Curiosidades

Descubra como funciona a audição de gatos

Publicado em 01 de julho de 2020

Tempo de leitura: 5min

Bichanos possuem sentidos de verdadeiros super-heróis. A audição de gatos é tão potente que os peludos ouvem sons que você nem imagina. Esse poder especial é fundamental para os felinos interpretarem o mundo. Se você adora curiosidades do mundo pet, continue lendo. Vamos tirar todas as dúvidas sobre a audição dos gatos. 

gato cinza atento

As orelhas: uma concha acústica perfeita

As orelhas felinas não só são muito fofas como são também uma obra-prima de engenharia. Isso porque elas possuem um desenho perfeito para a entrada de som. Seu formato triangular, em conjunto com todas aquelas dobrinhas, faz da orelha do gato uma concha acústica perfeita.

Assim, não é de se estranhar que a audição de gatos seja tão boa, não é mesmo? Além disso, os bigodudos possuem 32 músculos em sua orelha, o que lhes fornece muita mobilidade. Dessa forma, quando necessitam buscar a origem de um ruído, elas podem se mover de forma independente. 

Essa capacidade é especial, já que os peludinhos são, na verdade, perigosos predadores, pois a audição de gatos é a melhor forma de encontrar sua presa, mesmo que a vítima seja apenas um pote de ração! 

Frequência auditiva

Não é só a orelha que faz com que a audição de gatos seja tão boa. Os felinos também possuem frequência auditiva surpreendente. Esse aspecto diz respeito ao tipo de som: grave ou agudo. Para se ter uma ideia, a audição humana vai até 20.000Hz. Os bichanos, por outro lado, chegam a incríveis 65.000Hz! 

Isso significa que eles têm a habilidade de ouvir os chamados ultra sons. Esses ruídos são tão agudos que nosso ouvido nem percebe sua existência. E não é só dos humanos que os gatos ganham quando o assunto é audição. Estudos mostram que os felinos captam mais sons que a maioria dos mamíferos, inclusive os cachorros. 

Ouvindo de longe

Outro ponto impressionante sobre a audição felina é sua capacidade de ouvir ruídos muito distantes. De acordo com estudos, os bichanos podem ouvir sons a uma distância cinco vezes maior que a humana. Tal elemento independe da frequência sonora, ou seja, funciona tanto para sons graves como agudos. 

Assim, não adianta cochichar na hora de falar mal do seu bichano: ele ainda vai conseguir te ouvir. A distância, aliada à capacidade de descobrir a origem dos ruídos dá aos bichanos uma grande vantagem em caçadas. Por isso que, muitas vezes, os peludos nos pegam de surpresa com um ataque, mesmo que de brincadeira. 

Senso de equilíbrio

Por fim, vamos conversar sobre um outro famoso super-poder dos nossos amigos felinos. Você provavelmente sabe que os bichanos sempre caem em pé, correto? Pois saiba que as orelhas também têm seu papel nessa capacidade, já que dentro delas há um órgão chamado vestibular, repleto de líquido e cristais sensíveis. 

Quando o bichano se move, os pelos do vestibular detectam a mudança nos líquidos, mandando sinais para o cérebro. Assim, o corpo do bichano consegue consertar a sua posição corporal, se ajeitando ainda no ar. Por isso que os bigodudos sempre encontram uma forma de cair de pé.

gato dormindo com a orelha atenta

Causas para problemas de audição

Apesar da audição de gatos ser excelente, isso não significa que eles estão imunes aos problemas de saúde. Felinos também podem sofrer de doenças que comprometam sua capacidade de ouvir e precisamos estar atento a esses sinais. Para isso, listamos os principais problemas de audição em gatos. Fique atento! 

Otites 

As inflamações de ouvido são problemas comuns em pets. Caracterizam-se por uma inflamação no ouvido, que pode ocorrer por diferentes motivos. Bactérias e fungos são causas comuns, e é necessário estar atento para não comprometer a audição do gato

Seus sinais incluem coceira, chacoalhar a cabeça, cerúmen em excesso e apatia. O tratamento pode incluir diferentes medicamentos, e sempre deve ter acompanhamento veterinário.

Sarna de ouvido 

Um dos problemas mais comuns relacionados à audição de gatos, a sarna otodécica ou sarna de ouvido ocorre pela presença de ácaros. Seus sintomas incluem coceira, incômodo, perda de pelos e principalmente cerúmen escurecido e grosso, como uma areia. Por sorte, é facilmente solucionada com higiene e medicamentos, mas o veterinário deve ser sempre consultado. 

Surdez congênita 

Este é um fato pouco conhecido sobre a audição de gatos. Por questões genéticas, alguns gatos com olhos de duas cores são surdos. A condição, conhecida como heterocromia, geralmente afeta gatos brancos.

De acordo com pesquisas, esse é um fato mais comum em gatos brancos porque um dos genes que determina a cor também influencia gato surdo. Entretanto, com carinho e atenção, o bichano vive perfeitamente bem, mesmo sem audição. 

Conhecendo a audição dos gatos ficamos ainda mais apaixonados pelos bigodudos. Afinal, além de fofos e cheios de personalidade, nossos amigos possuem sentidos de super-heróis!

gato laranja com orelha atenta

Agora que você sabe como funciona a audição de gatos, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre curiosidades e bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog