Cães

Xixi no lugar certo: 7 erros que dificultam o aprendizado do pet

Publicado em 10 de dezembro de 2018

Tempo de leitura: 5min

Os primeiros dias de um cachorro na casa de seus novos tutores são sempre de muita alegria. Familiarizar-se com o jeitinho do pet, com a forma como ele explora a casa, demonstra seu carinho, tudo isso é uma delícia! Mas, como nem tudo são flores, a fase traz também seus desafios, como ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo.

Embora não seja nenhum bicho de sete cabeças, a tarefa exige tempo, dedicação e paciência. Isso porque, nesse momento, tomar atitudes impensadas pode não só dificultar o aprendizado, como também atrapalhar a relação do pet com a família. A seguir, descubra os principais erros cometidos pelos tutores na hora de ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo.

 

1. Não reservar tempo para educar o pet

Se tem dúvidas sobre como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo, a Dra. Sue Lindoso, médica-veterinária da Petz, explica que a melhor forma é por meio do reforço positivo. Isso significa que você deverá recompensá-lo imediatamente, sempre que ele fizer as necessidades no local estipulado. Mas, como fazer isso se você nunca estiver em casa?

Por isso, ao menos nos primeiros dias, reserve um tempo para acompanhar a rotina e os hábitos do pet. Assim, você poderá levá-lo ao local correto de fazer xixi sempre que perceber que ele está com vontade, e poderá recompensá-lo em seguida, acelerando o aprendizado.

 

2. Não restringir o espaço do cão quando ele fica sozinho

xixi no lugar certo cachorro

Não é porque o cão ainda não sabe perfeitamente onde deve fazer suas necessidades que você não poderá se ausentar em alguns momentos. Nessas horas, no entanto, é importante que o pet seja deixado em um espaço mais restrito, com acesso ao tapete higiênico, diminuindo as chances de ele fazer xixi em locais inadequados.

Isso é bom porque, além de preservar as suas coisas – como tapetes, carpetes, etc. – também acelera o aprendizado, já que, quanto mais ele errar, mais demorado será para o pet assimilar o que se espera dele.

 

3. Não criar uma rotina

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos tutores na hora de ensinar o pet a fazer xixi no lugar certo é saber quando ele está com vontade para aí levá-lo ao tapete higiênico e recompensá-lo. A boa notícia é que, com uma rotina, é possível ficar craque em prever esses momentos, já que os cães, assim como nós, também acabam criando o hábito de fazer suas necessidades sempre em determinados períodos ou depois de atividades específicas.

Por isso, alimente-o de forma regrada e procure levá-lo para fazer xixi ao acordar, após as refeições e depois de brincadeiras mais intensas.

 

4. Insistir no uso de jornais

Pode parecer frescura, mas a verdade é que tapetes higiênicos realmente ajudam a ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, à medida em que dão ao pet uma referência de onde fazer isso.

Hoje em dia, é possível contar também com produtos capazes de estimular o cachorro a urinar no local. Além, é claro, de tapetes serem muito mais confortáveis e higiênicos tanto para o cão quanto para o tutor, permanecendo fixos no chão e absorvendo a urina.

Quanto aos jornais, a Dra. Sue alerta que, além de aumentarem o risco de escorregões, eles também soltam tinta, o que pode resultar em alergias.

 

5. Colocar o tapete higiênico em local inadequado

xixi no lugar certo

Assim como nós, cães também não gostam de dormir ou de comer no mesmo local em que fazem suas necessidades. Por isso, nunca coloque o tapete higiênico próximo da cama do cachorro ou do comedouro e do bebedouro.

Em vez disso, procure um lugar tranquilo e de fácil acesso onde o cão se sentirá seguro.

 

6. Não eliminar odores

Sabe como, nos passeios, os cachorros sempre buscam o local onde outros cães fizeram xixi para ir ali fazer o mesmo? Pois bem! Cães têm o olfato muito desenvolvido e tendem a buscar sempre os mesmos locais em que há cheiro de xixi ou de cocô. Por isso mesmo, sempre que o cão fizer suas necessidades no lugar errado, lave bem o local a fim de remover qualquer odor. Paralelamente, você também pode apostar em educadores sanitários, produto para cachorro urinar no local certo.

 

7. Perder a paciência

É bastante óbvio, mas não custa nada reforçar: cachorros não entendem nossas palavras. Por isso, quando eles fazem algo errado, não adianta brigar, gritar, ameaçar, muito menos partir para atitudes agressivas, como bater ou esfregar o focinho do seu amigo no xixi.

Além de serem cruéis, táticas desse tipo não funcionam, pois o pet não associa o castigo ao que fez de errado, e pode, inclusive, desenvolver outros problemas, como a coprofagia.

Lembre-se que, se o cão não faz o que esperamos dele, é porque nós falhamos ao passar a mensagem, o que sempre deve ser feito por meio do reforço positivo e jamais com punições. Esperamos que, com essas dicas, tenha ficado mais fácil a missão de ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo. Se precisar de ajuda, na Petz você encontra tapetes higiênicos, educadores sanitários, atrativos e muito mais! Visite o site ou a unidade mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog