Cães

Cachorro gosta de música? Entenda a relação dos peludos com as melodias!

Publicado em 17 de julho de 2021

Tempo de leitura: 5min

A importância da música para nós, seres humanos, é inegável. Por meio dela, contamos histórias que atravessam gerações, dançamos na companhia de outras pessoas, ninamos os recém-nascidos e por aí vai. Mas e quanto aos filhos de quatro patas, será que cachorro gosta de música?

cachorro preto em fundo branco

 

Diversos estudos apontam os benefícios da música para a redução da dor e da ansiedade. Além, é claro, de ser muito mais prazeroso fazer certas atividades com trilha sonora, como a faxina ou o deslocamento para o trabalho. A seguir, veja se cachorro gosta de música e como isso funciona para pets.

Audição: um importante sentido canino

Muitas vezes, quando o pet começa a latir, o tutor leva um tempo para entender o que está acontecendo. Eis que finalmente escuta o som de uma sirene na vizinhança em volume bem baixinho, quase imperceptível. 

Tutores que moram em prédio também se surpreendem ao perceber que o cão é capaz de escutar o barulho do elevador de qualquer lugar da casa.

“Os cães são capazes de detectar sons tão baixos quanto a frequência de 16 a 20 Hz (em comparação a 20 a 70 Hz para humanos) e tão altos quanto 70.000 a 100.000 Hz”, explica a Dra. Luciana Martins Neves, médica-veterinária especialista em cardiologia e homeopatia. 

Para isso, eles contam com um alto grau de mobilidade auditiva, que também influencia na identificação rápida da localização de um som. “18 ou mais músculos podem inclinar, girar, levantar ou abaixar a orelha do cachorro. Com isso, ele pode identificar um som muito mais rápido do que um ser humano, bem como ouvir sons a distâncias muito maiores”, completa.

Estímulos auditivos e o comportamento

Com uma audição tão aguçada, é de se esperar que os cães sejam responsivos aos estímulos sonoros. Para comprovar a tese, muitos percebem que no dia a dia os cães respondem de maneira diversa aos diferentes tipos de estímulo. 

Por exemplo, é comum que os pets se alegrem com o barulho da coleira, que indica um possível passeio. Por outro lado, cães que não foram devidamente sociabilizados tendem a latir para alguns barulhos, como o do aspirador.

Para entender melhor como os diferentes estímulos influenciam o comportamento dos cachorros, pesquisadores foram a um abrigo de resgate, onde tentaram analisar a resposta dos cachorros a quatro tipos de estímulo: conversação humana, música clássica, heavy metal e música pop. 

“A música clássica resultou em cães ficando significativamente mais tempo quietos ou dormindo. Já a exposição ao heavy metal encorajou os cães a gastarem mais tempo latindo do que os outros tipos de estímulo auditivo”, diz Luciana. 

Assim como outros estudos, a pesquisa aponta para a possibilidade de que o bem-estar canino pode ser melhorado por meio da exposição a formas apropriadas de estímulo auditivo.

cachorro pequeno em fundo desfocado

Afinal, cachorro gosta de música? Qual tipo de música?

Uma vez que os cães não são capazes de nos dizer se gostam ou não de música para animais, a única maneira de saber se eles apreciam determinado estímulo é observar cuidadosamente o comportamento deles e os efeitos da música em seu organismo. 

“De acordo com estudos, a exposição de pacientes caninos em ambiente hospitalar veterinário à musicoterapia com harpa por 60 minutos demonstrou diminuição da inquietação, da ansiedade e da frequência respiratória em relação ao grupo de controle, que não recebeu a terapia”, exemplifica a veterinária.

Isso mostra que a música para cachorro pode ser benéfica para seu bem-estar. Mas você já se perguntou qual é o gênero musical favorito dos cachorros? Em 2017, cientistas escoceses da Universidade de Glasgow tentaram responder a essa pergunta. 

Para isso, o professor Neil Evans e sua equipe expuseram os animais de um canil na cidade de Dumbarton a canções de diferentes gêneros musicais. Assim, seria possível descobrir se cachorro gosta de música e mais: se ele tem algum tipo favorito.

Após uma análise cuidadosa do comportamento deles durante cada estímulo, os pesquisadores concluíram que as mudanças mais positivas foram observadas nas canções de reggae e de rock leve. Diante dos resultados, diversos canis escoceses passaram a contar com sistemas de som. 

Ainda que o reggae tenha se mostrado benéfico para a maior parte dos cães, outra hipótese bastante curiosa levantada pelo estudo é que, assim como a gente, os pets também têm suas preferências musicais. Estas podem estar ligadas às experiências prévias do cachorro.

Por exemplo, para um cão que cresceu ouvindo seu tutor estudar piano, se acostumou com o som e, portanto, trata-se de uma música que o cachorro gosta. Talvez por isso os cães do abrigo tenham apreciado o reggae e o rap. Como esses gêneros são muito ouvidos na Escócia, eles já estavam habituados a eles!

Como colocar música para cachorro?

Assim como outros tipos de terapia, a musicoterapia também deve ser recomendada e colocada em prática por um profissional capacitado. No entanto, você também pode testar os efeitos da música para acalmar cães ou para fazê-los brincar mais em casa. 

Para isso, procure colocar diferentes tipos de música de cachorro num volume bem baixinho. Em seguida, observe qual é a reação do cãozinho a cada uma delas. Algumas melodias são recomendadas até como música para cachorro dormir, de tanto que podem influenciar o pet.

“Se a música for relaxante para o cão, imediatamente ela vai ter influência nos estados de alerta e repouso, que são controlados pelo sistema nervoso autônomo e neuroendócrino, atuantes para a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial”, diz a Dra. Luciana. 

cachorro uivando

Viu só como cachorro gosta de música? Conte para nós qual é a música favorita do seu amigo aqui nos comentários. E se você se interessa por assuntos relacionados aos cuidados com os pets, continue acompanhando o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog