Curiosidades

Veja quais são os animais sagrados do Egito

Publicado em 08 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você já conhece os animais sagrados do Egito? Os egípcios possuíam uma relação próxima e empática com os bichinhos. Porém, naquela época, as coisas não funcionavam como hoje em dia: eles estavam longe de serem considerados “pets”.

gato sentado com as costas retas.

Os animais sagrados estavam ligados aos deuses, e as pessoas acreditavam que eles possuíam habilidades especiais. Por isso, eram venerados nos templos. Os egípcios eram politeístas. Assim, acreditavam em mais de um deus, retratando os bichos como divindades por meio de hieróglifos.

Agora, o que você acha de conhecer alguns dos animais sagrados do Egito? Continue a leitura! A seguir, vamos apresentar algumas das raças mais veneradas pelos egípcios. Confira!

Curiosidades sobre os animais sagrados do Egito

Antigamente, muitas cidades egípcias eram representadas por um bicho específico. Porém, não eram todas assim, pois nem sempre os animais do Egito eram adorados. Alguns eram criados em fazendas para serem mortos, mumificados e vendidos para pessoas que faziam peregrinações até os templos.

Em contrapartida, outros eram mantidos em reinos e palácios, sem serem vendidos ou trocados. Além disso, só pessoas da alta corte podiam tê-los! Esses animais eram venerados e cuidados, mantendo a aprovação dos deuses.

Quais são esses animais?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os detalhes da vida dos animais sagrados do Egito, é hora de conhecê-los mais a fundo. Afinal, quais são esses bichos e por que eles eram tão importantes?

Gato

Talvez, o gato do Egito seja um dos exemplos mais conhecidos. Ele era muito adorado, presente em diversas pinturas, esculturas, artes e múmias. Nelas, é possível ver o animal na companhia dos egípcios.

Entre os deuses representados fisicamente pelo gato, havia Bastet. Provavelmente, ela era considerada a mais famosa deusa egípcia parecida com esse animal. Além dela, o pai, Amon-Ra, era descrito como um felino.

Inicialmente, Bastet era adorada como protetora e representada por uma cabeça de leoa. Com o passar dos anos, ela foi vista como deusa da fertilidade, e os egípcios começaram a retratá-la como um gato doméstico, do jeito que conhecemos hoje.

Gado

Entre os animais sagrados do Egito, existiam muitas deusas retratadas como vacas com chifres ou orelhas, como Hathor, Isis, Nut, Mehet-Weret e Bat. Você já ouviu falar delas?

A vaca também era um ícone solar. As histórias dizem que Nut carregava o sol pelas costas quando estava em formato de animal. Osíris era outro deus relacionado ao gado, representado por um touro.

mini porco sobre feno.

Porco

O porco era um animal sagrado para Set, deus do caos. Segundo a mitologia do Egito, ele assumiu a forma de um porco, cegou o deus Hórus e desapareceu. Após um tempo, Hórus obteve a visão de volta. Muitos dizem que os olhos dele representavam o sol e a lua, explicando os eclipses solares e lunares.

A deusa Nut era identificada como uma porca, retratada com as tetas do animal antes de amamentar os filhos. Além disso, o importante filósofo Plutarco disse que, uma vez por ano, essa espécie era sacrificada para a lua.

Chacal/Lobo

Anúbis era guardião dos mortos, além de um dos animais sagrados do Egito mais conhecidos. Hoje, cientistas acreditam que ele tinha a aparência de uma cabeça negra de lobo, simbolizando o solo fértil do Nilo. O deus ajudava na mumificação dos egípcios mortos e guiava as almas para o pós-morte.

Quando alguém morria, Anúbis pesava o coração da pessoa contra a Pena da Verdade: se ele valesse o mesmo que a pluma, a alma se movia em direção ao paraíso. Caso fosse mais pesado, a deusa monstro Ammut comia o órgão. Assim, a essência desaparecia para sempre.

Falcão

O deus Hórus, que perdeu e recuperou a visão por causa de Set, era representado por um falcão, considerado o criador da civilização e relacionado ao céu, à guerra e à caça, além de ser filho de Ísis e Osíris.

Foi a partir desse deus que surgiu a lenda do olho, símbolo popular ao redor do mundo. Ele tinha características mágicas, purificadoras e curativas. Tudo indica que, durante uma briga com o tio Set, responsável pela morte do próprio irmão, ele perdeu o segundo olho, que foi substituído por essa versão mágica.

Escaravelho

Para falar sobre o escaravelho, precisamos mencionar o deus Khepri. O nome está relacionado ao animal, e o culto dele está presente em textos gravados nas pirâmides antigas. Esse inseto bota os ovos em esterco e corpos de mortos da espécie.

Outro costume que interessou os egípcios foi o hábito de empurrar bolas de esterco pela terra. Isso fez o escaravelho ser ligado a Rá, que tinha uma prática parecida: rolar o sol pelo céu. Assim, o deus renovava a estrela todas as noites para apresentá-la ao mundo no dia seguinte.

O que você achou das curiosidades sobre os animais sagrados do Egito? Muito interessante, certo? Aproveite para conferir o blog da Petz, onde estão disponíveis outros conteúdos relacionados ao bem-estar animal, além de informações sobre diversas espécies.

tipo de escaravelho.
Se você quiser produtos para os seus companheiros do reino animal, temos um catálogo completo à sua espera no site da Petz. Acesse e adquira tudo o que seu amiguinho precisa.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog