Cães

Cachorro com olho azul é sinal de cegueira? Entenda aqui!

Publicado em 16 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Ao menos no Brasil, os olhos castanhos são vistos mais frequentemente do que os azuis. Partindo para a espécie canina, encontrar um cachorro com olho azul é ainda mais incomum: apenas algumas raças são famosas por possuírem olhos na coloração. 

cachorro de terno com olho azul

Nas demais, o surgimento de manchas azuladas no olho do cachorro costuma ser motivo de preocupação, uma vez que pode estar associado a problemas oculares, incluindo a cegueira. 

A seguir, descubra quais são as raças de cachorro de olho azul, por que isso acontece e o que pode ser quando o olho do cachorro se torna azulado. 

Você sabe por que algumas raças têm olhos azuis?

Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre o assunto, mas caminhando por aí é fácil observar que a maior parte dos cães tem olhos escuros. De fato, o castanho-escuro pode ser considerado cor padrão para os olhos caninos. 

Contudo, algumas alterações e características genéticas podem dar uma coloração azul à estrutura. É o caso do gene conhecido como “merle”. Comum em raças como Pastor australiano e Border Collie, o gene merle é o que resulta naquela pelagem cheia de manchinhas.

O que acontece é que quando esse gene está presente, ele acaba “diluindo” a pigmentação de maneira irregular pelo corpo do cachorro. Por isso mesmo, além de cachorro com olho azul e manchinhas na pelagem, o gene também pode provocar regiões despigmentadas no focinho de aparência rosada.

Apesar de causar um efeito muito bonito no visual geral do cachorro, o alelo merle também está associado a problemas de saúde, em especial cegueira e surdez. Sendo assim, em geral, não é recomendado fazer o cruzamento de dois cães com as características.

Confira abaixo uma lista com as raças nas quais o gene merle circula e pode se manifestar:

  • Pastor australiano;
  • Cão Leopardo de Catahoula;
  • Sabujo norueguês;
  • Border Collie;
  • Mudi (raça húngara);
  • Cardigan Welsh Corgi;
  • Collie;
  • Pastor de Shetland;
  • Dachshund;
  • Pastor de Beauce;
  • Pastor-bergamasco;
  • Pastor dos Pirineus,
  • Dogue alemão.

Curiosidade: nem sempre olho azul em cachorro é doença. Uma vez que distribui de maneira aleatória células pigmentadas e despigmentadas, o gene merle também pode resultar no fenômeno conhecido como heterocromia, isto é, quando o pet apresenta um olho de cada cor. 

Fique sabendo, porém, que existem outras causas para a heterocromia. Esta pode ocorrer em outras espécies, como gatos, cavalos e até seres humanos. Os olhos azuis em cachorro também podem estar relacionados a um gene recessivo, ao albinismo e outras alterações genéticas com impacto na pigmentação. 

husky com heterocromia

Husky siberiano: um caso especial

Ainda que cães merle estejam se tornando perigosamente populares — lembre-se que o gene pode trazer problemas de saúde —, apenas uma minoria dos Corgis, Border Collies e Dachshunds tem olhos azuis. 

Se tem uma raça em que a característica aparece muito é o Husky siberiano. Para se ter uma ideia, estima-se que 40% deles sejam cachorro com olho azul. Como é possível notar pela pelagem, no caso dos Huskies, a alteração não tem a ver com o gene merle.

De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Embark Veterinary Inc. e divulgado na revista PLOS Genetics, os olhos azuis na raça estão relacionados a uma alteração nas proximidades do gene ALX4 do cromossomo 18. 

Essa mutação resulta em um decréscimo na pigmentação dos olhos. Ou seja, não é que eles tenham pigmentos na cor azul, na verdade, a maneira como a luz é refletida pelos olhos é que nos dá a impressão de que sejam dessa cor.

O que pode ser quando o olho do cachorro fica azul?

Até o momento falamos sobre situações em que, por causa da genética, algumas raças já nascem com os olhos azuis. Mas e quando o olho do cachorro está ficando azul, sendo que antes não era dessa cor? 

No caso de cachorro com olho azulado e remelando, preste atenção. É sinal de que seu melhor amigo pode estar com algum problema ocular. Frequentemente confundida com a catarata, que provoca uma mancha mais esbranquiçada, a principal condição ocular caracterizada pelo aspecto azulado dos olhos é a chamada esclerose do cristalino. 

Muito comum em cães mais velhos, ela ocorre devido ao espessamento e enrijecimento naturais do cristalino. Isso, por sua vez, faz com que os olhos percam um pouco de sua capacidade de ajustar o foco. Então, cachorro com olho azul é cego?

Depende. No caso dos cães, não é algo tão grave, uma vez que eles já não têm uma visão tão precisa quanto a nossa, mas têm outros sentidos aguçados, como o olfato. Seja como for, em caso de manchas azuis nos olhos do cachorro, não deixe de levá-lo ao veterinário. 

Lembre-se de que, quando identificadas logo no início, algumas doenças oculares podem ser facilmente reversíveis. Do contrário, podem progredir para condições mais graves, levando até mesmo à perda de visão canina. Por isso, sempre fique atento se observar um cachorro ficando com olho azul!

filhote com olho azul
Após saber mais sobre o motivo pelo qual existe cachorro com olho azul, é possível entender que nossos amigos precisam de todo cuidado possível. Para isso, você pode contar com a Petz e os serviços que oferecemos! Venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog