Cachorros

Cachorro assiste TV? Veja algumas curiosidades sobre o assunto

Publicado em 16 de maio de 2020

Tempo de leitura: 4min

É sempre curioso quando um cachorro se senta ao lado do tutor e fica olhando para a TV. Alguns pets chegam inclusive a reagir com latidos quando veem um cachorro ou outro animal na programação. 

cachorro olhando atentamente para a câmera

Trata-se de uma cena tão comum e que se repete tantas vezes que muitos tutores se perguntam se cachorro assiste TV. Se realmente assistem, como enxergam as imagens, no que estão “pensando” e quais são os benefícios da televisão para eles? A seguir, tentamos responder algumas dessas perguntas a respeito da TV para cachorro. 

Afinal de contas, cachorro assiste TV?

Entendendo assistir como reconhecer as imagens mostradas na telinha, a resposta é sim, o cachorro assiste TV. A impressão que os tutores tem de que o pet sabe exatamente quando outro cão entra em cena, por exemplo, já foi comprovada pela ciência.

Um estudo de 2013, publicado no jornal Animal Cognition, mostrou que os cachorros são capazes de identificar outros cachorros inclusive em fotografias. Isso mostra que cães também conseguem fazer certos reconhecimentos usando apenas a visão, não somente a partir da sua combinação com o olfato, como foi preconizado durante muito tempo. 

Como curiosidade, algumas hipóteses sugerem que a raça do pet influencia no interesse pela TV. Cães que utilizam muito o olfato, como os farejadores, teriam menos interesse na programação.

O que o cachorro enxerga quando está assistindo?

Está claro para a ciência que o cachorro assiste TV e reconhece as formas representadas nela. Daí alguns pets latem quando veem outros cachorros e outros animais. Já em relação a como exatamente eles enxergam essas imagens, estudos sugerem que os cães registram as imagens mais rapidamente que seres humanos. Isso significa que eles são capazes de ver transições imperceptíveis para nós.

Outra diferença grande entre o que nós enxergamos e o que os cachorros enxergam são as cores. Acredita-se que, diferenteente da gente, os cães enxergam apenas duas cores: amarelo e azul (isso mesmo, as cores da Petz!). Já pensou como deve ser?

cachorro deitado

O que passa na cabeça do cachorro quando ele assiste televisão?

Não dá para saber exatamente o que leva um cachorro a latir quando vê determinadas cenas ou personagens na TV. Para a ciência, a televisão seria um tipo de estímulo que combina elementos sonoros e visuais e que, como outros estímulos, pode causar certas reações no cachorro.

Se o seu amigo late para outros animais ou para barulhos altos, por exemplo, é provável que ele vá latir também quando esses estímulos passam na TV. Isso é evidente. 

De maneira mais inovadora, alguns estudos mostram que imagens tranquilas e principalmente músicas relaxantes podem reduzir a ansiedade nos cães. Logo, se você estiver assistindo a um concerto de música clássica, pode ser que seu amigo até durma ao assisti-lo com você, sendo um bom canal para cachorro.

Assistir televisão é benéfico para o cachorro?

Estudos a respeito dos benefícios da programação televisiva canina ainda são muito incipientes, mas existem pesquisas robustas a respeito do impacto de certas músicas na redução da ansiedade, considerando a presença delas como opções boas de canal para cachorro assistir e, principalmente, ouvir.

Considerando que em geral os cachorros mais escutam do que passam o tempo todo olhando para a telinha, um canal de TV para cachorro pode ser útil nesse sentido. Mas lembre-se de que esse pode ser apenas um recurso complementar. 

Por quanto tempo o cachorro pode assistir TV?

A luminosidade excessiva da TV pode ser incômoda para a vista do cachorro, mas a verdade é que dificilmente um pet passará muito tempo olhando diretamente para ela. Pode até ser que ele permaneça no ambiente, mas sempre dando uma cochilada, pegando algum brinquedo ou se distraindo com outra coisa de vez em quando.

cachorro sentado em sofá

O mais importante em relação à TV é que ela não atende às principais necessidades caninas. Um programa de TV para cachorro, mesmo que bem feito, nunca poderá substituir atividades com eficácia comprovada no bem-estar canino, como passeios, brincadeiras, companhia, etc.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog