Qual é o momento certo para a cadela cruzar?

Quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar? Essa é uma questão com a qual o tutor precisa se preocupar. Ao contrário do que muitos pensam, o período marcado por secreções sanguinolentas pela vulva, o proestro, não é o momento certo para acasalar. 

A fase do sangramento é aquela na qual diversos estímulos hormonais começam a preparar o organismo da pet para a fecundação. Porém, ela ainda não é permissiva ao macho nessa etapa. 

A fase na qual a cadelinha está apta para a cópula, permitindo a monta, é o estro. Então, se você quer saber quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, a resposta é: entre 5 a 15 dias após o proestro. 

Para identificar o momento correto, fique de olho nas mudanças em relação à etapa anterior. No estro, o edema vulvar se torna mais discreto, e a cachorra já não tem mais sangramentos. Sendo assim, o cruzamento pode ocorrer nessa fase, que pode durar de 3 a 15 dias. 

É recomendado cruzar a cadela logo no primeiro cio?

Embora ela já esteja apta a acasalar e procriar, em geral, não é recomendado permitir que a cachorra cruze no primeiro cio, uma vez que o organismo da mascote não está completamente forte e preparado para a gestação. Alguns especialistas recomendam aguardar até o terceiro cio para permitir o cruzamento. 

Além disso, não é recomendável que a cadela cruze em todos os cios. É importante lembrar que, após a gravidez, outros eventos demandam bastante energia da cachorra, como a amamentação e os cuidados com os filhotes. Por isso, aguarde pelo menos um ano antes de permitir que a cadelinha cruze novamente.

Castração

Longe de proporcionar benefícios apenas aos tutores (que não precisam se preocupar com sangramentos e agitação, além de outras mudanças físicas e comportamentais decorrentes das alterações hormonais), a castração é um procedimento muito benéfico para os cães. 

É comprovado pela ciência que a castração ajuda a prevenir doenças graves, como alguns tipos de câncer, gravidez psicológica e infecções. O procedimento também reduz as chances da cadelinha desenvolver doenças mamárias e reprodutivas.

A cachorra no cio pode tomar vacina anticoncepcional como método alternativo para prevenir uma gravidez. No entanto, esse mecanismo não é indicado pelos veterinários porque traz sequelas e efeitos colaterais muito fortes para as cadelinhas no futuro. 

Portanto, se você não tem a intenção de promover o cruzamento entre o seu pet e outro cão nem quer a casa cheia de filhotinhos, considere conversar com um médico-veterinário sobre a possibilidade da cirurgia.

dois cachorros brancos deitados na grama

Após entender quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, além de outros cuidados a tomar com a saúde e o bem-estar dos animais de estimação, continue acompanhando nosso blog. Também conte com a loja on-line da Petz para encontrar tudo o que seu bichinho precisa, desde ração até brinquedos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog