Cães

Cachorros asiáticos: conheça as 7 raças mais populares

Publicado em 16 de junho de 2020

Tempo de leitura: 4min

Cães seguem o homem há muito tempo e muitos deles até migraram juntos aos humanos para diversos países ao redor do mundo. Por isso, apesar de a maioria das pessoas não saberem, alguns dos cachorros asiáticos são super populares no Brasil. 

cachorro asiático pug

E para mostrar como esses pets fazem parte do nosso dia a dia, selecionamos uma lista com 7 cães da Ásia que são facilmente encontrados por aqui, para você se apaixonar ainda mais pelo continente e pelos pets.  

Chow-Chow

Muito conhecido no Brasil, o Chow-Chow está entre os cães mais queridinhos dos brasileiros. Mas o que poucos sabem é que esse pet é originário da Mongólia, e que, depois de um certo período, foi levado para a China.

Além disso, é uma das raças de cachorros asiáticos mais antigas do mundo e uma das primeiras a serem domesticadas. Aliás, uma representação semelhante ao Chow-Chow aparece em cerâmicas e pinturas da dinastia Han.

Pug

Pug é uma raça de cachorro chinês datada na dinastia Han (206 a.C. a 200 d.C.). Pets dessa raça eram apreciados pelos imperadores da China e viviam em acomodações luxuosas, às vezes, até guardadas por soldados.

Eles tinham preferência por cães pequenos de rosto chato, como Pequinês, Lhasa Apso, Shih-Tzu e Pug. Assim, todos esses cachorros asiáticos menores foram desenvolvidos como animais de estimação refinados da corte imperial.

Shih-Tzu

Apesar da origem do Shih-Tzu ser desconhecida, é outro animal muito antigo. Muitos historiadores acreditam que a raça tenha sido desenvolvida por monges tibetanos que ofereceram os cachorros asiáticos como presentes aos imperadores da China.

Em chinês, o nome Shih-Tzu quer dizer, literalmente, “cão-leão”, devido à pelugem e aos traços semelhantes. Traços estes que faziam as cortes chinesas reverenciarem o pet. Assim, como o Lhasa Apso, o Pug e o Pequinês, esse cãozinho era considerado propriedade exclusiva da corte real. 

Aliás, a exclusividade desses pets pequenos na China era tão grande que o cãozinho raramente era visto do lado de fora dos palácios e qualquer pessoa que fosse pega possuindo um poderia ser condenada à morte. 

husky siberiano deitado

Akita Inu

Originário do norte do Japão, por volta do século 15, o cachorro japonês Akita pode não ser muito famoso no Brasil, mas é um cão cheio de história e, inclusive, é a raça do cachorro do filme Sempre ao seu lado

Existe também uma estátua do animal próximo a uma estação de trem: uma homenagem ao cão Hachi, inspirado nos fatos que levaram a fazer o filme. O pet é um ótimo cão de guarda e geralmente é treinado para o trabalho policial. 

Shar-Pei

Entre as raças de cães asiáticos, o Shar-Pei foi desenvolvido nas províncias da dinastia Han na China, mas diferente dos pets citados acima, ele era criado por camponeses e agricultores. Inclusive, o pet era empregado para ser caçador, pastor e guardião de gado contra predadores e ladrões.

Spitz Japonês

O cão mais recente da lista, o Spitz Japonês, estreou em uma exposição de pets em Tóquio, no Japão, em 1921. É um cachorro descendente de vários cães Spitz Alemães brancos, que foram levados da China para o Japão. Ele ficou conhecido como uma raça diferente à do alemão, depois da Segunda Guerra Mundial.

Husky Siberiano

Adorado no Brasil, acredita-se que o Husky Siberiano tenha se originado em uma tribo de nômades siberianos. Aliás, o pet era usado como transporte nos tempos antigos e é uma raça de cachorro japonês que existe há bastante tempo. 

A partir de 1900, tais cachorros asiáticos passaram a ser exportados e usados também como cães de trenó. Hoje, é possível encontrá-los em praticamente todos os países do mundo, devido às imigrações. 

chow chow no parque

Agora que você conhece algumas das raças de cachorros asiáticos mais queridas, confira o blog da Petz e tenha conteúdos sobre curiosidade e saúde pet. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog