Animais invertebrados: saiba tudo sobre eles!

Postado por PETZ, em Atualizado em May 6, 2021

Curiosidades
Animais invertebrados: saiba tudo sobre eles!
Tempo de leitura: 4 minutos

A natureza está repleta de surpresas, mistérios e maravilhas! E parte desse encanto está nos animais invertebrados. Essa categoria possui inúmeras espécies interessantes e curiosas! Mas o que são os animais invertebrados? Quais suas características? 

aquário com peixes

Quer saber tudo sobre o assunto, como quais são os animais invertebrados e o que os diferencia dos vertebrados? Continue a leitura! A  seguir, te explicaremos tudo sobre esses seres incríveis e que causam tantas dúvidas! 

O que são animais invertebrados

A natureza é complexa e muito plural! E para ficar mais fácil de compreendê-la, dividimos os seres vivos em diversas categorias. Essa divisão auxilia a classificar as espécies, levando em consideração sua diversidade. 

Em primeiro lugar, os animais invertebrados fazem parte do Reino Animal, onde todos os seus integrantes possuem as seguintes categorias: 

  • São pluricelulares: seu corpo possui mais de uma célula; 
  • Células eucarióticas: suas células possuem membrana nuclear, também chamada de núcleo verdadeiro; 
  • São heterófilos: ou seja, precisam se alimentar de outros seres vivos. Diferentemente das plantas, os animais não conseguem produzir o próprio alimento. 

Lembrando que as informações acima dizem respeito a todos os integrantes do Reino Animal. Mas, o que é um animal invertebrado e o que faz ele ser tão diferente? O que difere os animais invertebrados dos vertebrados é uma característica muito marcante: a ausência de coluna vertebral e de crânio: 

  • Ausência de coluna e de crânio: esta é a característica marcante dos animais invertebrados. Diferentemente dos animais vertebrados, eles não possuem coluna ou crânio. 

Sendo assim, como é feita a movimentação dos animais invertebrados? Para que você entenda melhor, separamos uma listinha com alguns exemplos de invertebrados que você já conhece! 

Mas, antes, atenção! A divisão dos animais entre vertebrados e invertebrados é considerada artificial. Os animais invertebrados estão distribuídos em diversos grupos. Ou seja, encontramos espécies muito diferentes dentro dos animais invertebrados. Exemplos:

Filos dos invertebrados

Como vimos, os animais invertebrados fazem parte de diversos grupos diferentes. Dentro da biologia, o nome de animais invertebrados é Filo. Os animais invertebrados são divididos em oito filos diferentes, de acordo com suas características. São eles:

1.Poríferos

Exemplo: esponjas-do-mar

Como o nome indica, este filo é caracterizado pela presença de poros. Vivem no mar e se alimentam de pequenos organismos por meio da filtração da água. O principal exemplo é a esponja-do-mar. 

2. Cnidários

Exemplo: corais, anêmonas, água-vivas. 

aquário com vários seres vivos

Os cnidários também são aquáticos mas, aqui, encontramos algumas características diferentes. Podem ser divididos em dois grupos. Os pólipos são fixos, como corais e anêmonas. Já as medusas são animais de vida livre, como as águas-vivas. 

3. Platelmintos

Exemplo: tênia

Os platelmintos também são conhecidos como vermes achatados. Podem viver tanto na água quanto na terra, sendo que alguns são parasitas. Como exemplo, temos um verme muito conhecido dos humanos e dos pets: a tênia. 

4. Nematódeos ou nematelmintos

Exemplo: lombriga

Os nematódeos também são vermes, o que pode gerar certa confusão. Mas, diferente dos filos apresentados até agora, os nematódeos são animais complexos, e possuem sistema circulatório e digestório completo. Sua forma também é diferente, sendo conhecida como cilíndrica ou fusiforme. 

5. Moluscos

Exemplo: polvo, lula, ostras e caracóis. 

Os moluscos são o segundo maior grupo de animais e possuem uma grande variedade de espécies! Possuem corpo mole, sendo que alguns deles se protegem com uma concha, como os caracóis e as ostras. Já outros, como o polvo e a lula, não possuem concha. Também são animais complexos. 

6. Anelídeos

Exemplo: minhoca

Os anelídeos são conhecidos por uma característica marcante: a divisão do corpo em anéis! São animais complexos, com sistema circulatório, respiratório e digestório. Como exemplo clássico, temos a simpática minhoca. 

7. Equinodermos

Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar.

Os equinodermos são animais marinhos, que se destacam por possuir um endoesqueleto, ou um esqueleto interno. Também possuem certo grau de complexidade em seus sistemas. Os exemplos mais tradicionais são as estrelas-do-mar. 

8. Artrópode

Exemplo: insetos, aracnídeos, crustáceos. 

Este é o grupo com maior diversidade em todo o Reino Animal! Os artrópodes incluem animais muito comuns em nosso dia a dia, como formigas, abelhas, aranhas, moscas e camarões. São complexos, assim como alguns dos filos acima. Mas a característica mais marcante dos artrópodes é a presença de um exoesqueleto: um esqueleto externo que protege e oferece sustentação. 

inseto na flor

Esses são os animais invertebrados e suas principais características! O mundo animal não cansa de nos surpreender, não é mesmo? Para conferir mais conteúdos como este e se encantar ainda mais com o Reino Animal, não deixe de acompanhar as publicações do Blog Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *