Alimentação

Cachorro pode comer chuchu?

Publicado em 17 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 5min

Há quem diga que ele não tem gosto de nada. Mas quem aprecia o chuchu sabe que esse vegetal pode ser muito saboroso. Além disso, alguns pets gostam de comer o legume. Mas será que cachorro pode comer chuchu

cachorro dálmata com a língua de fora

A nutrição dos peludos é delicada e precisamos ser cuidadosos ao escolher seus alimentos. Se você quer dar um agrado ao amigo e está se perguntando se pode dar chuchu para cachorro, continue lendo. Elaboramos um guia com resposta para essa e outras perguntas. 

A alimentação ideal para os cães

Todo tutor busca o melhor para o filho de quatro patas. E uma boa nutrição é um passo fundamental para o bem-estar pet. Devemos lembrar também que os cães precisam de nutrientes específicos, em uma proporção delicadamente calculada. 

As rações são produzidas por especialistas e possuem todo o necessário para deixar os peludos saudáveis e contentes. Assim, escolha sempre uma boa ração, de preferência do tipo premium. Caso o pet tenha problemas nutricionais, busque o auxílio de um veterinário. 

Cachorro pode comer chuchu?

Amado por uns, odiado por outros, o chuchu é um alimento polêmico. No entanto, não podemos negar que esse legume é um clássico nas mesas brasileiras. Mas será que chuchu faz mal para cachorro

Se o cão gosta de um petisco diferente, saiba que cachorro pode comer chuchu sem grandes complicações. Apesar de não ser o alimento ideal para os cães, o legume não causa malefícios nem complicações à sua saúde. 

Especialistas reforçam apenas que deve ser oferecido em pouca quantidade, apenas como um petisco. A quantidade pode variar de acordo com o peso e tamanho do pet, mas o chuchu nunca pode substituir uma refeição.  

Aprenda a preparar chuchu para cachorro

Quem ama chuchu sabe que esse alimento é muito versátil. Vai bem em preparações quentes, frias e até mesmo em saladas! Assim, se você está se perguntando se cachorro pode comer chuchu cru ou cozido, saiba que os dois estão liberados para os peludos. 

cachorro comendo petisco

Como preparar chuchu cru

Então, para garantir que o alimento não prejudique a saúde do cãozinho, quando preparar o legume cru, atente-se a cumprir todas essas recomendações. Assim,  o cachorro pode comer chuchu sem problemas.

  • Descasque o chuchu: antes de oferecer o legume para o amigo, uma boa ideia é tirar a casca. O exterior do chuchu é áspero e, em alguns casos, pode até conter pequenos espinhos. Além disso, a casca solta uma substância leitosa e grudenta nada agradável para os peludos;
  • Corte em cubos: uma porção menor ajuda o amigo a comer sem grandes dificuldades. Sugerimos cortar em cubos de aproximadamente 3 centímetros. Se você observar a dentição canina, vai perceber que eles não possuem dentes grandes para amassar o alimento. Por isso, o ideal é oferecer porções menores,
  • Sirva uma quantidade pequena: a quantidade deve ser pequena, mesmo para pets grandes. Na dúvida, sirva, no máximo, meio chuchu por pet. 

Como preparar chuchu cozinho

Já no caso do chuchu cozido, siga as regrinhas a seguir. Desse modo, com certeza o pet vai aproveitar bastante o alimento.

  • Descasque o chuchu: descascar também é indicado para quem prefere cozinhar o legume. O ideal é fazer isso antes de levar ao fogo; 
  • Corte em cubos: a mesma regra vale para chuchu cozidos. Corte em pedaços de, aproximadamente, 3 cm; 
  • Não utilize tempero: apesar do chuchu estar liberado para cachorro, ele não pode estar temperado. Mesmo o sal deve ser evitado para evitar complicações, 
  • Espere esfriar: lembre-se que, diferente de nós, os cachorros não estão acostumados com alimentos quentes. Para evitar queimaduras, espere o chuchu esfriar antes de oferecê-lo a seu amigo. 

Benefícios do chuchu

Agora que já sabemos que cachorro pode comer chuchu, é hora de conhecer seus benefícios. Assim como outros legumes, o chuchu possui vitaminas que podem ajudar nosso organismo. Mas será que ele também é benéfico para os peludos? Conheça abaixo os benefícios do chuchu para cachorro

  • Vitaminas do complexo B: o chuchu possui vitaminas B, que são antioxidantes e atuam no sistema nervoso; 
  • Vitamina A: essa vitamina está relacionada à visão dos peludos, além de auxiliar na síntese dos hormônios;
  • Fósforo, cálcio e ferro: o chuchu é rico em nutrientes essenciais para o organismo dos cachorros, 
  • Fibras: a grande contribuição do chuchu para a dieta dos pets é sua alta quantidade de fibras. Esse nutriente é importante para manter o bom funcionamento do sistema digestivo. Além disso, a fibra dá a sensação de saciedade e, por isso, o chuchu pode ser utilizado para pets com sobrepeso. 

Os benefícios acima estão presentes do chuchu, junto a outras propriedades que não afetam os cães. Entretanto, lembre-se que os pets precisam de uma dieta cuidadosa e equilibrada. Assim, apesar de ser verdade que cachorro pode comer chuchu cozido e cru, essa não deve ser a base de sua alimentação.

cachorro com cara de fome

Agora que sabe se cachorro pode comer chuchu, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre alimentação e bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog