Cachorros

Saiba como o treinamento dos cães farejadores funciona

Publicado em 29 de março de 2022

Tempo de leitura: 4min

Você já deve ter visto o trabalho dos cães farejadores, nem que seja em filmes, novelas e séries. Eles auxiliam em resgates de vítimas e apreensão de drogas. Isso porque são capazes de desenvolver habilidades do olfato aguçado, sendo que até existe um treinamento para isso.

pastor alemão deitado na grama.

No artigo de hoje, você saberá quais são as melhores raças de cães farejadores e como ocorre o treinamento deles para desenvolverem esse papel tão importante, capaz até de salvar vidas.

Como o treinamento de um cão farejador funciona

Quando vemos aqueles cachorros trabalhando em grandes operações policiais, é comum que fiquemos curiosos. Por isso, vamos te contar como o treino de cães deve ser feito. O primeiro ponto que merece a sua atenção é o fato de que esse treinamento começa quando o cãozinho é apenas um filhote.

Alguns especialistas costumam utilizar várias técnicas para estimular o olfato do cãozinho. Geralmente, uma das primeiras medidas é a de esconder pequenas porções de comida canina em diferentes locais. Assim, o bichinho procura o alimento e treina o olfato.

Em outra técnica, o treinador apresenta vários brinquedos com odores específicos para o cão, como, por exemplo, substâncias ilícitas. Desse modo, o bichinho se acostuma com o cheiro e, mais tarde, pode identificá-lo em situações fora do treinamento.

Além das atividades de estimulação do olfato, o treinamento para cães farejadores conta com atividades físicas frequentes para manter o bom condicionamento físico dos animais. Também é preciso manter uma alimentação balanceada e regrada. Viu só como esses cãezinhos são especiais e bem treinados?

Confira quais são as melhores raças de cães farejadores

Para ser um cão farejador, os pets precisam ter outras qualidades além do olfato apurado, como coragem, lealdade e obediência aos instrutores. Juntas, essas habilidades auxiliam no desempenho e na execução das tarefas básicas do treinamento. Confira alguns exemplos de raça de cão farejador

Pastor Alemão

No filme hollywoodiano K9 – Um Policial Bom Pra Cachorro, a grande estrela é um cachorro da raça Pastor Alemão. Na vida real, essa raça possui as características comportamentais que aparecem no filme, como a lealdade e a resignação. Ela também é a mais recrutada para a função.

Além disso, essa raça não costuma se intimidar facilmente com a presença de pessoas, estando sempre muito atenta aos barulhos estranhos para defender e proteger os tutores de qualquer perigo. O Pastor Alemão também possui grande resistência física e pode realizar exercícios físicos intensos.

golden bege deitado na terra.

Labrador Retriever 

O Labrador Retriever é um excelente farejador, possuindo ótimo condicionamento físico. Isso permite que ele seja bom nadador, muito útil em situações de afogamento. Essa raça também possui um nariz muito bem desenvolvido, por isso, esses cães farejadores possuem olfato poderoso.

Outro fato curioso é a velocidade que o Labrador Retriever é capaz de percorrer: 20 km/h em uma corrida, o que é de grande ajuda em uma perseguição policial. A estrutura corporal também é bastante forte, com ombros largos e dentes resistentes, perfeito para ser um cão farejador.

Golden Retriever

O Golden Retriever possui um instinto trabalhador, o que possibilita aprender diversas atividades que estimulam o físico e a mente. Ele também adora água e é um excelente nadador. A pelagem possui uma subcamada impermeável ao líquido, o que o deixa mais confortável para nadar.

Outra habilidade que o destaca perante os outros cães farejadores é a inteligência. Após completar o treinamento com um adestrador de cães, ele estará altamente capacitado para executar atividades rotineiras dessa profissão. 

Bloodhound

O Bloodhound é um dos cães mais conhecidos para a caça. Ele é muito utilizado para farejar pessoas desaparecidas e animais feridos. Uma curiosidade incrível sobre essa raça é a capacidade de rastrear um cheiro deixado há até 300 horas, tempo que corresponde a 12 dias.

O Bloodhound ainda é um cachorro farejador bastante obstinado e não desiste facilmente dos objetivos. Sendo assim, ele costuma ser até um pouco teimoso, principalmente quando se trata de um cheiro que ele achou interessante.

Como você viu, não existe uma única raça capaz de executar esta função, mas algumas que possuem melhor porte físico e aptidão para desempenhar o papel de cão farejador. 

labrador de pelagem clara deitado na grama.

Você gostou de saber mais sobre a vida e o treinamento dos cães farejadores? Depois desse conteúdo incrível, confira o site da Petz para encontrar tudo para o seu bichinho de estimação!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog