Comportamento

Rabo do gato: entenda mais sobre a “linguagem secreta” dos bichanos

Publicado em 30 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

De fato, o gato é um animalzinho um tanto quanto enigmático. Porém, se você se atentar para os sinais que o pet dá por gestos e posturas, fica muito mais fácil compreendê-lo. Sendo assim, estudar a “linguagem” do rabo do gato é muito importante.

gato deitado dormindo em sofá.

Afinal, identificar as emoções do animal de estimação é fundamental para a sua relação com o pet ser ainda melhor. Assim, é possível oferecer o suporte necessário sempre que o peludo precisar. A seguir, saiba mais sobre as diferentes sinalizações dadas pelo rabo do gato. 

Rabo de gato: uma parte muito importante do corpo do pet

Muita gente não sabe, mas o rabo do gato é parte da coluna vertebral do bichano.  A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que o rabo é constituído pelas chamadas vértebras caudais, muito importantes para o bichano. 

Um problema na cauda do gato pode gerar algumas complicações na saúde, como mau funcionamento intestinal e dificuldade de locomoção. Assim, é preciso tomar todos os cuidados possíveis para essa parte do corpo do felino não sofrer danos. 

Mantenha distância!

O rabo é uma parte sensível do corpo do gato. Por isso, especialistas recomendam nunca pegar o gato pela cauda, por mais que ela seja muito fofa. “Essa ação pode causar traumas, como luxações e fraturas”, explica a Dra. Cássia. 

Lembre-se que, nesse caso, é um trauma direto sobre parte da coluna vertebral, o que é muito doloroso para o pet. Além disso gerar complicações, a Dra. Cássia afirma que nenhum bichano gosta de ter sua cauda tocada. “É extremamente desconfortável para ele”, reforça. 

Conhecendo as emoções pelo rabo de gato

Como dissemos, o bichano se expressa bastante pela linguagem corporal. Nesse sentido, o rabo do gato ganha outro papel no dia a dia do peludo: indicar emoções. A seguir, confira algumas das posições mais comuns da cauda do pet e saiba o que elas podem significar.

Rabo ereto e pelos para baixo

Quando a cauda está para cima, mas os pelos das costas do bichano não estão eriçados, é sinal de que o pet está de bom humor — apesar de atento. É uma posição regular, principalmente quando o bichano observa o tutor chegar e vai comer ração.

Rabo ereto e pelos eriçados 

Agora, se você observar a cauda ereta e eriçada, há algo preocupando o pet. Geralmente, esse é um sinal de que seu amigo está assustado e pode tentar se defender de possíveis ameaças. Esse é um dos hábitos de gato mais comuns ao sentir perigo. 

Rabo relaxado

A despreocupação e o bom-humor do gato podem ser percebidos pelo rabo relaxado. No dia a dia, é muito comum observar a cauda do bichano nesta posição enquanto ele anda pela casa ou tira sonecas revigorantes. 

Rabo arqueado, em curva

Quando o rabo do bichano fica nesta posição, ele está apreensivo ou nervoso, portanto, o melhor a fazer é não incomodá-lo. É uma posição comum em momentos em que o pet se sente inseguro, por exemplo, como quando há muitas pessoas estranhas na casa.

gato olhando para cima com rabo arqueado.

Rabo relaxado, com movimentos longos

Em geral, é comum ver gato balançando a cauda enquanto ele está sentado, observando o ambiente ao redor. Esse comportamento indica que o bichano está relaxado, mas curioso e atento para qualquer movimento estranho. Em momentos como esse, fique à vontade para acariciar o bichinho!

Rabo relaxado, com movimentos curtos e rápidos

Este é um sinal de que o pet está ansioso e excitado. Normalmente, acontece quando alguém oferece um brinquedo ou começa um jogo com o bichano. Se o felino balançando o rabo rapidamente, você pode se aproximar. Contudo, prepare-se para levar alguns arranhões e mordidas, mesmo que de brincadeira.

Rabo para baixo 

Se a cauda estiver para baixo e inerte, é sinal de que há algo errado. A Dra. Cássia reforça que esta posição é incomum para os bichanos. Nesse caso, o indicado é procurar um veterinário. Só ele pode fazer uma análise completa para detectar a origem do problema, além de receitar um diagnóstico preciso.

Outras partes do corpo que indicam o humor do gato

Interpretar as emoções do seu bichano pela posição da cauda é uma boa estratégia. Porém, para “ler” seu pet com precisão, é indicado observar outros sinais. Especialistas indicam ficar de olho em três pontos-chave.

Orelhas

As orelhas também são parte importante da comunicação dos gatos. Por exemplo, se estiverem tortas, indicam curiosidade. Já relaxadas e para os lados significam felicidade.

Respiração

Este é um sinal importante para a comunicação do gato. O ronronar é um excelente indício de que seu amigo está feliz e confortável, ao contrário de uma respiração ofegante, que indica nervosismo e estresse.

Além das dicas acima, a Dra. Cássia lembra que cada tutor tem uma forma específica de se comunicar com o pet. Assim, para falar “gatês” fluentemente, o ideal é passar mais tempo na companhia do peludo!

traseiro de gato pulando sobre cerca.
Sabendo todos os sinais indicados pelo rabo do gato, será muito mais fácil lidar com seu bichano. Descubra muito mais sobre os felinos com outros conteúdos disponíveis no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog