A conjuntivite canina é uma condição comum que pode causar muito incômodo aos animais de estimação. Apesar de não ser considerado um problema grave, é necessário ter atenção para evitar complicações que podem até levar à cegueira.
O primeiro passo para ajudar o pet é conhecer a doença, saber as características e entender quando buscar ajuda profissional. Para te ajudar, preparamos um guia com tudo sobre sintomas e tratamentos da conjuntivite canina.
Algumas doenças, mesmo que sejam muito conhecidas, ainda despertam dúvidas. É o caso da conjuntivite em cachorro. A Dra. Camila Garcia, médica-veterinária da Petz, explica que se trata de uma inflamação nos olhos, mais especificamente na membrana conjuntiva.
Esse tecido está localizado na parte interna da pálpebra, recobrindo a área branca dos olhos. O problema pode aparecer por diferentes causas. Assim, o olho inflamado pode ser um problema localizado ou um sintoma de outra doença.
A conjuntivite canina indica que os olhos do pet estão inflamados, mas há muitas causas para essa condição. A Dra. Camila relatou as origens mais comuns. Para a conjuntivite localizada, a especialista destaca os motivos, a seguir.
Já para os casos sistêmicos, a Dra. Camila cita algumas doenças mais comuns nos cães.
Apesar de serem as mais recorrentes, elas não são as únicas doenças que podem causar a inflamação. Por isso, sempre que notar o olho do cachorro vermelho, procure ajuda veterinária.
Os sintomas de conjuntivite em cachorro são bem evidentes. Porém, o tutor deve ficar atento, já que a condição também pode variar em intensidade. Por isso, repare nos sintomas citados, a seguir.
O primeiro passo para diagnosticar a causa da conjuntivite é o exame clínico. Nele, o veterinário analisa fatores como histórico do pet e sintomas apresentados, além de examinar o olho do cachorro.
Caso desconfie de uma causa mais grave, o especialista pode solicitar exames de sangue ou analisar a secreção do olho. Como a conjuntivite canina pode ser um sintoma de diversas doenças, o tratamento também pode variar.
Tudo depende da causa do problema.. Em alguns casos, o veterinário pode receitar a higienização do local com soro, gaze e remédios específicos, como antibióticos e colírios para conjuntivite canina.
Pode usar colírio na conjuntivite de cachorro? Ao pesquisar sobre a doença, muitas vezes há a recomendação de utilizar técnicas caseiras para aliviar o desconforto do cão. Entretanto, você não deve aplicar colírio humano no pet, nem qualquer outro produto sem a indicação do veterinário.
Além de usar um item que não é fabricado para pets, você estará mascarando os sintomas sem descobrir o que há de errado com a saúde do animal. Vale lembrar que a conjuntivite pode desencadear outros problemas mais graves no olho ou ser um problema secundário.
Por isso, consulte um profissional para saber como tratar conjuntivite em cachorro e nunca medique o seu cachorro sem orientação.
Como a doença pode ir muito além do olho inflamado do animal, usar um colírio qualquer pode não adiantar, além de postergar o tratamento correto e até piorar o quadro, colocando em risco a saúde geral do cachorro.
Já com o tratamento da conjuntivite canina correto, a condição não costuma ser um grande problema. Portanto, lembre-se de consultar um profissional sempre que perceber uma alteração no pet.
Dessa forma, você oferece um protocolo adequado para a conjuntivite canina, receitado por um médico-veterinário capacitado. Nas clínicas Seres, encontre uma equipe dedicada que ficará feliz em ajudar o pet.
A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…
Um cachorro com olho vermelho provoca muitas dúvidas. Vale ressaltar que o quadro é comum…
O tumor em cachorro é um tema delicado. Por ser um problema comum em praticamente…
Um cachorro com muita remela pode não indicar nenhum problema, sendo algo normal e cotidiano.…
Os responsáveis sempre ficam preocupados quando surge algo de diferente no corpo do animal de…
O avanço da medicina veterinária, aliada às mudanças nos cuidados, trouxeram um fato inédito no…