Aquarismo

Animal que dorme com um olho aberto: saiba mais sobre essa característica

Publicado em 29 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Observar outra pessoa dormindo é uma atividade que pode ser muito divertida e curiosa. Mas acredite: observar outras espécies tirando uma soneca é ainda mais surpreendente! Você já viu um animal que dorme com um olho aberto, por exemplo? Ele existe!

tartaruga no mato

Assim, além das girafas e das zebras, que dormem em pé para facilitar a fuga, o animal que dorme com o olho aberto faz isso para estar atento às ameaças. A seguir, saiba mais sobre as espécies que apresentam essa particularidade.

Todos os animais dormem? Para que serve o sono?

Quem já teve que brigar com o sono para estudar ou fazer algum trabalho de última hora com certeza já se perguntou porque precisamos dormir. Mas por que isso acontece? Afinal, qual é a função do sono para seres humanos e outros animais? 

A expressão “sono reparador” faz jus a razão. Embora o assunto ainda esteja cercado de muitos mistérios, é sabido que, em seres humanos, o sono é muito importante para descansar o corpo, restaurar as energias e organizar as atividades dos neurônios, exercendo um papel fundamental no aprendizado e na memória. 

Além disso, uma boa noite de sono é muito importante para o equilíbrio do organismo, ajudando a manter os hormônios regulados e fortalecer o sistema imunológico. 

Em relação ao sono dos animais, os cientistas acreditam que todas as espécies possuem ciclos de descanso e vigília. No caso das aves e dos mamíferos, o período de repouso também é conhecido como sono e é essencial para o bem-estar desses bichinhos. 

Já no caso de répteis, anfíbios, peixes e invertebrados, os pesquisadores ainda não sabem se o período de descanso se caracteriza como sono, mas eles também passam por ciclos de repouso.

Jeitos de dormir: uma adaptação ao ambiente

O termo “vigília”, em oposição ao sono, é chave para entender o animal que dorme de olho aberto. Por isso, só quem consegue se garantir — como os leões — ou vive em um ambiente relativamente seguro pode se dar ao luxo de um sono tão longo e profundo quanto o nosso.

peixes nadando

Como já adiantamos lá em cima, alguns animais considerados presas na natureza, como as girafas e as zebras, têm o hábito de dormir em pé. Além disso, as famosas pescoçudas não são nada dorminhocas: em média, elas dormem cerca de duas horas por dia, em cochilos de mais ou menos 20 minutos. 

Dessa maneira, elas diminuem a chance de serem pegas em repouso e, em caso de ameaças, podem literalmente dar no pé. Para conseguir o feito, esses animais possuem ligamentos especiais nas articulações, que permitem fixar as pernas durante o sono.

Já os coalas, que conseguem se equilibrar nos galhos dos eucaliptos, dormem bem relaxados e por até 22 horas por dia. Afinal, não há muitos predadores que conseguem alcançá-los naquela altura. Assim, cada animal cria um hábito durante o sono.

Por que alguns animais dormem com um olho aberto?

Você sabe por que alguns animais precisam dormir de olho aberto (nesse caso, os dois olhos)? A resposta é fácil: uma vez que não possuem pálpebras, eles não têm como fechar os olhos, ainda que passem por períodos de descanso. 

A característica já foi observada por cientistas em aves, golfinhos e, mais recentemente, crocodilos. Como dá a entender, a adaptação permite que esses bichos consigam ficar atentos às ameaças mesmo quando estão dormindo, assim como o animal que dorme com um olho aberto. 

De acordo com os estudiosos, aqueles que têm costume de dormir com um olho aberto e outro fechado só conseguem fazer isso devido ao chamado sono uni-hemisférico, no qual apenas um dos hemisférios do cérebro se mantém ativo. 

Assim, eles conseguem administrar o sono e a vigília de maneira simultânea, além de ajudar na proteção, já que o animal que dorme com um olho aberto consegue observar as ameaças do ambiente. 

A capacidade de manter um dos lados do cérebro em funcionamento também tem outras funções. Por exemplo, acredita-se que ela seja a responsável por permitir aos pássaros se equilibrar nos galhos mesmo quando estão dormindo.

pássaros dormindo

Gostou do conteúdo sobre animal que dorme com um olho aberto? Continue acompanhando o blog da Petz para mais informações curiosas sobre animais de todas as espécies!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog