Curiosidades

Saiba como tratar bicho-de-pé em cachorro

O bicho-de-pé em cachorro é uma infecção bem comum entre os bichinhos. Isso porque eles adoram explorar o mundo e andar por lugares novos, onde estão expostos às larvas que causam essa doença. Elas têm um tamanho bem reduzido, por isso, só notamos que algo não está certo quando os sintomas aparecem.

Mas como tirar bicho-de-pé em cachorro? Qual é o tratamento correto? Quais são os sintomas que aparecem nos bichinhos? É isso que vamos te contar neste conteúdo. Com este guia, você saberá como agir de maneira rápida e efetiva. Confira!

O que causa o bicho-de-pé em cachorro?

Se quer entender como tratar bicho-de-pé em cachorro, é preciso saber quem causa os sintomas no animal. A doença é consequência da presença de pequenas larvas fêmeas de coloração marrom. Elas se alimentam do sangue do bichinho e se reproduzem de maneira rápida, conseguindo expelir aproximadamente 150 ovos em sete dias.

O parasita tem seu habitat mais comum em áreas arenosas, quentes e secas. Por isso, é normal que os cachorros sejam infectados em zonas rurais e praias, mas isso não significa que outros lugares não possam ter larvas e acabar adoecendo o animal.

A larva vive pouco tempo no corpo do bicho, mas, como a sua reprodução é bem acelerada, a infecção não será controlada sem o tratamento correto. Essa doença é um caminho para que outras possam entrar no corpo, já que cria feridas nas patas do cachorro.

Quais são os sintomas do bicho-de-pé em cachorro?

Antes de entender como tirar bicho-de-pé em cachorro, também é preciso conhecer os principais sinais que o animalzinho demonstra depois de infectado. Se notar qualquer um desses sintomas, leve o bichinho ao veterinário imediatamente para iniciar o tratamento o quanto antes. São eles:

  • coceira nas patas;
  • lesões nas patas;
  • dificuldade para andar;
  • reclamações ao ser pego no colo.

Em alguns casos, é possível notar um comportamento de prostração por parte do bichinho, além de perda de peso. Por isso, é importante fazer o diagnóstico o mais rápido possível para evitar que a infecção evolua ou que outras doenças cheguem ao cachorro.

Como prevenir o bicho-de-pé em cachorro?

Um método infalível de prevenção ao bicho-de-pé em cachorro é checar constantemente as patas dele. Isso porque essa parte do seu corpo está sempre em contato com o chão. Crie uma rotina de verificá-las depois de todos os passeios ou, pelo menos, uma vez ao dia.

Outra dica importante para prevenir essa infecção é evitar locais que possam conter essa larva, como áreas de construção, por exemplo. Sem o contato com esses lugares desconhecidos, é possível tentar evitar que a larva entre em contato com a pata dos animais.

Como tratar o bicho-de-pé em cachorro?

Se quer aprender como tirar bicho-de-pé em cachorro filhote ou adulto, saiba que a melhor maneira de fazer isso é levá-lo ao veterinário. Isso porque é preciso extrair as larvas de dentro das patas do animal e, se o procedimento for feito sem ajuda profissional, pode acabar machucando o bichinho.

Esse profissional irá entender se é preciso fazer o procedimento com o animal acordado ou se será necessária uma sedação leve. Além disso, poderá garantir que nenhuma larva permaneça no corpo do bichinho, algo que nós não conseguimos enxergar.

Depois de retirar as larvas, o veterinário irá limpar o local da ferida usando um antisséptico, e esse tratamento deverá ser mantido pelo tempo determinado por ele. É comum que os cachorros precisem tomar antibióticos após a remoção para evitar que outras infecções se espalhem pelo corpo.

É indicado que após a ida ao veterinário, o cantinho do cachorro seja higienizado também. Como as larvas são bem pequenas (com apenas 1mm), é importante limpar sua caminha, casinha, cobertas, recipientes de água e comida, entre outros. Assim, a possibilidade de uma reinfecção diminui significativamente.

Existem remédios caseiros para bicho-de-pé em cachorro?

Está se perguntando se existe remédio caseiro para bicho-de-pé em cachorro? A resposta é sim. Algumas soluções podem ser encontradas, caso pesquise, mas é importante que saiba que o melhor tratamento é levar o animal ao veterinário, já que esse profissional saberá proceder tanto na extração quanto na escolha do tratamento ideal.

Muitas vezes, os remédios caseiros podem surtir algum efeito momentâneo, e parece que a infecção está curada. Porém, depois de um tempo, os sintomas podem reaparecer, principalmente se o tratamento não envolver a retirada das larvas de dentro das patas.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o bicho-de-pé em cachorro e entende o que precisa fazer caso o pet apresente os sintomas. Aproveite que está por aqui e conheça o pet-shop online da Petz. Temos caminhas, rações, remédios e outros itens para tornar a rotina do bichinho muito mais confortável e feliz. Se quiser, visite uma das nossas unidades físicas.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Doença do gato nos olhos: desmistificando a toxoplasmose ocular

A doença de gato nos olhos é o nome popular para a toxoplasmose ocular, uma…

3 horas ago

Cachorro com ânsia de vômito, mas não vomita: o que pode estar acontecendo?

Assim como nós, os cães também estão sujeitos a ficar enjoados. Esse quadro é caracterizado…

1 dia ago

Doenças de pele em gato: sintomas e cuidados essenciais

As doenças de pele em gato merecem atenção especial por parte dos tutores. Esse é…

1 dia ago

Aprenda como fazer muda de bromélia

As plantas podem fazer parte da decoração da casa e dar um novo ar ao…

2 dias ago

Calopsita espirrando: o que pode ser?

A calopsita espirrando merece uma atenção especial. Quando se trata da saúde de um animal…

2 dias ago

Ferrugem em plantas: como tratar corretamente!

Ferrugem em plantas: como tratar da forma correta e eficiente? Essa é uma preocupação tanto…

3 dias ago